Conecte-se Conosco

Alagoas

PROGRAMA MAIS MERENDA TRANSFORMA ALIMENTAÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

Publicado

em

De educação alimentar e nutricional, passando por testes de aceitabilidade à palestras on-line sobre ultraprocessados, o Programa Mais Merenda, promovido pelo Governo de Alagoas, por meio da secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai muito além do que apenas triplicar o valor da aquisição de alimentos das unidades estaduais de ensino regular. Ele desenvolve uma série de ações voltadas à conscientização, ao menor desperdício de alimentos e promove debates sobre alimentação saudável com alunos, gestores, merendeiras e, pela primeira vez, cantineiros.

O Projeto Piloto de Educação Nutricional, iniciado no segundo semestre deste ano, chegou às escolas estaduais de Maceió, Prof. Eduardo Mota Trigueiros, no Poço, e Mário Broad, na Jatiúca. A ação tem atendido cerca de mil alunos, impactando diretamente a relação deles com os alimentos. Entender o porquê de consumir frutas e vegetais ao invés de produtos ultraprocessados é um dos conhecimentos passados durante palestras dinâmicas realizadas pelos estagiários do curso de nutrição da Estágio, instituição de ensino superior parceira da Seduc.

“Com a alimentação mais rica nutricionalmente junto às ações de educação alimentar e nutricional, o aprendizado e o rendimento dos estudantes são melhorados. Além de se alimentar melhor nas escolas, eles aprendem a montar pratos saudáveis com base na pirâmide alimentar. Por meio dessa iniciativa, também descobrimos o peso e altura dos estudantes dessas unidades escolares, informações fundamentais para construção de estratégias para o cardápio de 2022 e, para avaliar se algumas preparações estão sendo bem aceitas, eles participaram do teste de aceitabilidade em um formato inovador: as sobras dos pratos que nos apontavam se a comida estava boa ou não”, esclareceu a supervisora de projetos do Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc, Raquel Vasconcelos.

A adolescência é um momento de descoberta e transformações, por isso é comum se preocupar tanto com a sua alimentação quanto com a forma do corpo. Thaís Ferreira de Araújo, 15 anos, conta que esse ano não foi diferente, a preocupação veio e o projeto a ajudou a repensar seus hábitos, assim como a instruiu para uma alimentação mais saudável e consciente.

“No começo do ano passei a me preocupar com a minha alimentação. Eu me olhava no espelho e não me reconhecia, sabe? Graças às ações de nutrição, descobri minha altura e peso, passei a beber mais água e me alimentar melhor. Também consegui me autoconhecer a partir das dinâmicas que participei; a que mais me deixou surpresa foi descobrir a quantidade de açúcar que tem nos refrigerantes. Eu costumava tomar muito, mas, esse ano, decidi que não vou mais consumir”, partilhou a aluna do 9º ano na E. E. Mário Broad.

A importância dessa iniciativa é reconhecida também pelas merendeiras da escola. Vânia Mendes de Lima e Ivana dos Santos Lemos trabalham na Mário Broad há, respectivamente, 17 e 20 anos e contam que a presença dos estagiários de nutrição tem feito muito bem aos alunos. O cardápio elaborado pela secretaria tem sido elogiado pelo alunado e as frutas são as queridinhas deles.

Durante esse ano letivo, elas, assim como todas as merendeiras da rede e os gestores, receberam capacitações on-line sobre como manipular os alimentos de maneira segura no retorno às aulas presenciais. Além disso, puderam participar, juntamente com os cantineiros, de uma live explicativa do porquê o Pnae (Programa Nacional de Nutrição Escolar) restringir o acesso a comidas altamente processadas. A intenção da secretaria é trazer todos os atores envolvidos com alimentação escolar para trabalhar no mesmo sentido: ofertar refeições nutritivas aos nossos alunos.

Por Agência Alagoas

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque