Conecte-se Conosco

Alagoas

Ufal concede permissão de uso do prédio do antigo Museu de História Natural para a Codevasf

Publicado

em

Uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), assinada na última sexta-feira (18), vai possibilitar que a empresa pública, responsável pelos projetos de desenvolvimento regional, possa instalar o escritório na capital alagoana. Em contrapartida, o prédio anexo à Usina Ciência será totalmente reformado.

O prédio que fica na avenida Aristeu de Andrade, no Farol, onde funcionou o Museu de História Natural (MHN), recebeu a visita de muitos grupos escolares, interessados em observar os fósseis de animais pré-históricos e outras peças interessantes do acervo. Mas o local acabou sendo interditado, pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal, por problemas de manutenção predial e o MHN foi transferido para a antiga Faculdade de Medicina, no Prado.

O termo de concessão de uso é considerado bastante vantajoso para as duas instituições. “Essa parceria entre Ufal e Codevasf já vem de décadas e, nesse momento em que essa empresa pública está mudando de papel e passa a ser uma agência de desenvolvimento com área de atuação mais ampla, é interessante para a equipe se transferir de Penedo para Maceió. A expectativa é que com essa nova sede, vizinha à Usina Ciência e ao Laboratório de DNA Forense, a cooperação técnica e transferência de conhecimento seja ainda mais estreitada”, destaca o reitor Josealdo Tonholo.

O contrato administrativo nesses termos é um instrumento novo, previsto no decreto 9283/2018 e na Lei da Inovação, que foi promulgada em julho de 2021, permitindo à administração pública ceder o uso de imóveis para a instalação de projetos de inovação tecnológica e científica. “Esse contrato será muito vantajoso para as duas instituições, já que a Usina Ciência vai ser uma grande beneficiada como canal de visibilidade das ações técnicas de controle ambiental e produção agrícola, entre outras”, destaca o reitor.

O superintendente da Codevasf, João José Pereira Filho, esteve presente na solenidade de assinatura do termo. “É importante essa parceria porque a Codevasf tem uma área de atuação em todos os municípios alagoanos e a sede em Penedo estava mais distante para quem vem do litoral norte, por exemplo. Aqui fica bem mais central para todos os que precisam vir à nossa sede para acompanhar projetos. O empenho do reitor Josealdo Tonholo foi fundamental para essa transferência. Dividir esse espaço com a Ufal vai ser muito produtivo”, destacou o superintendente.

O contrato de cessão de uso foi avaliado pela comissão técnica e aprovado pelo Conselho Universitário da Ufal. O coordenador da Usina Ciência, Kinsey Pinto, ressalta que a parceria traz muitas vantagens para a universidade. “O andar de cima, onde funcionava o MHN foi entregue à Usina Ciência depois da transferência, mas não tínhamos recursos para essa reforma. Com a vinda da Codevasf, além da manutenção do imóvel, vamos ter investimentos em projetos científicos, possibilitando trazer mais bolsistas para esse espaço. Estamos discutindo a proposta de um laboratório de geoprocessamento neste local”, informa Kinsey.

A Codevasf é uma das principais colaboradoras da Expedição Científica do baixo São Francisco. Antes da solenidade de assinatura, os representantes das instituições assistiram ao documentário sobre a edição de 2021. O coordenador da Expedição, Emerson Soares, comemorou o estreitamento dessa parceria. “Essa comunicação vai melhorar bastante agora que estamos compartilhando um prédio e vai ficar mais fácil de reunir e propor ideias. Já estamos preparando as novidades para a Expedição de 2022”, finalizou Emerson.

Por Assessoria

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque