Por cadaminuto| Foto Márcio Ferreira –
O governador Renan Filho anunciou durante uma reunião no fim da manhã desta terça-feira (11), no Palácio República dos Palmares, a reposição de 4.52% no salário dos servidores públicos do Estado, que é o aumento máximo permitido pela lei de aumento salarial. Na oportunidade, Renan também afirmou que pretende anunciar ainda hoje um novo decreto estadual.
A proposta de reajuste será encaminhada à Assembleia Legislativa, depois segue para o Plenário, e, se aprovada, retorna ao Governo do Estado que irá sancionar a lei, implantando na folha salarial já do mês de maio.https://ea47e5989a2aa41e0da9038f3773d3b7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“É o limite máximo que a lei permite o reajuste salarial. Nós estamos ajudando um pouco o servidor a enfrentar a crise e movimentando a economia alagoana, porque uma parcela significativa da nossa economia funciona a partir do serviço público. Estamos garantindo avanço para o Estado”, esclarece Renan.
O Secretário da Fazenda, George Santoro, que também esteve presente na reunião, explicou que o valor é exatamente o do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano. “A lei complementar 173 criou a restrição, a gente só pode dar esse ano o aumento relativo à correção inflacionária e assim que a assembleia aprovar vai ser pago a todos, provavelmente ainda esse mês” destaca.
Decreto deve trazer flexibilização
Já com relação ao novo decreto, o governador afirmou que pretende ser mais flexível. “Hoje teremos um novo decreto do governo do estado que tem como viés a flexibilização de mais algumas áreas. Ainda teremos reunião a tarde com a saúde, conversamos sobre isso ontem e eu espero anunciar”.
Renan Filho espera queinjetando 15 milhões de reais por mês na economia na mão do servidor público e através das novas medidas de flexibilização irá dinamizar a economia do Estado.