Em Alagoas, 70 cidades registraram redução populacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o censo demográfico parcial, procedimento de aquisição, registro e cálculo sistemático de informações sobre os membros de uma determinada população.
De acordo com IBGE, entre as cidades onde houveram uma maior redução populacional estão Atalaia e Palmeira dos Índios. Em 2010, a população de Atalaia era de 44.379 habitantes; a prévia do Censo 2022 traz uma população de 37.356 pessoas no município. Já Palmeira tinha uma população de 70.434 habitantes e caiu para 68.534.
A prévia do censo de 2022, mostrou também que Penedo tinha em 2010, 60.389 habitantes e agora conta com 58.654, 1735 pessoas a menos.
As cidades que também registraram redução populacional são Água Branca, Anadia, Batalha, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coruripe, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia.
Seguem ainda na lista até o momento Major Isidoro, Maravilha, Mar Vermelho, Mata Grande, Matriz do Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Quebrangulo, Roteiro, São Brás, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.
Neste último levantamento, Maceió ainda não tinha atingido o número de 1 milhão de habitantes, com 960.667 pessoas recenseadas. Já a cidade de Marechal Deodoro, no Litoral Sul do estado, teve um crescimento populacional de mais de 15 mil pessoas. Há 12 anos, a população local era de 45.994 habitantes; atualmente, a prévia do levantamento contabiliza 61.177 habitantes.
Pindoba, na Região Norte de Alagoas, continua sendo o município com o menor número de habitantes, com uma prévia de 2.734 pessoas.
Por Aqui Acontece