Conecte-se Conosco

Alagoas

Alexandre Ayres: um milhão de doses da Coronavac imuniza 500 mil pessoas

Publicado

em

Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres assinou Protocolo de Intenções para aquisição da Coronavac nesta quarta (16) Carla Cleto

por agencia Alagoas

Secretário de Estado da Saúde reforça que a projeção de vacinar a população alagoana será a partir de fevereiro, com prioridades para grupos de risco

Após anunciar a assinatura de um Protocolo de Intenções para aquisição da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida no Instituto Butantan, em parceria com a fabricante chinesa Sinovac, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, explica que foi solicitado, durante a reunião com Raul Machado Neto, diretor de Estratégia Institucional do instituto, um milhão de doses do imunizante. O titular da Sesau concede nesta quinta-feira (16), às 9h30, uma coletiva on-line, para tratar sobre o planejamento de Alagoas para imunizar a população.

“Por meio do nosso manifesto junto ao Instituto Butantan, solicitamos a disponibilização de um milhão de doses da vacina Coronavac. Como cada cidadão precisa tomar duas doses da vacina, em duas oportunidades, o Estado de Alagoas teria um quantitativo para imunizar 500 mil pessoas. É claro que a vacina não será disponibilizada em sua totalidade, de forma imediata”, informou o secretário.

A projeção da Secretaria de Estado da Saúde é que a vacinação contra a Covid-19 seja iniciada em Alagoas a partir de fevereiro de 2021, e a população passe a ter acesso aos imunizantes. “É importante ressaltar que a prioridade no ato da vacinação é dos grupos de risco, que são os idosos, doentes crônicos e profissionais de saúde. Nós temos aproximadamente 80 mil profissionais de saúde, incluindo a rede pública e privada, que estão atuando na linha de enfrentamento ao coronavírus e precisam estar imunizados para continuarem desempenhando este importante trabalho”, contextualiza o secretário.

Plano Nacional de Imunização – O secretário Alexandre Ayres também fez uma abordagem acerca do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Entre os destaques, Alexandre Ayres ressaltou a pactuação do Governo de São Paulo e Governo Federal para garantir a prioridade para os estados que demonstraram interesse na aquisição da Coronavac.

“Dez estados formalizaram parceria com o Governo de São Paulo e Alagoas está entre eles. Nesta pactuação, o Estado de Alagoas está inserido como prioritário para o recebimento dos imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan. Ou seja, em caso de o Governo Federal decidir pela aquisição da vacina Coronavac, de 15 de janeiro até o final do mês de março, serão disponibilizadas 46 milhões de doses. Se o Governo Federal opte em adquirir outra vacina, o Governo do Estado de São Paulo dará sequência ao envio de doses da Coronavasc que assinaram o Protocolo de Intenções”, justifica o secretário.

Anvisa – O Governo de São Paulo vai enviar, até o dia 23 de dezembro, o resultado dos testes da vacina Coronavac no Brasil à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é conseguir o registro definitivo do imunizante.

A CoronaVac está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada, antes da liberação pela Anvisa. Para que a vacina comece a ser distribuída, existe a necessidade de o Instituto Butantan encaminhar um relatório à Anvisa e que o órgão aprove o uso da vacina.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Paulo Dantas destaca protagonismo feminino no Governo de Alagoas durante o P20

Publicado

em

Governador destacou que o Estado tem maioria feminina no secretariado e que quanto mais mulheres na política, haverá mais política para as mulheres

O governador Paulo Dantas destacou o protagonismo das mulheres no governo estadual durante a cerimônia de abertura da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20. Com o lema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, o evento ocorreu no Centro de Convenções de Maceió.  No discurso, Paulo ressaltou que Alagoas, tradicionalmente conhecida como “terra de cabra macho”, agora se orgulha de ser reconhecida como “terra de mulheres extraordinárias”.

Ele enfatizou ainda que o secretariado do Governo de Alagoas é composto majoritariamente por mulheres, constituindo 61% dos cargos de liderança, um feito inédito no Brasil. “São mulheres que lideram políticas públicas, bons projetos e ações do governo de Alagoas. É maioria feminina comandando o primeiro escalão. Somos o único estado na história do Brasil a ter a maioria feminina comandando as principais políticas. Na minha avaliação, quanto mais mulheres na política, teremos mais política para as mulheres”, afirmou o governador.

