Conecte-se Conosco

Alagoas

Alunas do Centro de Belas Artes de Alagoas são convidadas para workshop de dança em Maceió

Publicado

em


As oficinas são ministradas por duas bailarinas que estudaram na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Por João Brito/Ascom Secult

Estudantes do curso de Ballet do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), foram convidadas por Luana Lins, primeira bailarina alagoana formada na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, para participarem da 3ª edição do workshop de dança que ocorreu na sala do anexo do Teatro Deodoro, Centro.

As oficinas foram ministradas pelas bailarinas Luana Lins, Jaqueline Brizolara e pelo dançarino Airton Robert. As professoras Luana e Jaqueline possuem formação na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, considerada uma das melhores escolas de ballet do mundo. Os participantes tiveram aulas de jazz, ballet clássico e danças urbanas, além de conhecerem sobre montagem coreográfica.

Melissa Ferreira frequenta as aulas de ballet no Cenarte e foi uma das convidadas para o workshop de dança. Há cinco anos Melissa trabalha como professora de ballet para crianças de até 10 anos. Desde a infância ela sempre teve o sonho de ser bailarina, mas por questões financeiras acabou adiando esse sonho.

Para ela, ter aulas com a Luana é uma felicidade enorme. “Luana é um talento alagoano e desde que ela começou a realizar os workshops que tenho vontade de aprender com ela. Então, para mim é um prazer poder ser aluna dela e por meio disso crescer como bailarina e professora também. Hoje estar no Cenarte me dá a oportunidade de permanecer vivendo esse sonho”, disse a bailarina.

Stephanie Oliveira é professora de Biologia e frequenta as aulas de ballet no Cenarte. Ela também recebeu o convite para frequentar as oficinas de dança e comentou que se sentiu lisonjeada ao ser convidada para participar do workshop.

“Foi no Cenarte que eu descobri o meu gosto pela dança, nunca me identifiquei com nenhum tipo de dança. No ballet sempre me senti forte em relação a testar meu corpo. Tem sido muito proveitoso participar do workshop e poder aprender com os ensinamentos das professoras, desde pequenos detalhes, como o porquê da cor das roupas, a prática dos passos. A experiência é única”, comentou Stephanie.

Além disso, as alunas participaram na noite desta terça-feira (04), do espetáculo “Uma noite em New York”, evento idealizado por Luana Lins e coreografado por Luana Lins, Jaqueline Brizolara e Airton Robert.

A idealizadora do workshop, Luana Lins, falou sobre a sensação de trazer mais uma edição do workshop para Maceió e presentear os alagoanos com um espetáculo inspirado nos grandes musicais da Broadway. “O espetáculo está lindo e estou muito feliz com o resultado desse trabalho, acredito que o público de Maceió irá se surpreender com o resultado”, disse a bailarina.

A ideia do espetáculo surgiu de uma forma inesperada. Luana recebeu uma bolsa para estudar na Broadway Dance Center e não pôde ir. Porém, isso ocasionou na ideia de proporcionar aos alagoanos a experiência de assistir uma apresentação inspirada nos musicais de Nova Iorque.

“A sensação de ser uma inspiração profissional para tantos jovens é de muita gratidão. Pois olho para toda a minha trajetória árdua e vejo que valeu a pena toda a dedicação. Foi na dança que eu me encontrei e me sinto realizada.  Com o meu processo para me tornar uma bailarina profissional aprendi a viver, me superar, criar as minhas oportunidades. Dediquem-se ao máximo, acreditem no potencial de vocês e mirem longe, sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, complementou a professora Luana Lins.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Paulo Dantas destaca protagonismo feminino no Governo de Alagoas durante o P20

Publicado

em

Governador destacou que o Estado tem maioria feminina no secretariado e que quanto mais mulheres na política, haverá mais política para as mulheres

O governador Paulo Dantas destacou o protagonismo das mulheres no governo estadual durante a cerimônia de abertura da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20. Com o lema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, o evento ocorreu no Centro de Convenções de Maceió.  No discurso, Paulo ressaltou que Alagoas, tradicionalmente conhecida como “terra de cabra macho”, agora se orgulha de ser reconhecida como “terra de mulheres extraordinárias”.

