Todos os projetos foram aprovados pelos parlamentares que compõem o poder legislativo de forma unânime e sem ressalvas.
A Câmara municipal aprovou no início da noite desta quarta-feira (27), três projetos de leis oriundos do poder executivos sobre os nomes de futuras repartições que serão inauguradas em breve e terão como homenageados a professora Vicentina Dalva Lyra de Castro (Dalvinha de Castro), Leilton Conceição Santos (Léo PBU) e Aluísio da Silva, todos conhecidos por terem deixado seu legado na história de Piaçabuçu.
Todos os projetos foram aprovados pelos parlamentares que compõem o poder legislativo de forma unânime e sem ressalvas.
Campo de Futebol Aluísio da Silva
O campo de futebol do povoado Sudene/Mandim será inaugurado no próximo dia 07 de agosto e terá como homenageado o saudoso Aluísio da Silva morador da localidade e pai do vereador e líder do governo Ailton Vieira.
Aluísio da Silva, nasceu no dia 11 de julho de 1936 na cidade de Feliz Deserto, contudo em 1976 visando uma fonte de renda mais sustentável por ser pescador, mudou-se para o povoado Sudene na época sendo um dos primeiros moradores daquela localidade, onde além da pescaria investiu em um ponto comercial a fim de beneficiar os moradores do povoado.
Por ser um grande incentivador do esporte local, no ano de 1988 se candidatou a vereador. Após alguns problemas de saúde veio a falecer no dia 19 de junho de 2015 aos 79 anos de idade. Deixando um vazio grande a sua companheira e esposa Mara Vieira da Silva e aos seus noves filhos sendo eles sete homens e duas mulheres.
Academia de Saúde Leilton Conceição Santos
Com a obra concluída e aguardando apenas a data de inauguração, a Academia de Saúde, localizada no bairro Brasília, terá o nome do Leilton Conceição Santos, conhecido popularmente por “Léo PBU”. Um jovem que era apaixonado pela cidade ribeirinha de Piaçabuçu.
Léo PBU, nascido em 27 de novembro de 2000, era um jovem entusiasta que amava a vida e se destacava pela sua dedicação principalmente aos esportes aquáticos.
Em 2020 colocou o nome a prova, participando do pleito eleitoral, concorrendo a uma vaga como vereador pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), não logrando êxito na disputa.
O filho de Vera Lúcia e Eraldo Jorge teve seus sonhos interrompidos no dia 26 de abril de 2022, aos 21 anos de idade, fazendo uma das coisas que mais gostava que era a pesca de mergulho.
Consigo levou o sonho de ser um blogueiro famoso, já que suas redes sociais cresciam bastante pelo jeito espontâneo e irreverente de ser.
Além do pai e da mãe, a saudade com certeza ficará ainda mais marcada em seus três irmãos, tendo em vista que ele era o mais novo da família. Na ocasião, Léo deixou também uma filhinha de apenas três meses de vida.
Creche Vicentina Dalva Lyra de Castro
Já na fase final a creche do Distrito Pontal do Peba receberá o nome de uma pessoa que dedicou sua vida em prol da educação e do ensino de muitos jovens, a Professora Vicentina Dalva Lyra de Castro conhecida carinhosamente por Dalvinha de Castro.
Dalvinha de Castro, nasceu no dia 18 de novembro de 1971, na cidade de Penedo/Al. Filha do saudoso José de Castro e Dirlene Lyra de Castro Silva. Estudiosa e dedicada formou-se em psicologia em 1994 e em educação artística em 1996, ambos pelo CESMAC, posteriormente fez especialização em artes pela UFAL em 2009, já em 2014 se especializou em psicopedagogia pela Faculdade São Luís de França em Aracaju/Se.
Dalvinha foi secretária de Cultura de Piaçabuçu entre os anos de 1988 à 2002. Em 2003 foi coordenadora do programa Mais Educação da escola Padre Luis Barbosa Leite já entre 2005 e 2008 coordenou a pasta de cultura e educação ambiental do município.
Dalvinha foi fundadora e diretora da fundação Olha o Chico e do grupo de teatro e música Caçuá em 2002 onde a frente teve vários reconhecimentos e recebeu diversos prêmios dentre eles está o de ser a primeira mulher alagoana premiada em uma obra de audiovisual nacional com a produção do filme “Borboletas” pelo projeto Revelando os Brasis do Instituto Marlin Azul.
Infelizmente ela nos deixou em 8 de outubro de 2020 após uma intensa e exaustiva batalha contra um câncer de mama.
Por Redação