Além de elogiar a competência e a contribuição das mulheres na administração pública, Paulo Dantas destacou os resultados positivos obtidos pelo Estado em 2023. Segundo ele, Alagoas foi o estado do Nordeste com maior crescimento econômico, atingindo 6,5%, o dobro da média nacional e da região nordestina. O governador também mencionou o desempenho do estado na geração de empregos, sendo o quinto no Brasil em criação de postos de trabalho no trimestre, e o quarto no índice de crescimento econômico.

Dantas apontou ainda o destaque de Alagoas em investimentos públicos e a redução do percentual de pessoas em extrema pobreza. “Fomos ainda o estado que mais se destacou na arrecadação de ICMS no ano passado. Isso é dinâmica econômica, atração de investimentos e faz a roda da economia girar como um todo”, comentou.

O governador sublinhou a importância de conviver com opiniões divergentes e defendeu o fim da rivalidade e polarização política, que, para ele, ameaçam a supremacia democrática da nação. Ele parabenizou os organizadores do evento e colocou o Poder Executivo Estadual à disposição para debater sobre igualdade de gênero, aproveitando a experiência acumulada na administração estadual.

A deputada federal Benedita da Silva, coordenadora-geral do P20, defendeu maior participação das mulheres na política para equiparar a representação feminina no Poder Legislativo. “Precisamos que vocês assumam, conosco, a missão de dar continuidade a esse trabalho”, afirmou ela, ao se referir aos parlamentares mais jovens.

Benedita destacou que o objetivo é garantir a paridade de gênero nos debates. “Queremos garantir equidade, enfrentar essa batalha e essa luta. Nós mulheres ainda temos que travar muitas batalhas para que tenhamos uma justa representatividade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lembrou que é a primeira vez que se discutem, de maneira exclusiva, as questões que impactam diretamente a participação das mulheres na política e na sociedade, nos planos nacional e mundial.

Para Lira, é fundamental “eliminar a discriminação no local de trabalho, garantir salários iguais por trabalho igual, promover acesso à educação de qualidade e oportunidades de capacitação profissional para a população feminina”.

Arthur Lira destacou ainda a escolha da cidade de Maceió para sede do encontro. O presidente citou mulheres alagoanas importantes na história brasileira, como a psiquiatra Nise da Silveira, a advogada Almerinda Farias Gama, a heroína Ana Lins, a médica e professora Lily Lages, e a jogadora de futebol Marta.

O EVENTO

As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. Este encontro proporcionará uma oportunidade única para ampliar a participação das parlamentares em discussões cruciais no cenário mundial.

A reunião incluirá sessões de trabalho focadas na ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, haverá a possibilidade de reuniões bilaterais, permitindo o intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

Estão presentes na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 cinco organismos internacionais – União Interparlamentar, União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e representantes de 26 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Bolívia e Paraguai. Ao todo, 171 parlamentares participam do encontro.

Continue lendo

Alagoas

Aumento constante nos preços do etanol e da gasolina tem feito do GNV uma alternativa para motoristas

Publicado

em

Além de econômico, o gás natural veicular é o combustível menos poluente

O Gás Natural Veicular (GNV) é conhecido, entre vários benefícios, por ser um combustível menos poluente desde a produção até a queima. A conversão de gasolina e etanol para o GNV tem sido uma alternativa principalmente para motoristas que prezam por um estilo de vida mais sustentável.

A instalação de GNV deve ser feita por profissionais qualificados, e alguns detalhes devem ganhar mais atenção do motorista, como a troca dos filtros e das velas. Além disso, a tubulação deve ficar protegida e a válvula de segurança deve ser acionada somente em caso de vazamento.

Ediberto Omena, diretor presidente da Algás, destaca onde o serviço de adaptação de veículos pode ser feito. “É importante que o consumidor procure a adaptação para o GNV em oficinas credenciadas pelo Inmetro, onde todas as normas estabelecidas são seguidas a rigor”.

