Conecte-se Conosco

Alagoas

Alagoas retoma aulas presenciais nas redes pública e privada no dia 21 de janeiro, afirmou o governador

Publicado

em

Governador de Alagoas faz balanço sobre o ano de 2020 — Foto: Reprodução

Estado tem registrado altas seguidas na média de mortes e de casos confirmados. Suspensas em março, aulas presenciais estão autorizadas apenas para adultos desde outubro.

Por G1 AL

O governador de Alagoas disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (21) que o estado está preparado para enfrentar os casos de Covid-19 e, se for necessário, pode endurecer os decretos de emergência para aglomerações e festas de fim ano. Entretanto, apesar de o estado apresentar aumento do número de casos e mortes causadas pela doença, Renan Filho (MDB) anunciou que as aulas presenciais das redes pública e privada retornam no dia 21 de janeiro de 2021.

Suspensas em março por causa da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais estão autorizadas apenas para adultos desde outubro. O governador não informou se haverá restrição de turma e idade para essa nova etapa prevista para janeiro, disse apenas que, inicialmente, será autorizado o retorno para 50% da rede particular e 30% da rede pública.

Os detalhes devem constar em um novo decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), também sem data definida.

“Nós estamos nos reunindo com nossa equipe e fazendo todos os ajustes necessários. Independe das questões de Covid-19, se for necessário vamos intensificar as medidas do governo, ampliar os leitos. Mas a partir do ano que vem, no dia 21 de janeiro, vamos retomar a educação em Alagoas com no mínimo 50% na rede privada e 30% na rede pública. Não dá mais para levarmos adiante a educação paralisada. Eu estou finalizando um novo decreto, que está sendo muito bem pensado, inclusive com situações de outros estados para retomarmos as aulas”, disse o governador.

“Nós estamos fazendo um protocolo com toda segurança. Não dá mais para as aulas ficarem suspensas. Vou me reunir com os prefeitos, mas caso o prefeito de alguma cidade entenda que não se deve abrir, então ele pode decidir por isso”, ponderou Renan Filho.

Para o cumprimento do calendário escolar de 2020, as escolas precisam se adequar e montar um calendário especial para a conclusão. Os objetivos de aprendizagem não alcançados em 2020 deverão ser concluídos em 2021.

Sobre os casos de Covid-19 em Alagoas, o governado fez um balanço positivo e disse que o estado tem todo o preparo para enfrentar a doença.

“Vieram me questionar que a gripe espanhola matou muito mais gente. Mas é claro, era outra realidade e o sistema não estava preparado. Nós estamos equipados para enfrentar a pandemia. Temos dois hospitais específicos. Já pensou se só tivéssemos o HGE, como não seria? Sobre as festa de fim de ano, se for necessário, nós podemos endurecer, sim, os decretos para evitar a disseminação desse vírus. Nós podemos involuir ou criar um novo decreto com novas exigências”, disse o governador.

Na entrevista coletiva, Renan Filho citou ainda a mudança de gestão na maioria das prefeituras do estado e disse que as medidas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus estão sendo discutidas com os gestores municipais do próximo mandato.

“Vamos tomar algumas medidas para tomar mais segurança, porque os casos [de Covid-19] aumentam e as mortes aumentam. Então precisamos dar uma resposta. É óbvio que não endureceremos como iniciamos no pico, mas vamos discutir algumas questões, como deve ser o funcionamento de bares, de eventos, de coisas que permitem que as pessoas corram risco maior”, afirmou Renan Filho.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque