O Estado de Alagoas será representado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) na terceira edição do Congresso Nacional de Juntas Comerciais (CONAJ) e na edição inaugural do Congresso Internacional de Registro Empresarial (CIREM), ambos realizados na próxima semana no Rio Grande do Sul.
Com o tema “A transformação digital transpondo fronteiras”, os eventos, que ocorrem entre 1º e 3 de dezembro, trarão discussões acerca da evolução do ambiente de negócios no país.
Entre outros assuntos, serão destacadas as boas experiências de outros países, como a Estônia e Chile, e uma valorização da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que possui as Juntas Comerciais como integradoras estaduais em cada uma das unidades federativas.
As reuniões acontecerão de forma híbrida, com participação presencial e online. Representando o Estado de Alagoas, estarão presentes no estado sulista o presidente da Juceal, Carlos Araújo, o vice-presidente da Juceal, Fábio de Lima, e o procurador-geral João Paulo Gaia.
“Os números nacionais de aberturas empresariais mostram que o país vive um período único quanto ao registro de negócios e isso se deve muito pelo grande trabalho feito pelas Juntas Comerciais em todo o território nacional. Com esses eventos, queremos ir além. Queremos expandir as discussões, mostrar que a Redesim é algo envolve todo o ambiente de negócios e que o registro é apenas o primeiro passo desse desenvolvimento que almejamos”, explica o presidente Carlos Araújo.
Os dias de eventos serão divididos em palestras e painéis que abordarão também desburocratização, reforma tributária, integração nacional, compliance, lei da liberdade econômica, lei geral de proteção de dados (LGPD) e modernização do ambiente para pequenos e médios negócios.
As inscrições presenciais estão esgotadas – sendo solicitado o passaporte vacinal –, mas o público geral poderá participar virtualmente através do link: III CONAJ e I CIREM. Os congressos são eventos promovidos pela Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju).
Por Assessoria