Os municípios podem enviar as experiências até o próximo dia 24 de novembro
Por assessoria
A Secretaria da Primeira Infância (Cria) lançou o edital do Prêmio Cria que vai selecionar e premiar os municípios alagoanos cujas experiências em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância sejam exitosas, de acordo com os critérios de avaliação que constam no edital.
Os municípios interessados em participar da seleção devem enviar solicitação por meio de ofício expedido pelo chefe do executivo municipal direcionado ao Cria pelo e-mail criancaalagoana@ gmail.com . O prazo para envio da solicitação de inscrição iniciou no dia 08/11 e se estenderá até o próximo dia 24/11/2023, às 23h59. Cada município poderá inscrever até três propostas.
Entre os critérios que serão considerados estão os seguintes: relevância da experiência, ou seja, a abrangência da proposta em abordar questões críticas intersetoriais relacionadas à primeira infância, como saúde, educação, nutrição, desenvolvimento cognitivo e emocional, entre outros; o impacto social na vida das crianças e suas famílias e a contribuição para melhoria das condições de vida das crianças na primeira infância; equidade e inclusão a fim de reconhecer as necessidades específicas das crianças negras, indígenas e de outras minorias étnicas, incluindo no rol de preocupações a coleta de dados desagregados por raça e etnia, visando garantir que o impacto da proposta em diferentes grupos seja monitorado.
Além de inovação com soluções criativas para os desafios enfrentados pela primeira infância. Outros critérios serão a sustentabilidade, envolvimento da comunidade, incluindo famílias, escolas, organizações não governamentais e outros atores relevantes.
O Prêmio Cria deve contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos na Lei Estadual nº 7.965, de 09 de janeiro de 2018 (Criança Alagoana), destinada à garantia dos direitos das crianças na primeira infância, à diminuição das desigualdades e ao fortalecimento das competências e melhoria das condições de vida das famílias em situação desfavorável para exercerem sua função de cuidado e proteção dos filhos.
O resultado definitivo será no dia 5 de dezembro e a cerimônia de premiação será no dia 11 de dezembro. “O Prêmio Cria é uma forma de valorizarmos experiências que contribuam para o desenvolvimento saudável e responsável da primeira infância. Nossa intenção é que os exemplos possam ser compartilhados e estimulem municípios, instituições, entre outros, a ter um olhar mais cuidadoso para a primeira infância”, afirmou a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.
O edital pode ser consultado em https://www.cria.al.gov.br/documentos/category/63-premio-cria
Prêmio Cria terá categoria Criança Destaque
As inscrições começam nesta sexta-feira (10) e podem ser realizadas até o próximo dia 30 de novembro
A primeira edição do Prêmio Cria, uma iniciativa da Secretaria da Primeira Infância (Cria), terá a categoria Criança Destaque. De acordo com o regulamento publicado nesta sexta (10/11), podem participar crianças de até 6 anos de idade por meio de um vídeo, com duração de até 3 minutos, sobre uma história inspiradora relacionada ao seu desenvolvimento e superação de desafios da criança. O vídeo poderá ser gravado pela própria criança ou o responsável legal. A inscrição inicia nesta sexta-feira (10/11) e poderá ser realizada até o próximo dia 30/11, às 23h59.
O Prêmio Cria vai selecionar 10 crianças a partir da avaliação do Comitê Alagoano do Prêmio Cria, instituído pela Portaria 08/2023, disponibilizado no Diário Oficial do Estado no dia 8 de novembro de 2023, inclusive com o edital para os municípios interessados em se inscrever na iniciativa já que o Prêmio Cria terá uma categoria também para os municípios.
Os responsáveis pelas crianças podem fazer as inscrições exclusivamente pelo formulário disponibilizado no GoogleForms no link: https://docs.google.com/forms/d/1bkXsgVjvQCJkjxatf7nYs-MI1iQv4a8u_ro_mspz3Z8/edit .
São requisitos para fazer a inscrição, a comprovação que criança tem até 6 anos, de que reside em Alagoas por no mínimo um ano. Os responsáveis devem anexar ao formulário os seguintes documentos e informações: certidão de nascimento da criança, documento oficial com foto do responsável legal da criança, o vídeo e a leitura do termo de condições anexado ao formulário do Google Forms e concordância com seus termos.
Serão considerados como critérios pelo Comitê Alagoano do Prêmio Cria três itens: Estrelas de Alagoas (30 pontos); palavras mágicas (30 pontos) e campeões de coragem (40 pontos). O primeiro item é referente ao reconhecimento e valorização das realizações e habilidades excepcionais em áreas relacionadas à inteligência, esportes ou arte, incluindo conquistas esportivas ou criativas de destaque. O segundo se reporta a mensagem inspiradora que a criança (ou responsável) compartilha em seu vídeo. Dessa forma, possa motivar outras pessoas a se envolverem nas áreas temáticas relacionadas à primeira infância. E o terceiro item descreve a narrativa de uma criança que enfrentou desafios ou adversidades significativas em sua vida e conseguiu superá-los, muitas vezes alcançando conquistas notáveis apesar das dificuldades.
Caso haja empate, serão utilizados como critérios para chegar aos selecionados ter o Cartão Cria, estar matriculado na rede pública de ensino ou pertencer à etnia indígena ou quilombola. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
O edital, o formulário de inscrição e o regulamento podem ser consultados no link https://www.cria.al.gov.br/documentos/category/63-premio-cria