Conecte-se Conosco

Alagoas

Estado realiza primeiro transplante de fígado em um hospital da rede pública

Publicado

em

Vendedor de frutas passou por procedimento no Hospital do Coração Alagoano, unidade referência em transplantes no estado


Por agencia Alagoas

A saúde pública de Alagoas realizou o primeiro transplante de fígado, inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. A cirurgia é um feito histórico para o Governo do Estado. 

O paciente Ricardo Cavalcante Ferreira, de 49 anos, natural da capital alagoana, recebeu nesta sexta-feira (10) um novo fígado em uma cirurgia que durou cerca de cinco horas. Pai de seis filhos, ele enfrentava problemas de saúde há anos, com diagnóstico de cirrose hepática, mas sempre manteve a confiança na vida e no tratamento.

Ricardo trabalha como vendedor de frutas no Centro de Maceió e disse que parou de beber há seis anos, como também abandonou o cigarro há um ano e oito meses. Ele descreveu o transplante como uma segunda chance de viver. 

“Eu estou muito agradecido, isto sim! Este hospital me acolheu e cada um aqui já faz parte da minha história. Passei por algumas unidades de saúde antes do diagnóstico e chego ao transplante confiante no sucesso, primeiramente por Deus e, depois, pela equipe que sempre me incentivou à cura”, afirmou o paciente, emocionado.

A filha caçula, Lígia Erilane de Oliveira, 24, empresária, que o acompanhou no hospital, destacou a força e a resiliência do pai. “Meu pai é um guerreiro. Ele sustentou a todos nós, mesmo diante das dificuldades e problemas de saúde, e nunca se abateu. Estou muito feliz, mas também ansiosa pela complexidade da cirurgia”, contou.

Uma equipe de excelência

A cirurgia foi realizada por uma equipe altamente especializada e coordenada pelo cirurgião Filipe Porto de Oliveira, que destacou o sucesso do procedimento e a relevância desse marco para o hospital. O médico também ressaltou a importância do serviço para os pacientes portadores de doenças hepáticas. 

“Estamos aqui com toda a equipe para realizar o procedimento, equipe cirúrgica, anestesista, toda a enfermagem e demais colaboradores. O Hospital do Coração é uma unidade hospitalar excelente, com toda estrutura montada pelo Governo do Estado de forma pensada para procedimentos de alta complexidade. Um avanço importante e que vai beneficiar muito os pacientes portadores de doenças hepáticas que precisam deste tratamento como uma maneira de ficarem curados”, disse o especialista.

O diretor do hospital, Otoni Veríssimo, celebrou o feito histórico e enfatizou a importância do SUS no acesso a tratamentos de alta complexidade. “Começamos 2025 com esta excelente notícia. Foi realizado o primeiro transplante de fígado em um hospital público em Alagoas, o nosso Hospital do Coração, um hospital 100% SUS, da rede estadual de saúde e, sim, esta foi uma grande conquista para os alagoanos”, comemorou o gestor.

Segundo ele, este primeiro transplante de fígado marca o início de um novo momento para o Hospital do Coração. “E é claro que eu parabenizo o nosso governador Paulo Dantas e o nosso secretário de Saúde, Gustavo Pontes, que se empenharam diretamente e de forma visionária implementaram o novo serviço no hospital. Também parabenizo toda equipe médica, cirúrgica, clínica e multiprofissional do hospital, que fizeram este brilhante trabalho e a todos que fazem a secretaria da Saúde, pelo suporte e apoio. Deixo um abraço especial aos familiares do doador, que mesmo em um momento de dor, tiveram um ato de generosidade extrema e amor ao próximo permitindo a doação dos órgãos”, incluiu, agradecendo.

A coordenadora da Central de Transplantes, Daniela Ramos, também destacou a conquista. “Esse transplante representa esperança para muitos pacientes que aguardam na fila. Ver histórias como a de Ricardo se transformarem é o que nos motiva a continuar aprimorando o programa de transplantes no estado”, pontuou.

O secretário de estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou que o primeiro transplante hepático em hospital público demonstra mais um avanço da Saúde em Alagoas. “A Saúde de Alagoas, mais uma vez, entrou para a história! Esse é um grande avanço para o nosso estado. A realização de um transplante hepático pelo SUS em um hospital de excelência como o Hospital do Coração nos enche de orgulho e esperança. E esse grande avanço para Alagoas foi graças às determinações do nosso governador Paulo Dantas, que não mediu esforços para garantir a habilitação do hospital junto ao Ministério da Saúde. E é dessa forma que seguiremos avançando! Com trabalho e coração para cuidar dos alagoanos que mais precisam”, disse.

Outros transplantes

No mesmo dia também foram realizados dois transplantes de rins na unidade hospitalar, órgãos vindo do mesmo doador, um homem de 34 anos, que faleceu devido a um traumatismo craniano. A atitude dos seus familiares beneficiou a vida de cinco pessoas com doações de fígado, rins e córneas.