Ele enfatizou ainda que o secretariado do Governo de Alagoas é composto majoritariamente por mulheres, constituindo 61% dos cargos de liderança, um feito inédito no Brasil. “São mulheres que lideram políticas públicas, bons projetos e ações do governo de Alagoas. É maioria feminina comandando o primeiro escalão. Somos o único estado na história do Brasil a ter a maioria feminina comandando as principais políticas. Na minha avaliação, quanto mais mulheres na política, teremos mais política para as mulheres”, afirmou o governador.

Além de elogiar a competência e a contribuição das mulheres na administração pública, Paulo Dantas destacou os resultados positivos obtidos pelo Estado em 2023. Segundo ele, Alagoas foi o estado do Nordeste com maior crescimento econômico, atingindo 6,5%, o dobro da média nacional e da região nordestina. O governador também mencionou o desempenho do estado na geração de empregos, sendo o quinto no Brasil em criação de postos de trabalho no trimestre, e o quarto no índice de crescimento econômico.

Dantas apontou ainda o destaque de Alagoas em investimentos públicos e a redução do percentual de pessoas em extrema pobreza. “Fomos ainda o estado que mais se destacou na arrecadação de ICMS no ano passado. Isso é dinâmica econômica, atração de investimentos e faz a roda da economia girar como um todo”, comentou.

O governador sublinhou a importância de conviver com opiniões divergentes e defendeu o fim da rivalidade e polarização política, que, para ele, ameaçam a supremacia democrática da nação. Ele parabenizou os organizadores do evento e colocou o Poder Executivo Estadual à disposição para debater sobre igualdade de gênero, aproveitando a experiência acumulada na administração estadual.

A deputada federal Benedita da Silva, coordenadora-geral do P20, defendeu maior participação das mulheres na política para equiparar a representação feminina no Poder Legislativo. “Precisamos que vocês assumam, conosco, a missão de dar continuidade a esse trabalho”, afirmou ela, ao se referir aos parlamentares mais jovens.

Benedita destacou que o objetivo é garantir a paridade de gênero nos debates. “Queremos garantir equidade, enfrentar essa batalha e essa luta. Nós mulheres ainda temos que travar muitas batalhas para que tenhamos uma justa representatividade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lembrou que é a primeira vez que se discutem, de maneira exclusiva, as questões que impactam diretamente a participação das mulheres na política e na sociedade, nos planos nacional e mundial.

Para Lira, é fundamental “eliminar a discriminação no local de trabalho, garantir salários iguais por trabalho igual, promover acesso à educação de qualidade e oportunidades de capacitação profissional para a população feminina”.

Arthur Lira destacou ainda a escolha da cidade de Maceió para sede do encontro. O presidente citou mulheres alagoanas importantes na história brasileira, como a psiquiatra Nise da Silveira, a advogada Almerinda Farias Gama, a heroína Ana Lins, a médica e professora Lily Lages, e a jogadora de futebol Marta.

O EVENTO

As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. Este encontro proporcionará uma oportunidade única para ampliar a participação das parlamentares em discussões cruciais no cenário mundial.

A reunião incluirá sessões de trabalho focadas na ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, haverá a possibilidade de reuniões bilaterais, permitindo o intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

Estão presentes na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 cinco organismos internacionais – União Interparlamentar, União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e representantes de 26 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Bolívia e Paraguai. Ao todo, 171 parlamentares participam do encontro.

Continue lendo

Alagoas

Aumento constante nos preços do etanol e da gasolina tem feito do GNV uma alternativa para motoristas

Publicado

em

Além de econômico, o gás natural veicular é o combustível menos poluente

O Gás Natural Veicular (GNV) é conhecido, entre vários benefícios, por ser um combustível menos poluente desde a produção até a queima. A conversão de gasolina e etanol para o GNV tem sido uma alternativa principalmente para motoristas que prezam por um estilo de vida mais sustentável.

A instalação de GNV deve ser feita por profissionais qualificados, e alguns detalhes devem ganhar mais atenção do motorista, como a troca dos filtros e das velas. Além disso, a tubulação deve ficar protegida e a válvula de segurança deve ser acionada somente em caso de vazamento.

Ediberto Omena, diretor presidente da Algás, destaca onde o serviço de adaptação de veículos pode ser feito. “É importante que o consumidor procure a adaptação para o GNV em oficinas credenciadas pelo Inmetro, onde todas as normas estabelecidas são seguidas a rigor”.

Além de ser um combustível mais limpo, outra vantagem da conversão para GNV é a sua economia, garantindo um custo benefício para o motorista. No site https://algas.com.br/gas-natural/gnv/ é possível realizar um comparativo de preços e observar a diferença na economia mensal em relação a outros combustíveis.

Todos os tipos de veículos podem ser convertidos, e em alguns modelos os cilindros podem ser instalados na parte inferior do veículo. O diretor presidente afirma também que “quanto mais espaço você tiver disponível no porta-malas, maior poderá ser o cilindro utilizado, aumentando assim a autonomia do veículo”.

Continue lendo

Alagoas

Governo de Alagoas lança dia 23 programa para construção de 56 escolas estaduais

Publicado

em

O maior programa de construção de escolas públicas da história de Alagoas será lançado no próximo domingo (23). Trata-se do “Escola do Coração”, que foi idealizado pelo Governo de Alagoas e prevê a construção de 56 novas unidades – incluindo escolas indígenas – em diversas regiões do estado.

O lançamento oficial vai acontecer em solenidade que contará com a presença do governador Paulo Dantas, a partir das 11h, na Escola Municipal Marinete Neves, na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste alagoano, onde também será assinada a Ordem de Serviço para a construção de mais uma unidade da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Com um investimento de quase R$ 500 milhões, o programa, inclusive, também contempla ginásios poliesportivos. A expectativa é de que mais de 57 mil estudantes sejam diretamente beneficiados.

“Este programa, que visa à universalização do ensino integral em Alagoas, é um verdadeiro marco para o nosso estado. Nos últimos 24 anos, a população alagoana viu 46 escolas serem construídas. Agora, com o Escola do Coração, o governador Paulo Dantas vai entregar, até 2026, 56 novas unidades. Isso só reforça o compromisso do Governo de Alagoas, que não só vem aprimorando a infraestrutura escolar, como, também, valorizando o servidor e garantindo oportunidades para todos, por meio de uma educação pública de qualidade”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Estrutura

Serão três formatos de escola. Cada uma delas terá 12, 6 ou 4 salas de aula.

Ao todo, serão 43 unidades do tipo 12 salas – perfazendo um investimento de R$ 440 milhões –, cada uma com capacidade para acolher até 1,2 mil estudantes, com espaço para auditório, biblioteca, salas de informática e do grêmio, bicicletário, pátio coberto, cozinha completa, estacionamento, entre outros, concebidos com vistas ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual.

O programa vai contemplar, ainda, cinco escolas do tipo 6 salas, com cada unidade preparada para receber até 600 estudantes. Já as oito escolas do tipo 4 salas terão capacidade para acolher até 400 alunos.

Distribuição

A escolha das cidades nas quais as escolas serão construídas seguiu critérios técnicos, como a demanda por vagas em cada região. Maceió, por exemplo, será presenteada com nove unidades – que irão beneficiar cerca de dez mil estudantes –, sendo três no complexo residencial Benedito Bentes.

Localizadas nos municípios de Junqueiro, Senador Rui Palmeira e Delmiro Gouveia, três delas, inclusive, já estão funcionando. As outras 53 que integram o programa estão sendo erguidas nas seguintes localidades:

Região Metropolitana de Maceió:  Maceió (9 unidades), Satuba (1), Pilar (1), Atalaia (1), Rio Largo (1)


Agreste: Palmeiras dos Índios (6), São Sebastião (3), Feira Grande (2), Traipu (2), Coité do Nóia (1), Taquarana (1), Campo Grande (1), Arapiraca (1), Craíbas (1), Estrela de Alagoas (1), Cacimbinhas (1) e Limoeiro de Anadia (1);

Sertão: Pariconha (2 unidades), Olho d’Água do Casado (1), Inhapi (1), Água Branca (1), Carneiros (1), Maravilha (1), São José da Tapera (1);

Zona da Mata: União dos Palmares (1), Ibateguara (1),Branquinha (1),Flexeiras (1);

Região Norte: Colônia Leopoldina (1), Japaratinga (1), São Miguel dos Milagres (1), Maragogi (1);

Região Sul: Jequiá da Praia (1), Roteiro (1); e

Baixo São Francisco: Porto Real do Colégio (1)

Continue lendo

Destaque