Serviço da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência proporciona acessibilidade à comunidade surda
Por agencia Alagoas
A Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Alagoas, serviço de acessibilidade ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) à comunidade surda alagoana, atingiu a marca de 300 atendimentos em sete meses de funcionamento.
O equipamento dá às pessoas com deficiência auditiva a possibilidade de serem acompanhadas por um intérprete de Libras-Português em atendimentos no serviço público, proporcionando, assim, inclusão e dignidade a esses cidadãos.
No topo da lista de demandas mais recorrentes estão as solicitações para interpretação em serviços de saúde. Mais de 80 dos 300 atendimentos feitos até agora se deram nessa área.
Isabel Alvim é surda e está sendo assistida por Patrícia Gonçalves, intérprete de Libras da CIL, em suas consultas de pré-natal. Segundo ela, esse acompanhamento tem sido fundamental para o bom andamento de sua gravidez. “Eu fui às primeiras consultas sem intérprete e foi muito difícil. A comunicação com os médicos era por escrito, com muitas palavras que eu não conheço, muitos termos técnicos da medicina, da ginecologia. Quando a Patrícia começou a ir comigo ficou tudo muito mais claro para mim e para o meu marido, que também é surdo”, confessa.
À espera de Yasmin, sua primeira filha, Isabel diz que se sente segura sabendo que terá tradução e interpretação no momento do parto. “Eu e o Gabriel queremos viver inteiramente essa emoção, é nosso direito. Eu confio nos profissionais da CIL e sei que eles vão poder me proporcionar a compreensão de todas as instruções da equipe médica, de tudo que estiver acontecendo comigo e com minha bebê antes, durante e depois do parto”, afirma.
Os intérpretes da CIL estão disponíveis para atender demandas referentes aos serviços públicos. Além do acompanhamento em consultas médicas no âmbito do SUS, atendimentos nos órgãos do judiciário, nas forças de segurança, solicitações para a emissão de documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de trabalho são exemplos de acompanhamentos que podem ser feitos através da Central.
A secretária Aline Rodrigues, gestora da Secdef, afirma que os serviços públicos devem atender a todos os cidadãos e que, para isso, precisam dispor de recursos de acessibilidade. “A CIL é um desses recursos. O equipamento ficou desativado por um período e a comunidade surda sentiu muita falta. Nas primeiras reuniões que fizemos com entidades representativas nos foram feitos apelos para que voltássemos a oferecer tradutores e intérpretes de Libras. Os números mostram que a demanda é grande e estamos fazendo o possível para suprir as necessidades de todos”, declara.
Os atendimentos podem ser presenciais ou virtuais, por quaisquer meios digitais disponíveis para a adequada prestação do serviço. Para ser atendido é necessário agendar com antecedência por telefone (chamada de vídeo, de voz e mensagens de texto e de voz), no número (82) 98884-5403, ou pelo e-mail cil@secdef.al.gov.br.