Antonio Ferreira da Silva (65), de Porto Real do Colégio, e Caubi Ferreira Santos Junior (40), de Maceió, são os mais novos transplantados de rins e se recuperam bem.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Biblioteca Pública Estadual realiza o 1º Concurso de Contadores de Histórias de Alagoas

Publicado

em

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), realizou nesta sexta-feira (29) o 1º Concurso de Contadores de Histórias de Alagoas. O evento reuniu 12 narradores e destacou os melhores contadores de histórias: Anne Cerqueira (3º lugar), Márcia de Assis (2º lugar) e Mônica Meireles, vencedora da competição.

Emocionada, Mônica Meireles compartilhou sua alegria pela conquista. “Participei de seis Encontros de Contadores de Histórias, e cada experiência é única e envolvente. As palestras são enriquecedoras e inspiradoras. É com grande felicidade que compartilho a notícia de que meu trabalho foi reconhecido no 1º concurso e que conquistei o 1° lugar”, afirmou.

O evento foi um verdadeiro sucesso, repleto de momentos emocionantes e risos que contagiaram todos os presentes. Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a iniciativa simboliza a força do trabalho coletivo e a relevância de projetos que aproximam a população da arte e da literatura. “O Encontro é mais do que um evento, é a demonstração do poder transformador da leitura e da capacidade que ela tem de conectar pessoas. Nosso objetivo é garantir que a cultura seja sempre valorizada e que momentos como esse mostrem que estamos no caminho certo”, destacou.

A supervisora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Esse concurso é um marco para a biblioteca, pois incentiva a valorização da leitura e a preservação das histórias que nos conectam enquanto sociedade. Foi emocionante ver o talento e a paixão dos participantes. Certamente, estamos plantando sementes que irão florescer em mais iniciativas como esta”, afirmou.

Entre os participantes, destacaram-se os seguintes contadores de histórias: Anne Cerqueira, com “Doja, a fada Romani”; Rachel Cristina Mortari, com “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti; Meire Deise, com “O Capitão e a Sereia”, de André Neves; Maria Geisa de Andrade, com “A História do Sapo e do Coelho”; José Ubirajara Gomes da Silva Junior, com “A Estranha Visita”, de Gracia Iglesias; Mônica Bernardo de Meireles, com “Gaitinha Tocou, Bicharada Dançou!”; Maria Isabel Fernandes Calheiros, com “A Margarida Friorenta”, de Terezinha Casasanta; Erisdelma Barros Dantas Miranda, com “Uma Noite Assustadora”; Cristina Maria Nolasco Cerqueira, com “A Borboleta Adormecida”; Marcia de Assis, com “Nossa Família”; Mariana Correia Montenegro, com “Vovó Mirtes”; e Gleiciane Santos Sales, com “O Grande Encontro”.

Por Assessoria

Continue lendo

Alagoas

PM-AL promove solenidade de Continência de Ouro e outorga de medalhas

Publicado

em

Na próxima quinta-feira (05), a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizará a solenidade de Continência de Ouro e de Outorga de Medalhas. O ato prestará homenagem aos veteranos da corporação e concederá medalhas institucionais a militares da ativa.

A chamada Continência de Ouro é uma forma de honrar publicamente aqueles que concluíram sua carreira, mas que, mesmo na reserva remunerada ou reforma, merecem reconhecimento por tudo o que contribuíram ao longo de suas trajetórias. Já as medalhas serão entregues a oficiais e praças do serviço ativo, que se destacaram pelos méritos administrativo, disciplinar, operacional e por tempo de serviço.

O evento está marcado para as 9h no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió.

Serviço:

Solenidade de Continência de Ouro e Outorga de Medalhas

Data: Quinta-feira, 05 de dezembro, às 9h

Local: auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), Trapiche da Barra, Maceió.

Por Agencia Alagoas

Continue lendo

Alagoas

Tragédia na Serra da Barriga: conheça as vítimas do acidente

Publicado

em

A Prefeitura de União dos Palmares começou a divulgar, de forma ainda não oficial, as identidades das vítimas do grave acidente com um ônibus escolar ocorrido na tarde deste domingo, 24, na Serra da Barriga. O acidente resultou em 18 mortes, muitas delas de crianças, causando comoção no município e repercussão em todo o país.

As vítimas participavam de um projeto municipal que promovia atividades culturais na Serra da Barriga. A tragédia é ainda mais dolorosa devido ao número de famílias envolvidas.

A Polícia Civil de Alagoas já instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente, e o Instituto de Criminalística realizou perícia no local. Até o momento, não há previsão para a retirada do ônibus.

Entre os nomes divulgados, estão:
• Helloise Ferreira
• Aline
• Thamires Caroline
• Josefa Marcelino
• Ivone Clemente
• Saulo
• Tielly Paulino
• Dona Lora
• Maitê Francine
• Maria Gabriela da Silva
• Andriely Rafaele
• Pedro Filho

A tragédia deixou o município em luto e destaca a necessidade de investigação rigorosa para esclarecer o que aconteceu e evitar novos acidentes.

Continue lendo

Destaque