Dos 20 clubes que competiam na Série A do Brasileirão em dezembro, 15 tinham marcas sites de apostas nos seus uniformes
Com a popularização dos sites de apostas patrocinando times, as apostas online viraram mania do público – Fonte: Adobe Stock
O setor das apostas online está em expansão no Brasil – situação amplificada, nos últimos tempos, pela entrada com força dos games nos catálogos dos sites de apostas. Com a relevância cada vez maior na economia brasileira, as casas de apostas online assumiram um papel de destaque em um dos elementos mais tradicionais do cotidiano brasileiro: os uniformes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Dos 20 clubes que compunham a elite do futebol brasileiro em dezembro, 15 tinham marcas de oito diferentes sites de apostas estampadas nos seus uniformes. Nos casos de Bahia, Ceará, Fortaleza e Goiás, o site de apostas era o principal anunciante na roupa usada pelos jogadores. Os outros 11 times que carregavam os logos das casas de apostas eram Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Sport e Vasco, nos quais as marcas ficavam em espaços menos cobiçados.
A situação representa um crescimento em relação a 2019, quando eram nove os times da Série A patrocinados por casas de apostas. Além de do valor fixo do patrocínio, os sites de apostas repassam aos clubes quantias que variam de acordo com a participação da torcida no volume de apostas. Os sites ganham ainda a oportunidade de obter dados de torcedores para formar uma carteira de clientes.
Fábio Wolff, da agência de marketing esportivo Wolff Sports, afirmou à Folha de S.Paulo que “as empresas de apostas possuem nesse momento dois objetivos, o de exposição de marca, as tornando mais conhecidas, e o de captar leads [informações dos seguidores] para geração de negócio”.
Isso explica a promoção “Black Friday do Mengão”, lançada pelo Sportsbet.io em novembro e que prometia pagar R$ 100 para aqueles que apostassem R$ 10 na vitória do Flamengo contra o Racing e acertassem. O time argentino acabou eliminando o rubro-negro nas oitavas de final.
A proliferação de patrocínios de casas de apostas no futebol brasileiro chama atenção para a diversidade de empresas do ramo que atuam no Brasil, que vão muito além das oito presentes na Série A do Brasileirão. Diante disso, serviços como Grandes Ganhadores oferecem descrições e avaliações dos diferentes sites de apostas, além de artigos que abordam diversos aspectos do mundo das apostas online.
Investimentos de casas de apostas são mais comuns na Europa
No continente que domina o futebol mundial, a presença dos sites de apostas está mais consolidada que no Brasil. Na Premier League inglesa, considerada hoje a liga nacional mais prestigiada, metade dos 20 times chegaram a 2020 com uma casa de apostas como patrocinador principal. Entre eles estão Newcastle, Everton e Crystal Palace.
Na Espanha, o investimento dos sites de apostas foi ainda mais longe. Dos 20 times que compõem a LaLiga, a primeira divisão do futebol espanhol, apenas um, o Real Sociedad, não tinha um acordo com uma casa de apostas no início do ano passado.
Dos 19 times da LaLiga patrocinados por casas de apostas, sete colocaram essas empresas como patrocinadoras master – ou seja: ocupando o lugar de mais destaque no uniforme do time. São eles Alavés, Leganés, Levante, Mallorca, Osasuna, Sevilla e Valencia. O Barcelona, por exemplo, não colocou uma empresa do ramo como patrocinador master, mas estima-se que o valor do seu acordo com uma casa de apostas chegue a € 8 milhões.
Esportes virtuais também estão na mira dos investimentos
Com a tendência de vincular-se cada vez mais o mercado de apostas aos games, os investimentos das casas de apostas também está se desviando para os eSports – como são chamados os jogos online que inspiram campeonatos e legiões de fãs. Os sites de apostas viram nos eSports uma oportunidade de ampliar seus negócios e atrair novos públicos – os jovens antenados nas competições virtuais.
Um exemplo é Gustavo Baiano, um jogador de League of Legends, um dos principais eSports, que se tornou streamers – jogador que transmite as próprias partidas ao vivo. No ano passado, Baiano se tornou embaixador da casa de apostas Betway. Graças à parceria, ele produz conteúdo personalizado para a Betway e torna a marca conhecida através das suas transmissões.