Conecte-se Conosco

Alagoas

Alagoas investiga 24 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

Publicado

em

Primeiro caso de reinfecção por Covid no País foi confirmado no início de dezembro; Pacientes residem em Maceió e mais cinco cidades do Estado 

 Por Portal Gazetaweb.com   

Sesau investiga 24 casos suspeitos de reinfecção por Covid em Alagoas FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiga 24 casos suspeitos de reinfecção por Covid em moradores de seis cidades alagoanas: dezoito pessoas residentes em Maceió, além de duas em São Miguel dos Campos e uma ocorrência em cada um dos municípios de União dos Palmares, Junqueiro, São Miguel dos Milagres e Maragogi. O primeiro caso no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde no dia 10 de dezembro.

Marcos Holanda, presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), informou à Gazeta ter sido infectado duas vezes pelo novo coronavírus nos meses de abril e dezembro. Da última vez, os sintomas vieram mais fortes e o médico precisou ficar internado por uma semana, com 25% dos pulmões comprometidos.

Até agora, segundo a Sesau, não há confirmação de casos de reinfecção. “Após oito meses da primeira vez que me infectei, tive novamente a Covid e acabei internado. Foi até mais forte do que a primeira vez. A gente fica sabendo de alguns casos de reinfecção, situação que já está acontecendo em Alagoas”, afirma Marcos Holanda.

No início de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do país. As amostras foram coletadas de uma profissional da saúde residente em Natal (RN), de 37 anos. O segundo caso foi confirmado no último dia 18, uma mulher de 41 anos, moradora de Fernandópolis (SP).

De acordo com a Nota Técnica nº 52/2020 do Ministério da Saúde que estabelece orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil é considerado caso suspeito de reinfecção o indivíduo com dois resultados positivos por meio da técnica de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.

A infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher, Sarah Dominique, explica que a reinfecção pela Covid-19 acontece quando, após um período, na maioria das vezes, superior a 90 dias, a pessoa acaba adquirindo novamente a infecção pelo novo coronavírus.

Para fechar o diagnóstico de uma nova infecção pelo novo coronavírus, o paciente precisa estar com os sintomas da Covid-19, além disso, é necessário que o exame RT-PCR apresente resultado positivo no intervalo de pelo menos 90 dias entre os dois exames, com nova linhagem genética.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque