Conecte-se Conosco

Alagoas

SETORES ECONÔMICOS DE ALAGOAS CRESCERAM 24% EM JULHO

Publicado

em

A economia avança em Alagoas. Atacado, varejo e indústria tiveram crescimento nominal, em conjunto, de 24%, no mês de julho em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação consta no novo boletim da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgado nesta quarta-feira (11).

O aumento ocorreu de forma balanceada entre as três atividades econômicas. A seguir, confira os principais números do informe, a avaliação da Sefaz sobre os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas no período e como a economia de Alagoas vem se comportando diante deste cenário. 

Atacado

O setor atacadista teve aumento de 19% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos representativos de atacadistas de combustíveis (32%), atacadista de bebidas (30%), mercadorias em geral (20%) e atacadista de alimentos (16%), que representaram 78% dos valores totais emitidos. Neste segmento, apenas duas atividades apresentaram variações negativas no período, alcançando menos de 1% do total de emissões do período.

Varejo

O varejo apresentou crescimento de 27% no total, destacando os valores mais significativos de emissões: comércio varejista de veículos (41%), combustíveis (36%), hipermercados e supermercados (24%), medicamentos (21%) e alimentos em geral (21%), que representam 66% do total de emissões do período.

Alguns setores em especial obtiveram crescimento percentual expressivo, como o varejista de bebidas (107%), vestuário (100%), frigoríficos e peixarias (81%), calçados (78%), dentre outros, porém, as atividades somadas representam apenas 5% do total de emissões do período. O aumento significativo em termos percentuais ocorreu devido à demanda reprimida na economia, em meio à volta gradativa das atividades, a partir dos decretos estaduais que objetivaram o controle da pandemia de Covid-19 em Alagoas.

Industrial

O segmento industrial teve crescimento de 24% no total, tendo se destacado positivamente entre os valores mais significativos a fabricação de cloro e álcalis (420%), fabricação de açúcar (69%), fabricação de produtos químicos (31%) e a fabricação de bebidas (64%), representando 50% dos valores de emissões no período. As atividades que tiveram resultados negativos foram fabricação de álcool (-62%), resinas (-44%), fumo (-4%) e moagem de alimentos (-3%), representando 14% em relação ao total de emissões no período.

Bares e restaurantes

Além disso, também foram analisadas as atividades de bares e restaurantes que estão enquadradas em prestação de serviços. Como foram diretamente afetadas pelos decretos estaduais que restringiram as atividades econômicas, faz-se necessária uma análise desta atividade de forma específica. Deste modo, foi verificado crescimento médio nominal de 97%, em relação ao período de janeiro a julho de 2021 com o mesmo do ano anterior.

Por Ascom Sefaz

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque