Conecte-se Conosco

Alagoas

Arapiraca recebe do Governo de Alagoas ambulatório exclusivo para atender gestante de alto risco

Publicado

em

O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta sexta-feira (7), o ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, maior instituição hospitalar do interior de Alagoas.

O Ambulatório será exclusivo para atendimento de gestantes com gravidez de alto risco que forem reguladas por meio de plataforma exclusiva, utilizada pelos profissionais que compõem a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que engloba 46 municípios da região do Agreste.

Na nova unidade foram investidos R$ 500 mil, para a reforma do espaço onde funciona o ambulatório, aquisição de novos equipamentos e contratação de profissionais especializados para atendimentos de gestantes de risco.

O governador Paulo Dantas disse que a instalação do ambulatório para gestantes de alto risco é mais um compromisso do governo para garantir saúde de qualidade para toda população. “É mais uma estrutura fundamental para os municípios da II Macrorregião, diminuindo as dificuldades das gestantes de risco dessa região, que terão atendimento especializado para identificar o nível de gravidade da gestante perto de suas residências”, observou o governador.

Paulo lembrou  que a Organização das Nações Unidas(ONU) apontou que a cada duas mil mortes no mundo, uma mulher morre por complicações no parto. “Com esse ambulatório, que foi um resultado de um trabalho transversal das Secretarias de Estado da Saúde,  da Primeira  Infância e da  Unidade de Emergência do Agreste, vamos garantir o atendimento das gestantes de alto risco mais próximo de suas residências, de forma mais resolutiva e eficaz”, completou o governador.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, agradeceu ao governador Paulo Dantas pelos investimentos que vem fazendo em Arapiraca. “Essa unidade vai impactar não só a saúde em Arapiraca, mas de toda região do Agreste, já que somos a sede da II Macrorregião “, ressaltou  o prefeito.

A secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, informou que a unidade deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (10) e deve atender cerca de 300 gestantes de risco por mês. “Estamos fazendo a reestruturação do atendimento das gestantes de alto risco da II Macrorregião, porque muitas já estão sendo acompanhadas e serão transferidas para cá.  Mas as novas gestantes dessa região já serão atendidas no ambulatório que oferecerá especialidades como endocrinologia, cardiologia, nefrologia e terão também obstetras e enfermeiros para atendimento no ambulatório “, acrescentou a secretária.

Ela enfatizou a importância da instalação do ambulatório em Arapiraca para reduzir a  sobrecarga  de atendimento de gestantes de alto risco na Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Universitário. “Antes todo atendimento de gestantes de alto risco iam para Maceió, o que acarretava um desgaste para essas mulheres com transporte e tempo e muitas chegavam a desistir desse acompanhamento”.

Ainda de acordo com a gerente do Cria, é preciso frisar que o Ambulatório de Pré-Natal para Gestantes de Alto Risco do Hospital não irá realizar partos, sendo destinado, apenas, às consultas e acompanhamento ambulatorial.

Para o secretário de Estado da Saúde,  Gustavo Pontes,  o ambulatório para gestantes de alto risco em Arapiraca vai reduzir os índices de mortalidade de gestantes e recém-nascidos e também a demanda por leitos de UTI Neonatal”. Porque essas gestantes passam a ter atendimento especializado perto de casa, com profissionais de diversas áreas, possibilitando o tratamento de suas patologias, antes do momento do parto”, explicou o secretário

INVESTIMENTOS NA UNEAL

Durante a entrega do ambulatório de gestantes de alto risco em Arapiraca, o governador anunciou investimentos para a Universidade Estadual de Alagoas. “Em 24 de junho, Dia de São João, estaremos lançando esse projeto de reestruturação da Uneal. Vamos encaminhar  projeto de lei a Assembleia Legislativa  para contratação de 127 professores para a Uneal, que é o teto limite de contratação, e assinaremos também a Ordem de Serviço para construção de três novos prédios para a Uneal em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos campos”, antecipou Paulo.

Ele anunciou ainda a criação de um bolsa, no valor de R$ 700, para incentivar os estudantes a ingressarem nos cursos de exata, como matemática, química e física. “Precisamos evitar um apagão de professores nessas áreas de ensino”, justificou o governador. O governo também vai criar uma bolsa alimentação para os estudantes da Uneal, que fará parte do Programa Alagoas Sem Fome, de forma a assegurar a permanência na faculdade.

Outra novidade anunciada pelo governador, foi a inauguração da duplicação da AL- 220 de Arapiraca a Batalha e a assinatura da Ordem de Serviço para início da construção do Hospital Metropolitano de Arapiraca. ” Faremos todas essas atividades no dia 5 de julho, com uma grande festa em Arapiraca”, garantiu Paulo Dantas. 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Seduc abre inscrições para 575 vagas em cursos gratuitos de idiomas

Publicado

em

Por agencia Alagaoas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para cursos gratuitos de idiomas nos Centros Estaduais de Línguas da rede estadual de ensino.São 575 vagas para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o procedimento deve ser feito pelo endereço https://forms.gle/TGMLMqEnmxUTumf96 até o dia 30. 

As 575 vagas estão distribuídas em 12 centros espalhados em Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São José da Tapera, Penedo, Porto Calvo e Delmiro Gouveia. São 350 vagas para os cursos de Inglês,  200 para Espanhol, 25 para Francês, 25 para Língua Portuguesa e 25 para Libras.As vagas são destinadas para estudantes regularmente matriculados ou egressos da rede estadual de ensino, bem como para demais membros desta comunidade escolar, a exemplo de funcionários e pais de alunos. 

O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 1º de julho e , entre os dias 02 e 05 de julho haverá a confirmação presencial da matrícula com a entrega de documentos no polo onde o candidato se inscreveu.”As aulas começam no dia 08 de julho. São seis horas de aula por semana, sendo quatro horas presenciais divididas em dois dias de aula e mais duas horas à distância”, explica o gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual, Leandro Lima. 

Confira os polos 

Maceió

Centro de Línguas Maria José de Araújo Costa – Escola Estadual Tavares Bastos – 50 vagas (25 de Espanhol e 25 de Inglês);

Centro de Línguas Professora Noêmia Gama Ramalho – Centro Educacional de Pesquisa Aplicada – CEPA (Escola Estadual Maria José Loureiro) – 150 vagas (50 de Inglês; 25 de Espanhol; 25 de Francês; 25 de Português e 25 de Libras); 

Arapiraca

Centro Estadual de Línguas Professora Jacinta de Fátima Matos Gomes -. Escola Estadual Professor Pedro de França Reis – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

Rio Largo

Centro de Línguas Professor Djalma Eudes da Silva – Escola Estadual Claudizete  Lima Eleutério – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

Palmeira dos Índios

Centro Estadual de Línguas Professora Mércia Ribeiro Lima – Escola Estadual Humberto Mendes – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

Santana do Ipanema

Centro Estadual de Línguas Espedita Tavares Pereira – Escola Estadual Padre Francisco Correia – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

São José da Tapera

Centro Estadual de Línguas Monsenhor Rosevaldo Caldeira de Souza – Escola Estadual Lucilo José Ribeiro – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

Delmiro Gouveia

Centro Estadual de Línguas Luiz Augusto de Azevedo Menezes – Escola Estadual Luiz Augusto de Azevedo Menezes – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

São Miguel dos Campos

Centro de Línguas Edleuza Oliveira da Silva- Escola Estadual Edleuza Oliveira da Silva – 25  vagas para Inglês; 

União dos Palmares

Centro Estadual de Línguas Genilda Maria dos Santos – Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol); 

Penedo

Centro Estadual de Línguas Professora Tânia Maria Melo – 9ª Gerência Especial de Educação (GEE) – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol);

Porto Calvo

Centro Estadual de Línguas Guedes de Miranda- Escola Estadual Guedes de Miranda – 50 vagas (25 de Inglês; 25 de Espanhol).

Continue lendo

Alagoas

Artistas alagoanos brilham no Festival Cena Nordeste em Maceió

Publicado

em

Alagoas foi o anfitrião da segunda edição do projeto, que passará por todas os estados nordestinos

por Ascom Secult

O Festival Cena Nordeste reuniu em Maceió, capital alagoana, manifestações culturais dos nove estados nordestinos para um intercâmbio artístico-cultural, no Centro de Inovação, localizado no bairro Jaraguá. Com uma programação totalmente gratuita para o público local, o evento celebrou as linguagens artísticas de arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, comemorou o sucesso do evento. “Estamos muito satisfeitos com a entrega do Festival Cena Nordeste aqui em Alagoas. A iniciativa promoveu um intercâmbio cultural que fortalece os laços da cultura nordestina de uma forma única,” destacou.

