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Alagoas

ESCOLAS INTEGRAIS PREPARAM ESTUDANTES PARA UM FUTURO DE NOVAS POSSIBILIDADES

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Dentro do ensino integral, os estudantes têm a oportunidade de ter uma aprendizagem mais ampla e diversificada, que prioriza não só as competências cognitivas, como também as socioemocionais. Essa ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e promove o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas. Nessa configuração, a formação básica curricular é turbinada com atividades complementares que fortalecem a aprendizagem e enriquecem o currículo do aluno, com cursos técnicos, matérias eletivas, clubes juvenis, laboratórios e projetos integradores. Permitindo assim um desenvolvimento integral do estudante, focando também no seu Projeto de Vida, com seus interesses e aptidões para vida profissional.

A partir dessa premissa, o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem investido na ampliação da cobertura do ensino integral no estado. Em 2022 mais 45 unidades escolares da rede estadual passam a ser integradas ao Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei, em 28 municípios. Com isso, Alagoas se torna um dos cinco estados com a maior oferta de ensino integral do país. 

Esse feito é comemorado pelo Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, que destaca: “A vida desses jovens pode e deve ser transformada pela educação e isso é garantido com um ensino público de qualidade, essa é a nossa missão. Por isso, buscamos dar capacidade para que as nossas escolas possam oferecer um mundo de oportunidades. Conquistar a quinta maior oferta em escolas integrais do país é um marco para Alagoas e para todos os alagoanos. Nessa modalidade, nós oferecemos aos nossos alunos as cinco refeições completas do desjejum ao jantar. Isso faz a diferença na vida de milhares de pessoas. Seguiremos proporcionando aos nossos jovens um ensino de qualidade, com a infraestrutura e ensino que eles merecem ”, celebra o secretário.

RESULTADOS – Uma das unidades de referência do pALei é a Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen), localizada em Arapiraca, região Agreste do estado, onde a gestora Paula Teixeira conta como a estrutura do ensino integral no contato com diferentes aprendizagens possibilita uma experiência educacional mais completa para os estudantes.

“O ensino médio integral pode transformar a vida de um jovem em todos os aspectos, porque mais que uma jornada estendida, nós oferecemos uma aprendizagem com desenvolvimento em aspectos cognitivos, emocionais, físicos, sociais e culturais. Dentro da escola integral, o estudante tem a sua visão de mundo ampliada, o que possibilita a ele alçar voos mais ambiciosos e sonhar com um futuro diferente da sua atual realidade. Ao enxergarmos o talento bruto e estimularmos esses jovens, o desenvolvimento deles como cidadãos pode ser surpreendente”, destacou.

A gestora ainda relata que explorar as possibilidades do Projeto de Vida e construir disciplinas eletivas de acordo com os interesses dos estudantes, pode direcioná-los na vida acadêmica e profissional. Como case de sucesso, a escola traz a história da aluna tímida e retraída que se transformou numa poetisa e autora, com direito a lançamento de seu livro e sessão de autógrafos organizados pela escola, na praça de sua cidade. Rikelly Bezerra concluiu o ensino médio no Premen Arapiraca, e hoje cursa Letras na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Ela conta como as disciplinas eletivas contribuíram para a sua formação e despertar de sua aptidão para a literatura.

“A escola é como nossa segunda casa, e lá  eu sentia  afeto dos professores e gestores para conosco, sempre nos ajudando e impulsionando nossos sonhos por menores que fossem. E eu sempre tive a poesia como algo muito especial, que me traz sensações  boas e reflexivas. Então trabalhei isso na escola, assim o curso de Letras se tornou uma opção por eu me identificar com a Língua Portuguesa e me imaginar futuramente como poetisa ou escritora, além de ter tido muito apoio dos professores e gestores, que me fizeram enxergar essa possibilidade”, declarou a universitária.

Assim como a história de Rikelly, o exemplo de Samuel Tavares, aluno concluinte do ensino médio na Escola Profª Izaura Antônia de Lisboa, (Epial), também em Arapiraca, revela o quanto a oportunidade de aprofundar conhecimentos, por meio de disciplinas eletivas pode contribuir para o futuro profissional dos estudantes.

