Apesar de ser o terceiro menor Estado do Brasil em área total, Alagoas se destaca em vários esportes individuais e coletivos. Um deles é o poker, modalidade que saiu do anonimato no início do século para se tornar uma das mais emergentes do país.
Parte da boa reputação que o poker alagoano conquistou no cenário nacional se deve a Alen Fillipi. Atual campeão do Nordeste Poker Series (NPS), o maior circuito da região, o alagoano está na melhor fase da carreira e conseguindo se destacar pelo Brasil afora como um competidor de muito potencial.
Vencer o NPS catapultou a reputação de Alen para um novo patamar. “É uma sensação bem diferente. Estou bem feliz! Era o meu objetivo e ele foi alcançado. A partir de agora, ficamos mais tranquilo para jogar os eventos e divertir com a galera”, disse o alagoano sobre a conquista do circuito em 2018.
Alen foi campeão do ranking geral no Texas Hold’em, a modalidade mais conhecida do poker e aquela em que o competidor tem duas maneiras diferentes de finalizar uma rodada. Para ficar com o título, ele precisou superar Guilherme Chenaud na reta final, competidor que também é uma das referências no Brasil.
“Na hora vem aquele choque, todo mundo mandando mensagem, aquela alegria toda. Depois, fui voltando ao normal e a felicidade era tremenda. A sensação é muito boa, marquei meu nome na história do circuito, agora é deixar o pessoal correr atrás”, completou Alen em entrevista para o jornalista Alan Ferreira.
Em termos de relevância no poker nacional, o NPS está atrás somente do Kings Series of Poker (KSOP) e do Brazilian Series of Poker (BSOP). Aproveitando o embalo da excelente temporada, Alen está brilhando no KSOP deste ano.
Assim como o NPS, o KSOP é disputado em etapas. No ano passado, por exemplo, seis foram realizadas e a expectativa é que o mesmo número seja mantido para a atual temporada.
Três etapas já foram concluídas e Alen conseguiu se destacar em todas elas. Na primeira, disputada entre os dias 13 a 20 de fevereiro em Balneário Camboriú (Santa Catarina), o alagoano ficou em quinto no evento principal e em sétimo em uma etapa paralela.
Já na segunda, disputada em Natal entre os dias 11 a 16 de abril, Alen conseguiu dois títulos de eventos paralelos à etapa principal e alavancou seus pontos no ranking da temporada. “É sensacional (a etapa em Natal). Não só para mim, mas para todo poker do Nordeste. É também um ponto de entrada para jogadores que estão iniciando e precisam ou querem ter a experiência de jogar um evento de grande porte”, afirmou o jogador profissional.
Na terceira e última etapa concluída, o KSOP foi realizado em São Paulo (15 a 21 de maio) e mais uma vez o alagoano saiu com um título.
Com as conquistas, Alen já soma três títulos na temporada do KSOP e soma o total de 2.855 pontos. Esse desempenho só o coloca atrás de Celso Luís, que atualmente é o grande líder do ranking do circuito.
No entanto, apesar de estar em segundo, Alen está bem próximo de conseguir a liderança, visto que está somente 81 pontos atrás do líder. A próxima etapa será realizada em Balneário Camboriú, no Infinity Blue Resort & Spa, entre os dias 31 de julho a 7 de agosto e provavelmente o alagoano disputará o evento.
Além do KSOP, o alagoano tem outro compromisso já marcado para o segundo semestre. Entre os dias 17 a 18 de julho, mais uma ele representará Alagoas no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). No ano passado, Alen foi um dos protagonizadas do time alagoano que ficou com a quinta colocação e neste ano as esperanças estão altas.
Experiência em outros circuitos
Além do sucesso em circuitos como KSOP e NPS, Alen carrega na bagagem muita experiência em outros eventos relevantes no poker nacional. Desde 2017, por exemplo, ele é regular em competições do BSOP.
Amplamente reconhecido como o maior circuito de poker da América Latina, o BSOP é o campeonato brasileiro da modalidade e geralmente distribui os maiores prêmios do Brasil.
Apesar de nunca ter conquistado um título do BSOP, Alen já conseguiu lucrar em pelo menos 10 torneios diferentes de etapas do circuito. Muito presente em eventos realizados em São Paulo, sua melhor colocação foi um nono lugar obtido em uma etapa paralela à principal em julho do ano passado.
Alen também já participou do partypoker Latin American Poker Championship, um dos maiores eventos de poker do continente. Na etapa que o alagoano se destacou, o torneio foi realizado em Punta del Este, no Uruguai, no que se concretizou como uma das melhores experiências internacionais do jogador.
Com possibilidade de ser o campeão do KSOP e com um título do ranking geral do NPS no currículo, o último passo para Alen no poker nacional é terminar entre os primeiros do BSOP. Qualidade o alagoano já mostrou que tem de sobra e não será nenhuma surpresa se ele começar a se destacar constantemente nesse circuito.