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AMA inova com lançamento da nova marca e da Feira dos Municípios

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Por AMA

Após um hiato desde 2019, a Feira dos Municípios Alagoanos retorna em 2026, reafirmando seu papel como vitrine das potencialidades culturais, turísticas e econômicas dos municípios do estado. O lançamento oficial foi feito durante a reunião da AMA, desta segunda-feira, dia 09, que também apresentou a nova identidade visual, após 40 anos.

Organizada pela Entidade, a feira é reconhecida por reunir milhares de alagoanos e turistas, promovendo a cultura local por meio de apresentações artísticas, exposições de artesanato e culinária típica. A última edição, realizada em 2019 no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, contou com mais de 90 estandes, destacando a diversidade e riqueza cultural dos municípios participantes.

Para o presidente Marcelo Beltrão a feira é uma grande vitrine dos municípios, além de gerar inúmeras oportunidades de negócios. ” Os 102 município serão os verdadeiros protagonistas da história, cultura, arte , em um espaço preparado especialmente para eles”

A edição de 2026 também terá o Congresso dos Municípios Alagoanos, espaço dedicado à capacitação de servidores municipais. O congresso, que teve edições em 2019, 2023 e 2024, abordou temas como gestão pública, finanças e inovação, reunindo especialistas e autoridades para discutir soluções práticas para os desafios enfrentados pelas administrações municipais.

Grandes nomes nacionais estão sendo esperados para o evento que pretende reunir de 21 a 24 de janeiro milhares de pessoas no Centro de Convenções de Maceió.

Nesta terça-feira, dia 10, a comissão organizadora da Feira dos Municípios Alagoanos realizará uma apresentação exclusiva voltada para possíveis patrocinadores e parceiros institucionais. O encontro terá como objetivo demonstrar as potencialidades do evento, além de apresentar as oportunidades de visibilidade e relacionamento que a feira oferece aos apoiadores.

O presidente do Fórum de Cultura, Igor  fez questão de dizer que além de ser um grande investimento, a feira promove a economia criativa, oferecendo grandes oportunidades aos participantes.

Identidade visual

Nova logomarca da AMA

A marca da AMA traduz a missão de integrar e fortalecer os 102 municípios do estado, promovendo o desenvolvimento regional sustentável, a defesa dos interesses municipalistas e o aprimoramento da gestão pública em Alagoas.

O desenho fluido da tipografia simboliza os caminhos de diálogo e cooperação que percorrem todas as regiões do estado — do sertão ao litoral, da zona da mata ao agreste —, reafirmando o compromisso da AMA com uma representação ampla e democrática, na qual cada município tem voz ativa.

A transição cromática em degradê, do vermelho ao azul, reflete a pluralidade e a diversidade dos territórios, culturas e desafios locais, evidenciando o papel da Associação como um espaço de convergência, articulação e construção coletiva de soluções.

O contorno do mapa de Alagoas que envolve a marca não representa um limite, mas um símbolo de integração. Expressa o compromisso permanente da AMA com os cidadãos e gestores municipais, colocando os interesses dos municípios no centro da formulação e defesa das políticas públicas estaduais.

Mais do que uma entidade representativa, a AMA é um elo institucional que fortalece o pacto federativo em Alagoas, contribuindo para um estado mais coeso, desenvolvido e justo — onde o crescimento de cada município se traduz no progresso de todo o território alagoano.

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Piaçabuçu

Reunião discute ampliação da produção leiteira em Piaçabuçu com apoio do Banco do Nordeste, Emater e Associação de Produtores

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Nesta quinta-feira, 12 de junho, foi realizada uma importante reunião na sede improvisada da coletagem de leite em Piaçabuçu, reunindo representantes do Banco do Nordeste, da Emater, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Associação de Produtores de Leite do município. O encontro teve como foco o fortalecimento do projeto Prodeter, voltado ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite na região.

Atualmente, o município conta com nove produtores que juntos somam uma produção média de 700 litros de leite por dia. O objetivo da iniciativa é ampliar esse volume, promovendo melhorias na qualidade, na logística e no acesso a crédito e assistência técnica especializada.

O presidente da Associação de Produtores, Antônio Valério, destacou a importância do encontro.

“Esse diálogo com os parceiros institucionais é fundamental para que a gente possa crescer com organização e apoio técnico. Estamos muito otimistas com os próximos passos do Prodeter aqui em Piaçabuçu”, afirmou.

Já o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Deda Lobo, reforçou o papel das parcerias.

“É unindo esforços que vamos conseguir transformar a realidade da produção leiteira no município. O apoio do Banco do Nordeste, da Emater e o envolvimento direto dos produtores e técnicos da nossa secretaria são a base desse avanço.”

A reunião contou ainda com a participação de técnicos da Secretaria Municipal e produtores locais, que contribuíram com propostas e sugestões para a elaboração de um plano de ação conjunto, alinhado às metas do Prodeter e às necessidades da produção leiteira de Piaçabuçu.

Além da reunião, os participantes também realizaram uma visita à antiga sede da associação, atualmente desativada, com o objetivo de avaliar as ações necessárias para sua reativação. A proposta é retomar o funcionamento da sede própria, fortalecendo os laços entre os produtores e ampliando a estrutura de apoio à cadeia leiteira local.

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Alagoas

Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais 

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Placar da votação é de 6 votos a 1 até o momento

Por Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (11) a favor da responsabilização das plataformas que operam as redes sociais pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.

Até o momento, o placar da votação é de 6 votos a 1 para que as plataformas sejam responsabilizadas civilmente na Justiça pelos conteúdos ilícitos, como postagens antidemocráticas e contra o sistema eleitoral, discursos de ódio (racismo e homofobia), incitação de crimes contra autoridades e transmissão de lives que induzem ao suicídio e à automutilação de crianças e adolescentes. 

Após a formação da maioria, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira (12), quando os demais ministros votarão a tese jurídica que vai definir as regras para aplicação da decisão.

A Corte julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

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De acordo com o dispositivo, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo. 

Votos

Na sessão de hoje, o ministro Gilmar Mendes considerou que o Artigo 19 é “ultrapassado” e que a regulamentação das redes sociais não representa uma ameaça à liberdade de expressão.

Para o ministro, o “modelo de irresponsabilidade das plataformas” não pode ser mantido.

“A retórica corporativa tem instrumentalizado a liberdade de expressão para preservar modelos de negócio, mantendo o status quo, no qual decisões com impactos profundos sobre a democracia são tomadas de forma opaca e sem prestação de contas”, afirmou. 

Cristiano Zanin votou pela inconstitucionalidade do artigo e afirmou que o dispositivo não é adequado para proteger os direitos fundamentais e impõe aos usuários o ônus de acionar o Judiciário em caso de postagens ofensivas e ilegais.

“Essa liberdade de expressão pode estar sendo mal utilizada para atacar o Estado de Direito, a incolumidade física das pessoas, inclusive crianças e adolescentes”, afirmou Zanin.

Nas sessões anteriores, os  ministros Luiz Fux e Dias Toffoli votaram para permitir a exclusão de postagens ilegais por meio de notificações extrajudiciais, ou seja, pelos próprios atingidos, sem decisão judicial prévia.

Luís Roberto Barroso diz que a ordem judicial é necessária para a remoção somente de postagens de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria”). Nos demais casos, a notificação extrajudicial é suficiente para a remoção de conteúdo, mas cabe às redes o dever de cuidado para avaliar se as mensagens estão em desacordo com as políticas de publicação.

O único voto divergente foi proferido pelo ministro André Mendonça, que votou pela manutenção das atuais regras que impedem a responsabilização direta das redes.

Casos julgados

O STF julga dois casos concretos que envolvem o Marco Civil da Internet e que chegaram à Corte por meio de recursos.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google. 

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Alagoas

Penedense recebe o Juazeirense no domingo (15), pela Série D, no Estádio Alfredo Leahy

Estádio Alfredo Leahy, em Penedo – Foto: divulgação

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Por redação | Fonte aqui acontece

O Sport Club Penedense volta a campo neste domingo, 15 de junho, em mais um importante compromisso pela Série D do Campeonato Brasileiro. O adversário da vez é o Juazeirense, em partida válida pela 9ª rodada da competição nacional.

O confronto será realizado às 16h, no Estádio Alfredo Leahy, em Penedo. Após o empate na rodada anterior, o alvirrubro ribeirinho busca retomar o caminho das vitórias e conta com o apoio da torcida para transformar o estádio em um verdadeiro caldeirão.

Os ingressos antecipados estão disponíveis por R$ 20 e podem ser adquiridos na sede do clube ou na loja Center Cell. A diretoria reforça o convite aos torcedores: “Vamos juntos empurrar o Penedense rumo a mais uma vitória!”

A expectativa é de casa cheia e clima de decisão nas arquibancadas. Vista sua camisa, leve sua bandeira e apoie o representante penedense em mais um capítulo da sua caminhada na Série D.

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