Os artistas alagoanos foram um dos grandes destaques do evento, mostrando todo o talento, trabalho e a criatividade que caracterizam a cultura do estado, com performances das bandas Tequilla Bomb, Vibrações, Coretfal, Favela Soul Battle convida Batalha Marginal, projeto Djavaniano e o artesanato do Alagoas Feita à Mão.

“O evento não só celebrou a diversidade cultural do Nordeste, mas também ofereceu uma plataforma importante para os artistas da região compartilharem suas obras e se conectarem com novos públicos”, disse o secretário de Políticas Culturais e Economia Criativa da Secult, Milton Muniz.

Wilson Santos, músico reconhecido por suas raízes na cultura afro-brasileira, expressou seu apoio a continuidade do Cena Nordeste. “Pelo fortalecimento do Cena Nordeste. Precisamos fortalecer e ampliar ações como essas, o Nordeste precisa conhecer o Nordeste.”

O vocalista da banda Favela Soul, Mc Tribo, compartilhou sua gratidão ao participar do festival. “Pra gente, foi uma satisfação imensa fazer parte desse festival trazendo o movimento Hip Hop presente”, falou.

O Festival

Em sua primeira edição, o Festival Cena Nordeste é um evento que reúne artistas e coletivos culturais dos nove estados do Nordeste do Brasil. O projeto tem como objetivo promover a diversidade cultural da região, incentivar o intercâmbio artístico e proporcionar ao público uma rica programação de atividades culturais.

Em Alagoas, a iniciativa é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com o Consórcio Nordeste, e apoio das secretarias de cultura dos estados nordestinos.

Sobre as atrações alagoanas

Djavaniano

Djavaniano é uma celebração musical que vai além de um concerto, homenageando profundamente as contribuições de Djavan à música brasileira. O evento, cujo nome mistura “Djavan” e “devaneio”, convida o público a mergulhar em um mundo mágico e encantador, criado pela música de Djavan. Com performances de artistas talentosos de Alagoas como Arielly Oliveira, Jonathan Silva, Ahron Saem, Allan Costa e Myrna Araújo, cada interpretação oferece uma homenagem única ao legado artístico de Djavan. Esta experiência promete transportar os ouvintes por uma jornada inesquecível, cheia de imaginação, emoção e beleza, destacando a profundidade e sensibilidade das obras do artista.

Grupo Transart

Fundado por Rogers Ayres, conhecido como “Professor Rogers”, o grupo Balé Folclórico de Alagoas, conhecido popularmente como grupo Transart, apresenta shows criativos dando ênfase aos elementos dos folguedos e danças do folclore alagoano. Com muita alegria e cultura, em cada performance o grupo apresenta elementos dos folguedos e danças do ciclo natalino como Marujada, Pastoril, Maracatu, Reisado, Bumba-Meu-Boi, Baianas, Coco de Roda, Cavalhadas e o ciclo junino.

Espaço Alagoas Feita à Mão

Programa do Governo de Alagoas que dedica a promoção e preservação das técnicas utilizadas na produção do artesanato alagoano, enfatizando a identidade cultural e artística do estado. O espaço reúne toda a autenticidade, ancestralidade, memórias e arte do povo alagoano. Cada peça apresenta a técnica artesanal e o dom de cada artesão e artesã que dedica todo o seu tempo para expressar o seu conhecimento nas peças regionais que são produzidas.

Tequilla Bomb

Tequilla Bomb é um trio de música eletrônica com influências em ritmos jamaicanos e caribenhos de Maceió, formado em 2011. O grupo lançou o EP “Bomb Style” (2013), o CD “Seja Luz” (2014), o CD “Sistema de Som, Denúncia e Elevação Espiritual” (2018) e o EP “Quebra” (2021).

Banda Vibrações

De Maceió, Alagoas, formada em 1998. Com mais de 20 anos de estrada, a banda busca compor sua identidade a partir da junção do reggae original jamaicano com o hibridismo do cenário musical brasileiro, trazendo letras que convidam a mente a refletir e elevar-se.

Favela Soul Battle convida Batalha Marginal

“Favela Soul Battle” é o mais novo espetáculo da banda Favela Soul, que mistura funk, rap e rock de forma única, com fortes raízes na cultura Hip Hop. O show não apenas apresenta as canções mais icônicas da banda, mas também inclui uma empolgante batalha de rima, com a participação de quatro MCs talentosos, selecionados pela batalha convidada, nesse caso a batalha marginal e que se enfrentam acompanhados pela banda ao vivo.

