Por Cadaminuto |Foto arquivo CM
Enquanto o governador Renan Filhou chamou a atenção dos jovens alagoanos para o crescimento de casos de Covid-19 na faixa etária de 30 anos, o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, reforçou que “nesse momento não há possibilidade da gente flexibilizar nada”.
Um novo decreto deverá ser anunciado pelo governo na próxima quinta-feira (10), mas a perspectiva é que as mesmas regras de distanciamento controlado seja mantido ou endurecido. O Estado vem mostrando grande preocupação com crescimento dos casos, principalmente a lotação das unidades de saúde que na última semana chegou a 93% dos leitos.
Em entrevista ao jornalista Ricardo Motta, Ayres destacou a ocupação da UTI exclusivas para tratamento da Covid-19 segue acima de 90%.https://b2f354104cdf9856a0c3736bde448abf.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
“Essa semana foi a primeira vez que nós tivemos mais mortes de pessoas entre 30-59 anos, do que pessoas acima de 60 anos”, destaca o governador Renan Filho. Ele explicou que isso demonstra o funcionamento da vacinação, pois a população mais velha, que já foi vacinada, está deixando de ocupar os leitos dos hospitais.
Agora, os mais jovens estão contraindo a doença e causando esse aumento de internações nos hospitais. Como essa parcela da população possui mais resistência contra o vírus, eles estão passando mais tempo internados, o que demanda uma maior quantidade de leitos.
“Se proteja mais, não saia sem máscara, mantenha as medidas de proteção para que a gente não observe em Alagoas mais casos em pessoas jovens”, colocou Renan Filho.
Além da eficácia da vacinação entre pessoas acima dos 60 anos, outro motivo que Renan cita como consequência do aumento de casos graves entre mais jovens é a chegada de novas variantes do coronavírus.