Além de ser um combustível mais limpo, outra vantagem da conversão para GNV é a sua economia, garantindo um custo benefício para o motorista. No site https://algas.com.br/gas-natural/gnv/ é possível realizar um comparativo de preços e observar a diferença na economia mensal em relação a outros combustíveis.

Todos os tipos de veículos podem ser convertidos, e em alguns modelos os cilindros podem ser instalados na parte inferior do veículo. O diretor presidente afirma também que “quanto mais espaço você tiver disponível no porta-malas, maior poderá ser o cilindro utilizado, aumentando assim a autonomia do veículo”.

Continue lendo

Alagoas

Governo de Alagoas lança dia 23 programa para construção de 56 escolas estaduais

Publicado

em

O maior programa de construção de escolas públicas da história de Alagoas será lançado no próximo domingo (23). Trata-se do “Escola do Coração”, que foi idealizado pelo Governo de Alagoas e prevê a construção de 56 novas unidades – incluindo escolas indígenas – em diversas regiões do estado.

O lançamento oficial vai acontecer em solenidade que contará com a presença do governador Paulo Dantas, a partir das 11h, na Escola Municipal Marinete Neves, na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste alagoano, onde também será assinada a Ordem de Serviço para a construção de mais uma unidade da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Com um investimento de quase R$ 500 milhões, o programa, inclusive, também contempla ginásios poliesportivos. A expectativa é de que mais de 57 mil estudantes sejam diretamente beneficiados.

“Este programa, que visa à universalização do ensino integral em Alagoas, é um verdadeiro marco para o nosso estado. Nos últimos 24 anos, a população alagoana viu 46 escolas serem construídas. Agora, com o Escola do Coração, o governador Paulo Dantas vai entregar, até 2026, 56 novas unidades. Isso só reforça o compromisso do Governo de Alagoas, que não só vem aprimorando a infraestrutura escolar, como, também, valorizando o servidor e garantindo oportunidades para todos, por meio de uma educação pública de qualidade”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Estrutura

Serão três formatos de escola. Cada uma delas terá 12, 6 ou 4 salas de aula.

Ao todo, serão 43 unidades do tipo 12 salas – perfazendo um investimento de R$ 440 milhões –, cada uma com capacidade para acolher até 1,2 mil estudantes, com espaço para auditório, biblioteca, salas de informática e do grêmio, bicicletário, pátio coberto, cozinha completa, estacionamento, entre outros, concebidos com vistas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual.

O programa vai contemplar, ainda, cinco escolas do tipo 6 salas, com cada unidade preparada para receber até 600 estudantes. Já as oito escolas do tipo 4 salas terão capacidade para acolher até 400 alunos.

Distribuição

A escolha das cidades nas quais as escolas serão construídas seguiu critérios técnicos, como a demanda por vagas em cada região. Maceió, por exemplo, será presenteada com nove unidades – que irão beneficiar cerca de dez mil estudantes –, sendo três no complexo residencial Benedito Bentes.

Localizadas nos municípios de Junqueiro, Senador Rui Palmeira e Delmiro Gouveia, três delas, inclusive, já estão funcionando. As outras 53 que integram o programa estão sendo erguidas nas seguintes localidades:

Região Metropolitana de Maceió:  Maceió (9 unidades), Satuba (1), Pilar (1), Atalaia (1), Rio Largo (1)


Agreste: Palmeiras dos Índios (6), São Sebastião (3), Feira Grande (2), Traipu (2), Coité do Nóia (1), Taquarana (1), Campo Grande (1), Arapiraca (1), Craíbas (1), Estrela de Alagoas (1), Cacimbinhas (1) e Limoeiro de Anadia (1);

Sertão: Pariconha (2 unidades), Olho d’Água do Casado (1), Inhapi (1), Água Branca (1), Carneiros (1), Maravilha (1), São José da Tapera (1);

Zona da Mata: União dos Palmares (1), Ibateguara (1),Branquinha (1),Flexeiras (1);

Região Norte: Colônia Leopoldina (1), Japaratinga (1), São Miguel dos Milagres (1), Maragogi (1);

Região Sul: Jequiá da Praia (1), Roteiro (1); e

Baixo São Francisco: Porto Real do Colégio (1)

Continue lendo

Destaque