Conecte-se Conosco

Piaçabuçu

Artista visual ribeirinha Carmen Roberta estréia sua primeira exposição individual na cidade de Piaçabuçu

Publicado

em

A partir do dia 3 de agosto, às 18h, a sede da Associação Olha o Chico, em Piaçabuçu-AL, será o palco da abertura da Exposição “Capturas”, a primeira mostra individual da piaçabuçuense Carmen Roberta. Com curatorial assinada por Priscila Miraz, de Priscila Miraz, a exposição se destaca como um marco na carreira da artista.

O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal,operacionalizado pelo Governo deAlagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Carmen Roberta iniciou sua pesquisa em arte erótica em 2021, durante sua graduação no bacharelado de Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira-BA. “Capturas” convida o público a mergulhar no universo onírico da artista, onde as águas do Rio São Francisco servem como uma rica fonte de inspiração. A exposição propõe uma reflexão sobre a sexualidade e o erotismo a partir da perspectiva de um corpo de mulher.

A mostra estará aberta ao público na sede da Associação Olha o Chico, proporcionando uma oportunidade única para os visitantes explorarem as nuances do trabalho de Carmen Roberta e sua abordagem poética e provocativa sobre temas intimamente humanos.

por assessoria|redação

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piaçabuçu

Eleições 2024: Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Publicado

em

Cargos têm impacto direto na saúde, transportes e coleta de lixo

Por Agência Brasil

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam. 

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal.

O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e o ISS [Imposto Sobre Serviços]. Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população.

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, superou os R$ 111 bilhões em 2024. Cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal.

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de se tornar inelegível.

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar.

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local.

Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República.

É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias.

O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade.

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos. A campanha eleitoral começou na última sexta-feira (16).

Continue lendo

Piaçabuçu

Parceria entre Prefeitura e escola do Estado reativa banda de fanfarra em Piaçabuçu

Publicado

em

A Prefeitura de Piaçabuçu, em parceria com a Escola Estadual Correia Titara, está viabilizando o projeto “Mais Música na Escola”, que tem como principal objetivo tirar os jovens da ociosidade e promover a cultura local. A iniciativa permitirá a reativação da tradicional banda de fanfarra da escola, que será equipada com novos instrumentos musicais.

Para o diretor da escola, Alcides Regueira, o retorno da banda de fanfarra é um desejo antigo dos alunos, que também demonstraram interesse em participar de atividades esportivas. “Assumi a direção há pouco mais de três meses e, desde então, percebi a vontade dos estudantes em voltar a integrar a fanfarra. Era um sonho simples, mas que dependia de ações concretas. Felizmente, a prefeitura atendeu prontamente ao nosso pedido, e agora, nossa fanfarra voltará às ruas,” afirmou Andrade.

O diretor destacou ainda a importância desse momento para o resgate cultural de Piaçabuçu, cidade conhecida por sua riqueza musical. “Temos excelentes músicos aqui, e com esse compromisso, não apenas promovemos o bem-estar e a socialização dos jovens, mas também fortalecemos ainda mais a cultura local,” concluiu.

A reativação da banda de fanfarra representa um marco significativo para a comunidade escolar, oferecendo aos jovens uma oportunidade de desenvolvimento artístico e social, ao mesmo tempo em que reforça as tradições culturais de Piaçabuçu.

Continue lendo

Piaçabuçu

Candidato Rymes Lessa se solidariza com a população e garante não utilizar fogos de estopim em Piaçabuçu

Publicado

em

Em um gesto de empatia e respeito pela comunidade de Piaçabuçu, o candidato a prefeito Rymes Lessa (MDB) anunciou que em sua campanha, não utilizará fogos de estopim.

A decisão foi tomada após ouvir as preocupações dos moradores sobre o impacto negativo que esses fogos podem causar, nas crianças com espectro autistas, idosos, enfermos e animais.

Compromisso com a saúde e o bem-estar

Rymes Lessa destacou que sua prioridade é o bem-estar da população. “Entendo que os fogos de estopim podem ser uma tradição em muitas celebrações, mas precisamos considerar os efeitos adversos que eles têm sobre a saúde das pessoas e dos animais. Meu compromisso é com uma Piaçabuçu mais segura e saudável para todos”, afirmou o candidato.

Alternativas sustentáveis

Além de se comprometer a não utilizar fogos de estopim, Rymes Lessa propôs a adoção de alternativas mais sustentáveis e menos prejudiciais. “Podemos celebrar nossas conquistas e eventos importantes de maneiras que não causem desconforto ou perigo. Shows de luzes, fogos silenciosos e outras formas de entretenimento são opções viáveis e igualmente emocionantes”, sugeriu.

Apoio da comunidade

A decisão de Rymes Lessa foi bem recebida por diversos segmentos da comunidade. Moradores, pais e mais atípicos bem como os defensores dos direitos dos animais expressaram seu apoio à iniciativa. “É um alívio saber que teremos um líder que se preocupa com o impacto das suas ações na vida das pessoas e no meio ambiente”, comentou Maria Silva, residente de Piaçabuçu.

Mais avanços para Piaçabuçu

Com essa promessa, Rymes Lessa reforça sua imagem de candidato comprometido com mais avanços positivos e com a construção de uma cidade mais inclusiva e consciente. “Estamos prontos para trilhar um novo caminho, onde o respeito e a consideração pelo próximo são prioridades. Juntos, podemos fazer de Piaçabuçu um exemplo de progresso e harmonia”, concluiu.

Continue lendo

Destaque