Conecte-se Conosco

Piaçabuçu

Piaçabuçu, Igreja Nova e Penedo, entre outros municípios da região, registram redução populacional

Publicado

em

Em Alagoas, 70 cidades registraram redução populacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o censo demográfico parcial, procedimento de aquisição, registro e cálculo sistemático de informações sobre os membros de uma determinada população.

De acordo com IBGE, entre as cidades onde houveram uma maior redução populacional estão Atalaia e Palmeira dos Índios. Em 2010, a população de Atalaia era de 44.379 habitantes; a prévia do Censo 2022 traz uma população de 37.356 pessoas no município. Já Palmeira tinha uma população de 70.434 habitantes e caiu para 68.534.

A prévia do censo de 2022, mostrou também que Penedo tinha em 2010, 60.389 habitantes e agora conta com 58.654, 1735 pessoas a menos.

As cidades que também registraram redução populacional são Água Branca, Anadia, Batalha, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coruripe, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia.

Seguem ainda na lista até o momento Major Isidoro, Maravilha, Mar Vermelho, Mata Grande, Matriz do Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Quebrangulo, Roteiro, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Neste último levantamento, Maceió ainda não tinha atingido o número de 1 milhão de habitantes, com 960.667 pessoas recenseadas. Já a cidade de Marechal Deodoro, no Litoral Sul do estado, teve um crescimento populacional de mais de 15 mil pessoas. Há 12 anos, a população local era de 45.994 habitantes; atualmente, a prévia do levantamento contabiliza 61.177 habitantes.

Pindoba, na Região Norte de Alagoas, continua sendo o município com o menor número de habitantes, com uma prévia de 2.734 pessoas.

Por Aqui Acontece

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Piaçabuçu

Festa das mães em Piaçabuçu será comemorado com sorteio de uma Moto 0Km e vários prêmios

Publicado

em

O evento visa valorizar e dar dignidade as mães piaçabuçuenses.

O Djalma Beltrão e Adriana Brêda, realizará no 12 de maio, às 15 horas a festa das mães na Praça São Francisco de Borja em Piaçabuçu, em alusão o do dia das mães, Um evento será cheio de prêmios e muita diversão.

Entre os vários prêmios, uma será a MOTO ZERO KM, e contará também com barracas de comidas típicas e brincadeiras para as crianças, proporcionando um ambiente familiar e divertido para todos os presentes.

A iniciativa está no 7º ano consecutivo, com o objetivo de valorizar e homenagear as mães de Piaçabuçu e povoados, promovendo momentos de alegria e confraternização para toda a comunidade.

“Há 7 anos realizamos esse grande sorteio para as mamães e esse ano não será diferente. Quero convidar a todas vocês, que possam aproveitar e comemorar o dia das mães do jeito que merecem”, disse a Adriana Brêda.

Venha participar dessa da festa emocionante e celebrar o amor e a dedicação das mães de Piaçabuçu!

Continue lendo

Piaçabuçu

Coopaiba promove Festival do Trabalhador de 27 a 30 de abril

Publicado

em

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) promove mais uma edição do Festival Coopaiba do Trabalhador, em alusão do Dia do Trabalho – em 1º de Maio. O evento , que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, em Piaçabuçu, vai contar com atividades esportivas, lazer, cultural e musical.

De acordo com o diretor Mayck Leonardo, o objetivo da cooperativa é fortalecer o princípio cooperativista da relação entre a cooperativa da agricultura familiar com a comunidade.

“O Festival incentiva o desenvolvimento social e o acesso a cultura entre os povoados de Piaçabuçu, levando entretenimento, teatro, música e apresentações artísticas. É uma tradição onde reunimos as nossa população para comemorarmos as conquistas viabilizadas por meio do trabalho coletivo. Além disso, é uma oportunidade de valorização e reconhecimento do trabalho dos agricultores e cooperados”, disse Mayck Leonardo.

Fundada há nove anos, a cooperativa conta com 1200 cooperados e apoia os empreendimentos da economia solidária que ajudam as famílias e grupos de mulheres ligadas a agricultura a implementarem a renda, por meio de três associações: Alecons Ambiental (coleta de óleo residual de cozinha); Sabor Artesanal (produção de alimentos panificados para a revenda e para a merenda escolar) e Super Bonita (envase de óleo de coco e produção de pasta de frutas).

Confira a programação!
27/04/2024 – Sábado
7h30 às 17h: Torneio Coopaiba Society
Local: Arena Society Nossa Senhora Mãe dos Homens – Atração musical Bruninho.
19h30: Show de Talentos & Encontro Cultural: capoeira, berimbau, teatro e coco de roda. – Local: Rei da Coxinha

28/04/2024 – Domingo

10h – Manhã de sol – Atrações Vinicius Baixinho, Talis França e Rikelle – Local Povoado Penedinho.
15h– Atletismo – Largada na de frente a Coopaiba, e a chegada na praça penedinho.

29/04 – Segunda-feira
15H – Aniversário de 1 ano do Banco Comunitário É Da Gente (EDG) – E palestra sobre o crédito fundiário e a participação das mulheres na comunidade e na política pública – Local Colônia dos Pescadores Z-19.

30/04 – Terça-feira
21h – Show e apresentações artísticas – Na Praça São Francisco de Borja
Atrações: Sandra Morena, Raquel dos Teclados e Liene Show.

Por assessoria

Continue lendo

Piaçabuçu

NOTA DE REPÚDIO: Equipe de Pré candidato faz descarte irregular de lixo na estrada do Potengy.

Publicado

em

Por assessoria|redação

A Prefeitura Municipal de Piaçabuçu manifesta veemente repúdio à atitude de um grupo político que, de forma irresponsável e desrespeitosa, incentivou a deposição irregular de lixo em uma área vicinal. Tal ação, além de ser ambientalmente prejudicial, visa manchar o nome deste órgão de forma injusta e indevida.

Ressaltamos que a gestão municipal está comprometida com a preservação do meio ambiente e repudia veementemente qualquer ato que prejudique nossa cidade e sua população.

Medidas estão sendo tomadas para responsabilizar os envolvidos nesse ato repugnante.

CONFIRA O VÍDEO

Essa prática irresponsável tem causado danos ao ambiente, ameaçando a flora e a fauna local, além de representar riscos à saúde pública.

As consequências do descarte do lixo de maneira irregular são inúmeras, como por exemplo, o comprometimento do ecossistema local. A prática coloca em perigo a biodiversidade, afetando animais e plantas que dependem desses ecossistemas para sobreviver. Além disso, o lixo descartado incorretamente pode contaminar o solo e a água, gerando consequências negativas para a saúde humana e animal.

Continue lendo
Propaganda

Destaque