Conecte-se Conosco

Alagoas

Maior obra de mobilidade da história de AL, Viaduto da PRF transforma trânsito na capital

Publicado

em

Governador destacou empenho do Estado em dar continuidade a projetos estruturantes que beneficiam o alagoano, mesmo em meio à pandemia

por agencia Alagoas /foto Thiago Sampaio

Finalmente chegou o dia mais esperado pela população de Maceió, sobretudo a que transita pela parte alta da cidade, passando pelo entroncamento das BRs 101 e 104, no Tabuleiro do Martins. Na tarde desta terça-feira (22), o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, abriram para o tráfego os túneis, a rotatória e as passagens superiores que compõem o complexo viário do Viaduto da PRF. Trata-se da maior obra de mobilidade urbana da história de Alagoas.

“Hoje chegamos ao dia simbólico e histórico da abertura das vias do viaduto da Polícia Rodoviária Federal, que é a maior obra de mobilidade urbana da história da nossa capital e do nosso estado. Daqui a alguns dias, vamos concluir os jardins, calçadas e detalhes finais para a gente preparar a inauguração formal dessa obra. Mas, a partir de hoje, o alagoano já pode acessar o viaduto da PRF. Não tinha mais sentido segurar as pessoas no trânsito se já dava para liberar os túneis, o viaduto e a rotatória. A região precisava dessas vias liberadas para que as pessoas gastassem menos tempo no trânsito”, afirmou o governador.

Renan Filho destacou o benefício da obra no dia a dia da população e o empenho do Governo de Alagoas em dar continuidade a projetos estruturantes que visam beneficiar o alagoano, mesmo em meio à pandemia do coronavírus – situação atípica que gerou contratempos econômicos na maior parte dos estados brasileiros.

“Essa obra representa muito para a economia do nosso estado. Ela representa, sobretudo, menor gasto de tempo no trânsito para as pessoas. Isso significa muita coisa para quem estuda, para quem trabalha e para o turista que chega na cidade. Representa também um ar de prosperidade que, aliás, é o que tem acontecido em Alagoas ao longo dos últimos anos. Mesmo em meio a tantas dificuldades que o mundo vive, no meio dessa pandemia, a gente realiza o sonho histórico de liberar essas pistas para a população. Para nós, esse dia é motivo de muita satisfação, de muita felicidade e de muito orgulho”, declarou.

A implantação do Viaduto da PRF está 90% concluída e é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o governo federal, por meio do DNIT/Ministério dos Transportes, com um investimento de cerca de R$ 80 milhões. A obra segue com os serviços complementares de construção de passeios e ciclovia, implantação da iluminação, urbanização do entorno e pequenos complementos nas capas asfálticas e de concreto das faixas.

Inicialmente, foram liberadas apenas duas das três faixas do viaduto, por sentido, e uma das duas faixas dos túneis. Até fevereiro de 2021, todas as seis faixas elevadas e contínuas de ambos os viadutos em atividade estarão abertas, sendo duas delas voltadas para o deslocamento de carros e motos e, a terceira, de uso exclusivo do transporte coletivo, mantendo o mesmo perfil de tráfego da Avenida Fernandes Lima.

Futura instalação do VLT

“Outra coisa muito importante nesse viaduto é que deixamos ele preparado para receber a futura instalação do VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] na Avenida Fernandes Lima, que é uma obra que certamente virá adiante. Se a gente não tivesse deixado o viaduto preparado, teria que quebrar tudo o que está feito ou fazer outra grande obra. Então por isso que a parte superior do viaduto tem três vias, justamente porque em uma delas, no futuro, em tendo viabilidade técnica, econômica e com o avanço da nossa sociedade, o VLT certamente passará por aqui para melhorar a mobilidade urbana da nossa capital”, explicou o governador.

Thiago Sampaio

Para o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, a obra é complexa e foi necessária união de forças para que fosse viabilizada. “Enfrentamos uma burocracia terrível, mas conseguimos vencer. Foram muitas desapropriações e muitos entraves durante boa parte do processo e hoje temos essa grande obra sendo entregue parcialmente, com a liberação dessas vias, que acabarão com o engarrafamento histórico da região. A sinalização atual é provisória, mas vamos, inclusive, ampliar a iluminação em 50%, e teremos a sinalização definitiva com a inauguração em fevereiro. O maceioense vai conseguir entender a complexidade dessa obra quando começar a utilizá-la”, disse.

Renan Filho agradeceu a parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, em nome do secretário de Infraestrutura, Maurício Quintella, que, à época em que foi ministro, teve papel fundamental para a concretização da obra. “Eu quero fazer um grande agradecimento à nossa bancada federal, especialmente ao senador Renan Calheiro e ao ex-ministro Maurício Quintella, que foram os braços do Estado para, em Brasília, viabilizarem os recursos para essa obra. O grande fato do dia é que estamos entregando, em meio a essa grande pandemia que afeta o planeta, a maior obra de mobilidade urbana na nossa capital e do nosso estado. Esse é um fato que ficará marcado por um bom tempo”, finalizou.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Pesquisa Eleitoral Ibrape/CadaMinuto: Jorge Nunes lidera corrida pela prefeitura de Feliz Deserto

Publicado

em

O Portal CadaMinuto, em parceria com o Instituto Ibrape, realizou uma pesquisa entre os dias 23 e 24 de setembro para avaliar a opinião dos eleitores de Feliz Deserto a respeito da gestão atual e das intenções de voto para as próximas eleições municipais. A pesquisa, que ouviu 400 eleitores, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 06436 / 2024, com um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,66%.

Jorge Nunes lidera as intenções de voto para prefeito de Feliz Deserto com ampla vantagem. No cenário espontâneo, ele aparece com 61% dos votos, e no cenário estimulado, sua preferência sobe para 68%. Contra o Douglas Simões, registra 22,8% e 26% nos mesmos cenários, enquanto Marcelo Lessa aparece com menos de 1%.

Ao serem questionados sobre a gestão da atual prefeita Rosiane Beltrão, 42% dos entrevistados classificaram sua administração como boa, enquanto 27% a consideram ótima. Apenas 18% afirmaram que a gestão é regular, enquanto 5% classificaram como ruim e 8% como péssima. No total, 80% dos eleitores aprovaram a atuação da prefeita, e 20% manifestaram desaprovação.

A vantagem de Nunes está diretamente ligada à aprovação da gestão no qual ele é atual o vice-prefeito. A continuidade do trabalho bem avaliado parece influenciar positivamente a preferência por Jorge Nunes como sucessor.

Fonte cada Minuto

Continue lendo

Alagoas

Seduc participa de formação promovida pelo MEC para reestruturação do Ensino Médio

Publicado

em

Ministério discute com estados o planejamento para a implementação da política nacional do Ensino Médio; mudanças já começam em 2025

Uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em Brasília para participar da formação para reestruturação do Ensino Médio no Brasil. O encontro, que reúne equipes de secretarias de todo o país, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A implementação da polícia nacional do ensino já começa a valer no ano de 2025, bem como preparação das escolas para o processo.

A Portaria 958 de 19 de setembro de 2024 do MEC estabelece parâmetros para que as secretarias estaduais de Educação elaborem planos de ação para  implementação progressiva das mudanças ocasionadas pela Lei 14.945 de 31  de julho de 2024. Ela define as diretrizes para o ensino médio e traz, dentre outras alterações, a ampliação da carga horária mínima anual de 800 para 1.000 horas, podendo ser ampliada para 1.400 horas. Já a formação geral básica terá uma carga horária mínima total de 2.400 horas.

Ainda de acordo com a Lei 14.945/2024, as secretarias elaborarão planos de ação com o apoio do Ministério e, a partir do ano letivo 2025, deverão iniciar a implementação das mudanças na etapa de ensino.

“Temos todos os estados do Brasil reunidos nesta formação e planejando como ajustar as mudanças estabelecidas por lei para o ensino médio. Esse planejamento chegará às escolas, com as quais trabalharemos as diretrizes do nosso plano de ação”, adiantou o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.

Continue lendo

Alagoas

Eleições municipais em Alagoas vão contar com mais de 8 mil agentes de segurança

Publicado

em

Expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública é repetir o sucesso da estratégia executada com êxito no pleito de 2022

Por Agência Alagoas

Mais de 8 mil agentes, entre policiais civis e militares, vão atuar durante as eleições municipais no interior e na capital. O Plano de Segurança já foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tudo está pronto para, mais uma vez, assegurar a tranquilidade durante o pleito, no próximo dia 6 de outubro.

Será empregado um efetivo de 8.005 agentes de segurança, sendo 6.660 da Polícia Militar (PM), 1.000 da Policia Civil (PC), 275 do Corpo de Bombeiros (CB) e 70 da Polícia Científica. Só a PM utilizará 552 viaturas, entre carros e motos, nas atividades relacionadas ao pleito eleitoral.

A expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) é repetir o sucesso do plano executado com êxito nas eleições de 2022, quando a votação ocorreu de forma tranquila e sem intercorrências.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que a SSP tem demonstrado capacidade em garantir a tranquilidade nos grandes eventos e, nestas eleições, não será diferente.

“Iremos demonstrar novamente nossa eficiência nesse grande evento da democracia, assim como fizemos no último pleito. O Governo que mais investe em Segurança Pública vai empregar mais de 8 mil agentes. Eles irão atuar em conformidade com os planos já definidos pelas corporações e aprovados pelo TRE. Mais uma vez iremos assegurar que este momento importante para a democracia brasileira ocorra de maneira tranquila em todo o estado”, assegurou Saraiva.

O Plano de Segurança para as eleições municipais de 2024 foi apresentado ao TRE durante reunião ocorrida no dia 3 de setembro, na sede do Tribunal, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

Continue lendo

Destaque