Conecte-se Conosco

Alagoas

HUPAA promove seminário de enfrentamento ao racismo institucional

Publicado

em

Evento contou com apresentação musical, conferência e mesa redonda

Maceió (AL) – Em alusão ao Novembro Negro (Dia Nacional da Consciência Negra) e com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no hospital na intenção de combater o racismo institucional, o “Seminário de Enfrentamento ao Racismo Institucional: Potencializando Ações Antirracistas” foi realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-UFAL), no último dia 23.

O evento, promovido pelo Movimento Antirracista do HUPAA (Negrhu) em parceira com o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL), foi teve lugar no auditório geral do hospital e contou com apresentação musical do grupo Som a Dois, conferência sobre enfrentamento ao racismo institucional e mesa-redonda que debateu ações que têm como potencialidades o enfrentamento ao racismo.

A iniciativa contou com a participação de profissionais do hospital, residentes, docentes, discentes e representantes de movimentos sociais que têm interesse na temática.

Estiveram presentes na mesa de abertura o superintendente do Hospital, professor Célio Rodrigues; representando a Gerência de Ensino e Pesquisa, Janatar Stella Vasconcelos de Melo; representando o Negrhu, Maria Helena Araújo; representando o CRESS-AL, Regina da Silva; a representante da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Andreia Pacheco e a Professora Associada do Curso de Letras-Libras e do Mestrado Profissional em Letras da UFAL e Coordenadora Geral do Consórcio Nacional de Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígenas e grupos correlatos (CONNEABS), Lígia dos Santos Ferreira.

O Superintendente, professor Célio Rodrigues, entende como inadmissível os diversos tipos de preconceitos. “Nosso país tem uma dívida histórica e, apesar de hoje termos uma política de cotas, ainda é pouco. Precisamos combater o preconceito no dia a dia e discutir esse tipo de assunto. Combater o racismo é nossa missão enquanto profissionais da saúde, enquanto SUS e enquanto universidade plural. Esperamos que essa discussão saia dessas paredes e que o movimento Negrhu só cresça”, afirma.

A integrante do Negrhu, a assistente social do HUPAA, Maria Helena Araújo, destaca que o objetivo do evento é dar continuidade ao processo formativo de enfrentamento ao racismo institucional, ao tempo em que explicita o compromisso institucional assumido pelo HUPAA frente à temática antirracista, ao publicar a Portaria SEI nº 06, de 31 maio de 2023.  “A grande importância desse momento é a instituição reconhecer e assumir o compromisso de que o racismo é institucional. Para tanto, o processo formativo antirracista já desenvolvido há mais de dois anos no Hospital Universitário, passa a contar com a instituição de uma comissão responsável em dar prosseguimento a esse processo”, enfatiza.

Sobre o Negrhu

O Negrhu surgiu como um movimento antirracista do HUPAA, porém, através da Portaria – SEI nº 06, de 31 de maio de 2023, ele se tornou comissão. O Negrhu se insere no movimento étnico-racial, imbuído no combate ao racismo no Hupaa, através de diversas atividades, envolvendo a participação dos segmentos de residentes, preceptoras/es e tutores/as em parceria com o Consórcio de Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e grupos correlatos (CONNEABS) da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI/UFAL).

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Paulina Oliveira com revisão de Danielle Campos

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque