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Alagoas

EDUCAÇÃO OFERTA MAIS DE 16 MIL VAGAS PARA NOVATOS NA PRÉ-MATRÍCULA EM MACEIÓ

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A rede estadual de ensino disponibiliza 16.052 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo 2022 para estudantes de Maceió – quando somados à oferta de Marechal Deodoro e Paripueira, esse número sobe para 17.142 vagas. O procedimento deve ser feito on-line pelo site www.matriculaonline.al.gov.br e prossegue até o dia 30 deste mês.

Ao todo, 57.957 vagas foram oferecidas para pré-matrícula de novatos para o ano letivo 2022 na rede estadual de ensino. Deste quantitativo, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12,678 para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Destas mais de 16 mil vagas da capital, 4.180 são para o ensino integral. A capital ampliou a oferta dessa modalidade para mais oito escolas, totalizando 33 unidades de ensino no sistema de ensino integral, com jornada de estudos de 7h ou 9h (ver lista completa abaixo).

“Este ano nós colocamos Alagoas entre os cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país, isso é muito significativo. Além disso, o estado vive o maior investimento da sua história em educação, com programas como o Cartão Escola 10, Vem Que Dá Tempo, Professor Mentor, Meu Transporte Novo, entre outros, que estão transformando a educação pública do estado, dando mais dignidade e oportunidades aos nossos alunos. Esse tem sido o grande motivador para as pessoas procurarem uma vaga na nossa rede de ensino e, com o empenho do governador Renan Filho, seguiremos ampliando a oferta, melhorando a estrutura e transformando a educação pública alagoana. Certamente o ano letivo de 2022 será um grande ano para todos os nossos alunos”, ressalta o secretário de Educação, Rafael Brito.

As escolas estaduais e as duas Gerências Regionais de Educação (Gere) de Maceió (1ª e 13ª) funcionam como ponto de apoio para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula online. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação do cadastro.

Passo a passo

O interessado deve acessar o site  www.matriculaonline.al.gov.br e preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar. Se o candidato à vaga for um estudante com deficiência, é preciso declarar esta informação no ato do cadastro.

Na pré-matrícula on-line são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto, para a EJA médio, é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola mais próxima e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

O resultado da pré-matrícula on-line estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022 e, no período de 24 a 28 de janeiro, o candidato deve comparecer pessoalmente à escola selecionada para entrega de documentação e confirmação da matrícula.

Transferência interna

Até o próximo dia 30, também será possível realizar a transferência interna, procedimento exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).

Ensino integral

Confira abaixo a lista completa das escolas estaduais que oferecem o ensino integral em Maceió:

1.Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva- Av. Cachoeira do Meirim S/N, Benedito Bentes;

2. Escola Estadual Dr. Rodriguez De Melo – Conjunto Jardim Esperança, S/N, Ponta Grossa;

3. Escola Estadual Princesa Isabel – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

4.Escola Estadual Professor Afrânio Lages  – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

5. Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes – Rua Cônego Machado, 1074, Farol;

6. Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos – Conjunto Graciliano Ramos, Quadra 16, Rua 61- Quadra J6, S/Nº – Cidade Universitária;

7. Escola Estadual Maria Das Graças de Sá Teixeira – Av. Governador Lamenha Filho, S/N, Feitosa;

8. Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros – Rua Coronel Adauto Gomes Barbosa, 686, Conjunto Santo Eduardo, Poço;

9. Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira – Conjunto. Inocop, Rua Projetada, S/N, Tabuleiro dos Martins;

10. Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral – Rua Elinelma de Oliveira Santos, S/N, Loteamento Santa Lúcia, Tabuleiro dos Martins;

11. Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo – Rua Em Projeto, Conjunto Osman Loureiro, S/Nº – Tabuleiro Dos Martins

12. Escola Estadual Drª Eunice Lemos Campos – Avenida Arthur Valente Jucá, S/Nº – Benedito Bentes;

13. Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha – Rua Antônio Procópio, Nº 166 Farol;

14. Escola Estadual Teotônio Vilela – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

15. Escola Estadual Professor Theonilo Gama – Rua Bonfim, S/N, Jacintinho;

16. Escola Estadual Professor Virgínio de Campos – Rua Sen. Firmino Vasconcelos, S/N, Ponta da Terra;

17. Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida (Caic)- Avenida Senador Rui Palmeira, 151-A, Trapiche da Barra;

18. Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima – Rua Santa Rita -Clima Bom II, S/Nº – Tabuleiro do Martins;

19. Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

20. Escola Estadual Moreira e Silva – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

21. Escola Estadual Laura Dantas Santos da Silva – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

22. Escola Estadual Maria Rosália Ambrozzio – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

23. Escola Estadual Professora Maria José Loureiro – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

24. Escola Estadual D. Pedro II – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa, Farol;

25. Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus – Avenida Senador Rui Palmeira, 107, Trapiche da Barra;

26. Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo – Avenida Castelo Branco, S/N, Conjunto Castelo Branco, Jatiúca;

27. Escola Estadual Professor Pedro Teixeira de Vasconcelos – Rua Pau D’Arco, S/N, Feitosa;

28. Escola Estadual Professora Guiomar de Almeida Peixoto – Rua Santo Antônio, 600, Ponta Grossa;

29. Escola Estadual Professor Theotonio Vilela Brandão – Rua Coronel Adauto Gomes Barbosa, S/Nº, Conjunto Santo Eduardo, Poço;

30. Escola Estadual Romeu de Avelar – Rua Romeu de Avelar, S/Nº, Tabuleiro Novo;

31. Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque –  Rua José Lobo de Medeiros, S/N, Tabuleiro dos Martins;

32. Escola Estadual Professor Benedito Moraes – Rua Dr. Zeferino Rodrigues, S/N, Pajuçara;

33. Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológico de Maceió Dicionarista Aurélio Buarque de Holanda – Avenida Jorge Montenegro, 1053, 1617, Santa Amélia.

Gerências Regionais de Educação:

1ª Gere – Rua Epaminondas Gracindo, 238, Pajuçara (próximo ao Hotel Ouro Branco);

13ª Gere – Avenida Fernandes Lima, S/N, Cepa – Farol

Por Agência Alagoas

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Seduc participa de formação promovida pelo MEC para reestruturação do Ensino Médio

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Ministério discute com estados o planejamento para a implementação da política nacional do Ensino Médio; mudanças já começam em 2025

Uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em Brasília para participar da formação para reestruturação do Ensino Médio no Brasil. O encontro, que reúne equipes de secretarias de todo o país, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A implementação da polícia nacional do ensino já começa a valer no ano de 2025, bem como preparação das escolas para o processo.

A Portaria 958 de 19 de setembro de 2024 do MEC estabelece parâmetros para que as secretarias estaduais de Educação elaborem planos de ação para  implementação progressiva das mudanças ocasionadas pela Lei 14.945 de 31  de julho de 2024. Ela define as diretrizes para o ensino médio e traz, dentre outras alterações, a ampliação da carga horária mínima anual de 800 para 1.000 horas, podendo ser ampliada para 1.400 horas. Já a formação geral básica terá uma carga horária mínima total de 2.400 horas.

Ainda de acordo com a Lei 14.945/2024, as secretarias elaborarão planos de ação com o apoio do Ministério e, a partir do ano letivo 2025, deverão iniciar a implementação das mudanças na etapa de ensino.

“Temos todos os estados do Brasil reunidos nesta formação e planejando como ajustar as mudanças estabelecidas por lei para o ensino médio. Esse planejamento chegará às escolas, com as quais trabalharemos as diretrizes do nosso plano de ação”, adiantou o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.

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Eleições municipais em Alagoas vão contar com mais de 8 mil agentes de segurança

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Expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública é repetir o sucesso da estratégia executada com êxito no pleito de 2022

Por Agência Alagoas

Mais de 8 mil agentes, entre policiais civis e militares, vão atuar durante as eleições municipais no interior e na capital. O Plano de Segurança já foi apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tudo está pronto para, mais uma vez, assegurar a tranquilidade durante o pleito, no próximo dia 6 de outubro.

Será empregado um efetivo de 8.005 agentes de segurança, sendo 6.660 da Polícia Militar (PM), 1.000 da Policia Civil (PC), 275 do Corpo de Bombeiros (CB) e 70 da Polícia Científica. Só a PM utilizará 552 viaturas, entre carros e motos, nas atividades relacionadas ao pleito eleitoral.

A expectativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) é repetir o sucesso do plano executado com êxito nas eleições de 2022, quando a votação ocorreu de forma tranquila e sem intercorrências.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, afirmou que a SSP tem demonstrado capacidade em garantir a tranquilidade nos grandes eventos e, nestas eleições, não será diferente.

“Iremos demonstrar novamente nossa eficiência nesse grande evento da democracia, assim como fizemos no último pleito. O Governo que mais investe em Segurança Pública vai empregar mais de 8 mil agentes. Eles irão atuar em conformidade com os planos já definidos pelas corporações e aprovados pelo TRE. Mais uma vez iremos assegurar que este momento importante para a democracia brasileira ocorra de maneira tranquila em todo o estado”, assegurou Saraiva.

O Plano de Segurança para as eleições municipais de 2024 foi apresentado ao TRE durante reunião ocorrida no dia 3 de setembro, na sede do Tribunal, localizada no bairro do Farol, em Maceió.

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Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país

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Estudo mostra que área perdeu 27% de vegetação nativa em 39 anos

Por agencia Brasil

O segundo maior bioma brasileiro também ocupa essa posição (segundo) quando o assunto é ameaça à biodiversidade e aos serviços ecossistemáticos. De acordo com estudo realizado pela Mapbiomas, o Cerrado perdeu 27% de sua vegetação nativa nos últimos 39 anos, o que representa 38 milhões de hectares.

Em toda a cobertura natural do país que sofreu transformação no uso do solo, o bioma, proporcionalmente, só foi menos afetado que o Pampa, que perdeu 28% de vegetação nativa ao longo desses anos.

Também conhecido como savana brasileira, o Cerrado ocupa 25% do território nacional, em 11 estados que se estendem do Nordeste à maior parte do Centro-Oeste, e mantém áreas de transição com praticamente todos os biomas, exceto os Pampas. Pelas características adquiridas no contato com mais quatro ecossistemas (Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga), é considerada a savana mais biodiversa do planeta.

Ao longo desse período, o bioma teve 88 milhões de hectares atingidos pelo fogo, o que causou a perda de 9,5 milhões de hectares. Embora seja mais resiliente aos incêndios, pesquisadores apontam que as mudanças climáticas associadas ao uso indiscriminado do fogo têm ameaçado a integridade de sua cobertura natural. “É essencial implementar políticas públicas que promovam a conscientização, reforcem sistemas de monitoramento e apliquem leis rigorosamente contra queimadas ilegais”, reforça a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Vera Arruda.

Cavalcante (GO) 12/09/2023 - Vista do cerrado na Comunidade quilombola Kalunga do Engenho II. O cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional e perfazendo uma área entre 1,8 e 2 milhões de km2
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional – Joédson Alves/Agência Brasil

Junto com a cobertura natural do solo, a perda do Cerrado significa perder também a sua enorme capacidade de reter gás carbônico na biomassa de suas longas raízes, de recarregar a água subterrânea e de manter o ciclo hídrico que equilibra o planeta. “Temos observado que as áreas úmidas no Cerrado estão secando. Além disso, a expansão da agricultura sobre essas áreas vêm ocorrendo em algumas regiões no bioma, o que pode afetar o abastecimento hídrico e resultar em escassez de água para a população e para a agricultura, aumentando também a vulnerabilidade a desastres climáticos e à perda de biodiversidade”, alerta Joaquim Raposo, pesquisador do Ipam.

Para se ter uma ideia, de toda a área perdida ao longo dos 39 anos estudados, 500 mil hectares foram de áreas úmidas substituídas principalmente por pastagem. São áreas naturais consideradas fundamentais na manutenção dos recursos hídricos, presentes em 6 milhões de hectares do bioma onde nascem oito das 12 bacias hidrográficas brasileiras.

Neste 11 de setembro, em que é celebrado o Dia do Cerrado, organizações da sociedade civil como os institutos Cerrados, Sociedade População e Natureza, Ipam e WWF Brasil lançaram uma campanha de sensibilização sobre a relevância do bioma e os desafios a serem enfrentados para a sua preservação.

Chamada Cerrado, Coração das Águas, a campanha foi lançada em um site que reúne informações relevantes sobre o bioma, suas características, biodiversidade, povos, turismo e caminhos para a preservação, além de reunir boas histórias dessa “floresta invertida”.

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