O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebe cerca de 500 animais por mês, sendo alguns filhotes órfãos, vítimas do tráfico e outros crimes. O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), está promovendo uma campanha de doação de materiais para esses bichos que necessitam de cuidados especiais.
A população pode colaborar com a doação de bichos de pelúcia; lençóis, toalhas de banho e paninhos; lonas; bolsa térmica; leite de cabra, de vaca ou de soja (da marca Soya); mamadeiras para filhotes (encontra em petshops) e jornal impresso.
Alguns desses itens têm uso exclusivo para filhotes, a exemplo do bicho de pelúcia. Ele desempenha o papel de mãe, explica Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas.
“É como se fosse a mãe dos filhotes, pois eles ficam agarrados quando novinhos. Então o bicho de pelúcia, peludinho, ajuda no desenvolvimento dos pequenos órfãos”, afirma.
A veterinária também estima que o Cetas recebe cerca de 3 filhotes por mês, pouco perto da média de 500 animais, mas geralmente são mamíferos que precisam de cuidados especiais por um período mais longo.
“Os mamíferos filhotes são mais dependentes, em comparação a répteis, por exemplo. Eles são indefesos e têm um desenvolvimento mais demorado”, detalha Ana Cecília, “no caso de algumas espécies, precisamos ter um cuidado distante, sem muito contato, para não deixar dócil e acostumado com a presença humana. O animal precisa desenvolver o instinto selvagem para possibilitar sua soltura à natureza”, conclui.
As doações ao Cetas podem ser entregues nas sedes do IMA e do Ibama, de seguintes endereços:
IMA
Avenida Fernandes Lima, nº 679. Farol – Maceió/AL Shopping Cidade, 2º andar Horário de funcionamento: 8 às 14h
Ibama
Avenida Fernandes Lima, nº 4.023. Farol – Maceió/AL Horário de funcionamento: 8 às 12h e 14 às 18h
O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.
Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.
Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.
Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).