Conecte-se Conosco

Alagoas

Sesau orienta sobre as indicações para o medicamento Paxlovid contra Covid-19

Publicado

em

Disponibilizado aos 102 municípios alagoanos desde o mês passado, com o intuito de reforçar o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, o medicamento Paxlovid é destinado a pacientes com idade a partir dos 18 anos, sendo que, até os 64 anos, é restrito aos imunossuprimidos. A orientação foi repassada nesta quinta-feira (5), pelo chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), infectologista Renee Oliveira, que atentou, ainda, para o fato de que os pacientes com 65 anos ou mais, com ou sem comorbidades, podem fazer uso do medicamento.

O Paxlovid, fabricado pela Pfizer, é um medicamento antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos. Enviado pelo Ministério da Saúde (MS), ele passou a ser ofertado na Rede Pública de Saúde após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão de disponibilizá-los aos 102 municípios alagoanos ocorreu mediante avaliação do Grupo Técnico Científico (GTC), que se reúne semanalmente para avaliar o Panorama Epidemiológico da Covid-19 em Alagoas.

Segundo o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, o medicamento Paxlovid deve ser utilizado durante a fase inicial da contaminação, em pacientes que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 na forma grave. “A medicação preserva o organismo e impede a evolução da doença. Por isso, é importante que o Paxlovid seja administrado entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas, pois a ação da medicação está condicionada à presença de uma carga viral alta”, orientou.

O infectologista reforçou, ainda, que as medidas de prevenção contra o novo coronavírus devem ser seguidas, como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização constante e correta das mãos. “Não há dúvidas de que a vacinação é imprescindível para evitar as formas graves da Covid-19. No entanto, mesmo vacinadas, as pessoas ainda podem se infectar e transmitir o vírus. Por isso, é necessário continuar tendo todos os cuidados, seja em ambientes abertos ou fechados”, recomendou o infectologista.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Paxlovid representa um medicamento com eficácia comprovada para evitar que os pacientes com Covid-19 possam agravar. “É o primeiro fármaco distribuído pelo Ministério da Saúde com eficácia comprovada e que, além de evitar longas internações, principalmente nos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva], têm o objetivo de evitar óbitos pelo novo coronavírus”, salientou o gestor da saúde estadual.

HGE

Para que o paciente tenha acesso ao tratamento com Paxlovid, ele deve buscar o serviço público de saúde do município de origem, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Durante o atendimento, o paciente passará por avaliação, onde o médico irá averiguar se ele atende ao perfil exigido pelo MS para fazer uso da medicação.

O supervisor médico do Hospital Geral do Estado, médico Rodrigo Antônio de Melo, afirmou que o medicamento já está disponível na unidade e será utilizado conforme orientação do MS. “Nossa unidade tem disponibilidade do antiviral que é utilizado com boas respostas em pacientes que estão propícios a desenvolverem a Covid-19 de forma mais grave. Conforme as orientações recomendadas, iremos prescrever para todos os pacientes que necessitem utilizar o medicamento”, ressaltou.

Por Agência Alagoas

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque