Conecte-se Conosco

Alagoas

Central de Intérpretes de Libras faz 300 atendimentos em sete meses

Publicado

em

Serviço da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência proporciona acessibilidade à comunidade surda


Por agencia Alagoas

A Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Alagoas, serviço de acessibilidade ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) à comunidade surda alagoana, atingiu a marca de 300 atendimentos em sete meses de funcionamento.

O equipamento dá às pessoas com deficiência auditiva a possibilidade de serem acompanhadas por um intérprete de Libras-Português em atendimentos no serviço público, proporcionando, assim, inclusão e dignidade a esses cidadãos.

No topo da lista de demandas mais recorrentes estão as solicitações para interpretação em serviços de saúde. Mais de 80 dos 300 atendimentos feitos até agora se deram nessa área.

Isabel Alvim é surda e está sendo assistida por Patrícia Gonçalves, intérprete de Libras da CIL, em suas consultas de pré-natal. Segundo ela, esse acompanhamento tem sido fundamental para o bom andamento de sua gravidez. “Eu fui às primeiras consultas sem intérprete e foi muito difícil. A comunicação com os médicos era por escrito, com muitas palavras que eu não conheço, muitos termos técnicos da medicina, da ginecologia. Quando a Patrícia começou a ir comigo ficou tudo muito mais claro para mim e para o meu marido, que também é surdo”, confessa.

À espera de Yasmin, sua primeira filha, Isabel diz que se sente segura sabendo que terá tradução e interpretação no momento do parto. “Eu e o Gabriel queremos viver inteiramente essa emoção, é nosso direito. Eu confio nos profissionais da CIL e sei que eles vão poder me proporcionar a compreensão de todas as instruções da equipe médica, de tudo que estiver acontecendo comigo e com minha bebê antes, durante e depois do parto”, afirma.

Os intérpretes da CIL estão disponíveis para atender demandas referentes aos serviços públicos. Além do acompanhamento em consultas médicas no âmbito do SUS, atendimentos nos órgãos do judiciário, nas forças de segurança, solicitações para a emissão de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de trabalho são exemplos de acompanhamentos que podem ser feitos através da Central.

A secretária Aline Rodrigues, gestora da Secdef, afirma que os serviços públicos devem atender a todos os cidadãos e que, para isso, precisam dispor de recursos de acessibilidade. “A CIL é um desses recursos. O equipamento ficou desativado por um período e a comunidade surda sentiu muita falta. Nas primeiras reuniões que fizemos com entidades representativas nos foram feitos apelos para que voltássemos a oferecer tradutores e intérpretes de Libras. Os números mostram que a demanda é grande e estamos fazendo o possível para suprir as necessidades de todos”, declara.

Os atendimentos podem ser presenciais ou virtuais, por quaisquer meios digitais disponíveis para a adequada prestação do serviço. Para ser atendido é necessário agendar com antecedência por telefone (chamada de vídeo, de voz e mensagens de texto e de voz), no número (82) 98884-5403, ou pelo e-mail cil@secdef.al.gov.br.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque