Conecte-se Conosco

Alagoas

“Coral Sol” é registrado pela primeira vez em Alagoas, em návio naufragado

Publicado

em

Fotos: Professor Claudio L.S. Sampaio

O coral Tubastraea tagusensis, conhecido popularmente como Coral Sol, é considerado uma espécie invasora no Brasil. Este coral é nativo do oceano Indo-Pacífico e foi introduzido na costa brasileira na década de 80. Registrado primeiramente em plataformas de petróleo e depois em costões rochosos no Rio de Janeiro, vem se expandido para vários Estados como: São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, e agora em 2022, infelizmente, encontrado em Alagoas.

Esses corais são facilmente reconhecidos devido ao seu colorido vibrante e pelo formato alongado dos seus pólipos. A espécie registrada em Alagoas foi T. tagusensis possui cor amarelada e pólipos mais projetados e espaçados.

Atualmente esses invasores estão em franca expansão no litoral brasileiro, sendo encontrados em vários tipos de substrato artificiais como plataformas de petróleo e gás, cascos de navios, píeres, marinas, boias de sinalização, quebra-mares, naufrágios e em substratos naturais como costões rochosos e recifes de corais. Diversos estudos já demonstraram que esse invasor vem causando impactos negativos em corais e peixes nativos, modificando funções ecológicas importantes.

Através da campanha de ciência cidadã que vem sendo desenvolvida há mais de 6 anos pelo Laboratório de Ictiologia e Conservação da UFAL (@lic.ufal.penedo) e o projeto Corais do Brasil (@coraisdobrasil.br), recebemos no último domingo imagens do naufrágio Itapagé (município de Jequiá da Praia, Sul de Alagoas) enviadas por mergulhadores recreativos e pela escola e operadora de mergulho EcoScuba (@ecoscubamaceio), onde colônias do Coral Sol foram observadas.

Prontamente uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Programa de Pós-Graduação Diversidade Biológica e Conservação dos Trópicos da UFAL, Projeto Corais do Brasil e ICMBio/ Reserva Extrativista Marinha da Lagoa de Jequiá se organizou e não mediu esforços para realizar mergulhos científicos e iniciar ações de remoção de colônias para controle da invasão no naufrágio, na quarta-feira, 23 de março.

Durante os mergulhos a equipe registrou milhares de colônias espalhadas pela estrutura do histórico Itapagé, e durante 15 minutos removeu 53 colônias de Coral Sol, totalizando 1.377 pólipos e aproximadamente 2,5 kg (a maior colônia possuía 99 pólipos e 11 cm de diâmetro).

Através da análise das colônias de maior diâmetro, foi possível estimar a idade das colônias e consequentemente, o início da invasão no naufrágio, que provavelmente ocorreu em um período de não menos de 3 anos, indicando a possibilidade de que o Coral Sol já esteja em outros naufrágios, boias e recifes do litoral sul de Alagoas.

O naufrágio Itapagé está localizado próximo à Praia da Lagoa Azeda e dos limites da Resex Marinha da Lagoa de Jequiá, destacando o elevado risco para a biodiversidade e economia da região, especialmente para os recifes de coral do litoral Sul de Alagoas, ainda pouco conhecidos pela ciência.

A ocorrência do Coral Sol em Alagoas pode ter sido facilitada pelo retardo e ausência de providencias do poder público na aplicação de medidas de prevenção e monitoramento, amplamente discutidas e recomendadas, durante reuniões realizadas inclusive no Conselho Estadual de Proteção Ambiental – CEPRAM, em Maceió, desde 2017, com a participação de gestores públicos, pesquisadores, operadoras de mergulho, ONGs e outros representantes da sociedade alagoana. Infelizmente as espécies invasoras não aguardam decisões políticas, elas aproveitam esses descuidos para continuarem se expandindo e, consequentemente, causando prejuízos.

O Coral Sol tem causado impactos, reduzindo a biodiversidade e deixado os recifes menos coloridos e atraentes. Cabe destacar que os recifes brasileiros possuem poucas espécies de corais construtores, mas quase todos são exclusivos, não existindo em nenhuma outra parte do planeta e a chegada do Coral Sol em Alagoas, Estado com grandes áreas recifais importantes para a economia, através da pesca e turismo, é extremamente preocupante.

Por conta desses riscos e prejuízos, é prioritária a implementação de um programa sistemático de manejo do Coral Sol e monitoramento dos seus vetores conhecidos, como naufrágios, portos, marinas, cascos de embarcações e plataformas associadas a indústria do petróleo e boias. É necessária uma ação urgente do Governo Federal na costa e ilhas oceânicas brasileiras em parceria com os Estados, municípios, Universidades, Marinha do Brasil, ONGs, mergulhadores e turistas para o manejo do Coral Sol, inclusive para fins de prevenção.

Um artigo científico está sendo redigido para publicação em revista científica internacional, para alertar a comunidade acadêmica e os gestores públicos sobre o primeiro registro deste invasor na região e sobre a importância das medidas de prevenção contra espécies invasoras em Alagoas.

Por apresentarem altas taxas de crescimento, reprodução e regeneração, além de conseguirem se estabelecer em grandes profundidades (60 m) e diferentes tipos de ambientes marinhos e até estuarinos, as ações de remoção das colônias para controle da bioinvasão são desafiadoras.

As operações de combate ao Coral Sol são complexas e precisam ser conduzidas de maneira contínua, o que demanda um aporte significativo de recursos financeiros e humanos. Ações de controle do Coral Sol vem sendo realizados em diversos locais da costa brasileira, como na região sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina) e nordeste (Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia) e já existem evidências de sucesso na redução desses invasores quando o manejo é feito de maneira adequada e contínua.

Em Alagoas é urgente que ações de controle sejam intensificadas imediatamente, por se tratar do início do processo de invasão, onde a distribuição do Coral Sol ainda é restrita e o manejo pode ser mais eficiente.

Caso alguém tenha observado o Coral Sol em Alagoas, solicitamos que entrem em contato pelo WhatsApp 82 99654 5349.
Penedo, 26/03/2022

Envolvidos na atividade:

Cláudio L.S. Sampaio 1, 2
, Taciana Kramer Pinto 2, 3
, Márcio J.C.A. Lima Júnior1, 2,
Tiago Albuquerque1
, Pedro Henrique Cipresso Pereira4
, Robson G. Santos 2, 5
, Bruno
Stefanis S.P. Oliveira6 & Ricardo J. Miranda5

  1. Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Ictiologia e Conservação.
    Unidade Penedo, Penedo, Alagoas
  2. Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Biológica e Conservação nos
    Trópicos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas
  3. Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Ecologia Bentônica. Unidade
    Penedo, Penedo, Alagoas
  4. Projeto Conservação Recifal (PCR), Recife, Pernambuco
  5. Universidade Federal de Alagoas, Laboratório de Biologia Marinha e
    Conservação, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Maceió,
    Alagoas
  6. Instituto Biota de Conservação, Maceió, Alagoas.

Por Claudio L.S. Sampaio

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque