A educação de Alagoas tem ganhado cada vez mais novos investimentos. No último ano, dois novos programas, considerados inovadores no país, têm feito a diferença na vida de milhares de alunos da rede pública estadual, o Professor Mentor – Meu Projeto de Vida, e o Cartão Escola. O primeiro concede bolsas aos estudantes que são monitores de sala de aula, já o segundo – considerado o maior programa de combate à evasão escolar do país – concede três tipos de bolsas de incentivo aos matriculados do ensino médio da rede pública do estado. Juntos eles beneficiam mais de 130 mil jovens alagoanos.
Julia Fernanda, da Escola Estadual Princesa Izabel, em Maceió, é aluna mentora do Professor Mentor e, como estudante do ensino médio, também é beneficiada pelo Cartão Escola 10. Para ela, o programa tem feito toda a diferença para os alunos. “Eu sou movida a desafios. Esse projeto do Professor Mento me desafia, me move. Durante a pandemia, fiquei um pouco desligada, afastada da escola, mas esse programa trouxe de volta o prazer em estudar, em motivar meus colegas, tocar os meus projetos e, assim, tornar o meu processo de aprendizagem mais efetivo”, revela.
A aluna foi uma dos mais de 200 jovens que estiveram reunidos em bate-papo descontraído com o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, na manhã do último sábado (12), no Hotel Jatiuca Resort, em Maceió. De forma híbrida, o evento contou com alunos monitores do programa Professor Mentor presencialmente, a grande maioria da capital Maceió e região metropolitana, e mais de 500 alunos on-line de todas as partes do estado.
Outra estudante que aproveitou o momento para contar o quanto os programas da educação têm mudado a realidade dela foi Helen Silva, do EJA (Educação Para Jovens e Adultos) Modular, da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió.
“O programa não era, num primeiro momento, o meu maior interesse. Eu queria estudar para conseguir edificar o meu negócio. Mas quando soube que poderia receber uma bolsa pela mentoria, isso fez a diferença para mim, porque preciso conciliar trabalho e estudo. E, quando não conseguia, faltava recurso para aluguel, energia, enfim, minhas despesas. Quando chegava os R$ 500 do programa, eu não acreditava. Estou usando o dinheiro para pagar despesas e expandir meus negócios. Não é fácil ser mãe, dona de casa, empresária e terminar os estudos. Esse dinheiro tem feito toda a diferença para mim”, contou Helen, emocionada.
À frente do encontro, Rafael Brito foi homenageado pelos alunos pela atuação na pasta da educação. O gestor recebeu camisetas assinadas pelos alunos e os agradecimentos pelos programas implantados no último ano.
Em seu discurso, o secretário ressaltou a necessidade da colaboração dos alunos mentores para que os estudantes que ainda não receberam os recursos do Cartão Escola 10, tenham seus direitos garantidos. “Nós já passamos de 110 mil beneficiados, mas ainda tem gente que não recebeu o recurso do cartão, e isso não é justo. E não é culpa de ninguém, é que é um alcance grande e muito complexo, por isso estou aqui para firmar um acordo com vocês, para que, juntos, a gente resgate quem tá fora e traga para dentro do programa. Não é justo numa sala de 40, 2 ficarem de fora. É determinação do governador Renan Filho, vamos juntos garantir que todos sejam beneficiados”, ressaltou.
O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.
Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.
Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.
Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).