*Estagiário com supervisão de Daniel Borges

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas e Lula autorizam investimentos em mais de R$ 500 milhões para o 5° trecho do Canal do Sertão

Publicado

em

Maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas tem transformado a realidade do agricultor, gera renda, emprego e desenvolve economicamente a região do semiárido

por Agência Alagoas

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste. A continuidade deste empreendimento está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), do Governo Federal, em sua terceira fase, graças à responsabilidade social e fiscal e de gestão no governo Paulo Dantas.

Devido à habilidade do governo e interesse em assegurar o acesso à água nos municípios da região Agreste e Sertão, mais uma etapa – a quinta do Canal do Sertão –, será autorizada com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e garantida pelo governador Paulo Dantas, nesta quinta-feira (9), na cidade de São José da Tapera, em agenda prevista para começar a partir das 16h

O Trecho V do Canal do Sertão Alagoano vai se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecendo milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores. Quanto aos investimentos do Governo Federal nesta etapa, o custo da obra será de R$ 565.951.268,60.

Dados da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra, mostram que a quinta fase da obra contempla 26,6 quilômetros de extensão e vai melhorar o abastecimento da região do Agreste e da Bacia Leiteira, dando condições de irrigar cerca de três mil hectares. Quando estiver concluída, a obra de infraestrutura hídrica alcançará a marca de 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

Impacto hídrico, social e econômico

Em paralelo ao desenvolvimento da obra existe a humanização e o poder de transformação social e econômica na região do semiárido. De acordo com a Seinfra, mais de mil agricultores já utilizam a água do Canal do Sertão para produzir.

O governador Paulo Dantas tem autorizado investimentos do Estado para dar continuidade à transformação social para quem tem o Canal do Sertão como uma fonte sustentável. Na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), mantém em pleno funcionamento o “MIPAs”, um projeto de desenvolvimento rural visando à transformação ambiental e produtiva, um importante instrumento para geração de renda de agricultores familiares do Sertão alagoano.

O projeto também disponibiliza assistência técnica – equipe de implantação, formação e acompanhamento –, para tornar o Canal do Sertão um marco de desenvolvimento rural sustentável para famílias residentes na região de influência no Alto Sertão.

Em 2023, por exemplo, foram instalados 60 módulos nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, com investimento até o momento foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os agricultores também vivenciam um novo cenário graças aos kits de irrigação distribuídos pelo Governo de Alagoas nos municípios de Delmiro Gouveia (5 kits), Água Branca (5 kits), Pariconha (5 kits) e São José Da Tapera (10 kits). O investimento ultrapassa os R$ 500 mil e contempla, diretamente, mais de 120 famílias. A entrega dos kits de irrigação prioriza grupos pertencentes a populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, promovendo inclusão social e preservação de suas culturas.

O governo alagoano também contempla os agricultores familiares da região do Canal do Sertão com atenção do programa Planta Alagoas, que promove a inclusão produtiva com a entrega de sementes de milho e feijão. A iniciativa fortalece, principalmente, produtores de subsistência, sendo um importante aliado no combate à fome; além de fomentar a produção agrícola com oportunidades de emprego, geração de renda e estímulo ao desenvolvimento local.

Assistência técnica e extensão rural são realidades na vida dos agricultores, que graças a essa qualificação promovida pela Emater, órgão vinculado à Seagri, tem sido fundamental na inclusão produtiva. Os extensionistas aprendem técnicas e entendem processos produtivos mais organizados. Ao longo do Canal do Sertão, são atendidos 260 agricultores familiares, beneficiando diretamente 1.040 pessoas na região com atendimentos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em Inhapi, são 40 agricultores contemplados; Água Branca, 60 agricultores; Olho D’Água do Casado, 30 agricultores; Pariconha, 30 agricultores; Delmiro Gouveia, 20 agricultores e São José da Tapera, 80 Agricultores.

Qualidade da água

Uma maior oferta hídrica, seguida pelo acesso democrático à água, estimula o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Acompanhada de perto pela gestão Paulo Dantas, as ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), causam impacto positivo na vida das famílias.

Já foram entregues 1.123 microssistemas na região do semiárido alagoano, um o sistema composto por seis caixas d’água de 10 mil litros cada, responsáveis pelo armazenamento e filtragem da água proveniente do Canal do Sertão. Somente nesta ação, mais de 10 mil pessoas estão contempladas.

Continue lendo

Destaque