Das 51.930 doses das vacinas contra a Covid-19 recebidas na quarta-feira (4), 40.214 serão distribuídas entre os 102 municípios alagoanos, as outras 11.716 ficarão armazenadas para serem utilizadas como segunda dose. Das vacinas distribuídas, 30.684 são da Pfizer e 9.530 da CoronaVac, e, com isso, a vacinação avança para 29 anos de idade ou mais. Os dados do Panorama de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com a equipe técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as doses foram divididas de forma igualitária para os 102 municípios alagoanos. Para isso, foram utilizados, como base, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Maceió – Conforme o Panorama de Distribuição da Sesau, elaborado pelos técnicos do PNI em Alagoas, o maior quantitativo de vacinas foi destinado para Maceió. A capital alagoana recebeu 11.640 doses do imunizante Pfizer na manhã desta quinta-feira (5).
Em seguida, Arapiraca aparece na segunda colocação com 2.814 doses da Pfizer, e Rio Largo, com 924 da Pfizer. Na quarta posição, o município de Palmeira dos Índios é contemplado com 810 doses da Pfizer e, União dos Palmares, surge em quinto lugar, com 780 doses da Pfizer.
Retirada das Vacinas – A exemplo do que ocorre desde 19 de janeiro deste ano, quando a primeira remessa foi distribuída aos 102 municípios alagoanos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retiram as doses depois que realizam a solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é necessário agendar previamente nas Centrais de Distribuição, conforme protocolo do PNI/AL, já comunicado aos 102 municípios alagoanos.
Para os 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde e retiram as doses na Central de Distribuição de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para os 56 municípios que compõem a I Macrorregião de Saúde e retiram os imunobiológicos na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.
Avanço da vacinação – O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que com o avanço das vacinações, o estado está atingindo números cada vez menores de ocupações de leitos exclusivos para Covid-19. Atualmente a ocupação é de apenas 15%, ou seja, dos quase 1.488 leitos, 216 estão ocupados.
“Para que a gente possa acelerar na luta contra a Covid-19, além das vacinas, precisamos continuar usando máscara. O que nós queremos é acelerar a vacinação em todo o Estado, para que os alagoanos voltem à normalidade”, ressaltou Alexandre Ayres.
Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 2.582.620 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.248.485 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 1.910.986 doses. Deste total, 1.357.516 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 553.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).
Por Agência Alagoas