“Eu acho que ter estudado na escola integral foi uma das melhores coisas que eu poderia ter feito, porque nessa fase do ensino médio nós estamos crescendo, formando opinião e nos desenvolvendo como pessoa. Se não fosse as eletivas que eu tive, algumas voltadas diretamente para o Enem, com certeza meu resultado teria sido bem inferior e provavelmente eu não teria conseguido entrar na faculdade. Então tudo o que a escola me ofereceu de preparação foi fundamental, tudo o que tinha na escola eu estava participando e se não fosse isso eu não teria alcançado a aprovação”, relatou o estudante que acabou de ser aprovado para o curso superior de Engenharia da Computação, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Outra unidade de ensino integral que defende esse ponto de vista é a Escola Dra. Eunice de Lemos Campos, localizada em Maceió, onde a gestora da unidade que é destaque em aprovação, Tânia Regina Pereira, afirma que o modelo de ensino integrado às disciplinas complementares é como um norteador para a vida profissional. “Essas disciplinas complementares são muito importantes para dar uma visão geral do mundo para esses alunos, para que eles saiam dessa caixinha do ensino curricular básico e experimentem novas habilidades. Temos exemplos de alunos que cursaram a disciplina de empreendedorismo e abriram seu próprio negócio, ou que passaram a cursar faculdade de administração de empresas. Assim como, alunos que fizeram a eletiva de astronomia e hoje cursam física na universidade,” destacou.

Por Agência Alagoas

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Alagoas

Unicria capacita mais de 10 mil servidores em saúde, educação e assistência social

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A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria) já capacitou 10.200 servidores públicos em saúde, educação infantil e assistência social, por meio da Universidade da Primeira Infância (Unicria) — iniciativa criada para fortalecer os três pilares do órgão governamental. As formações acontecem semanalmente nos municípios de Alagoas.

A Unicria foi criada para integrar todos os projetos de capacitação da secretaria em uma única rede de estudos, promovendo organização, eficiência e equidade entre as ações, com foco direto na melhoria da qualidade de vida das crianças alagoanas.

Entre os principais projetos de capacitação do Cria e com números mais expressivos, está o Creche Segura, da gerência de saúde, que bateu o marco de 4 mil servidores da educação infantil capacitados em técnicas de primeiros socorros, prevenindo engasgos e auxiliando na proteção e segurança das crianças alagoanas.

Durante as formações, os profissionais das creches Cria — e de unidades municipais parceiras — aprendem como agir em situações de emergência, como engasgos, convulsões, paradas cardíacas e choques elétricos, garantindo respostas rápidas e seguras.

O Cria também atua no cuidado e formação educacional dos profissionais que atuarão nas creches, por meio do projeto ‘Circuito Formativo’, que tem como foco capacitar os pontos focais que acompanham as unidades Cria com temáticas ligadas à educação infantil, assim como nos cursos de Psicomotricidade na Primeira Infância e nas capacitações sobre consumo consciente de água. Até o momento, mais de 1.500 profissionais já passaram pelas formações da gerência.

Já na assistência social, os projetos Escuta Protegida, Entrega Legal e Protege Alagoas têm fortalecido a rede de proteção à infância. As ações formam servidores municipais para a escuta qualificada de crianças vítimas de violência e para o atendimento em situações de doação legal, promovendo acolhimento e segurança jurídica. Mais de 5 mil profissionais já foram capacitados por meio dessa frente.

Para a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, capacitar os profissionais que atuam na linha de frente é um compromisso do Governo de Alagoas.

“Capacitar mais de 10 mil profissionais em áreas tão essenciais como saúde, educação e assistência social é um marco que reafirma nosso compromisso com a primeira infância em Alagoas. Por meio da Unicria, conseguimos unificar e potencializar os esforços do Estado para garantir que os servidores que estão na linha de frente do cuidado com nossas crianças estejam cada vez mais preparados”, analisa.

A secretária pontuou que esses números refletem mais que estatísticas. Eles representam vidas impactadas, redes fortalecidas e o futuro das crianças de Alagoas sendo cuidado com ainda mais responsabilidade e carinho.

“Seguiremos investindo, formando e cuidando, porque acreditamos que a transformação de Alagoas começa pela infância”, conclui.

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Alagoas

Empresa alagoana criada com incentivo do Governo de Alagoas expande negócios para o Brasil

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Facedoor estará presente na Confederação Nacional do Comércio, nos 26 estados e Distrito Federal

Mentorias da pasta foi essencial para alavancar a empresa, vencedora de edital do Geração do Hoje

Por agência Alagoas

Especializada em soluções de reconhecimento facial para controle de acesso, a Facedoor tem expandido o negócio para outras partes do país. Sendo uma das vencedoras do programa de subvenção econômica Geração do Hoje (GDH), a empresa alagoana surgiu em 2022 a partir do edital de fomento da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

A Facedoor tem se destacado por sua atuação em eventos de grande porte, tanto dentro do Estado como fora dele, trazendo visibilidade para os serviços inovadores da empresa e para o potencial de capacitação de Alagoas em alavancar startups.

A parceria firmada com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) permitirá que a Facedoor esteja presente nos 26 estados e Distrito Federal. O CEO Cláudio Ribeiro avalia que a equipe do programa Mentoring Team, da Secti e Fapeal, teve uma importante participação para a consolidação da empresa.

“Esse espaço de mentorias com o time do Mentoring Team foi algo crucial para o nosso desenvolvimento, nos apoiando em diversas questões como posicionamento jurídico e financeiro. Foi algo muito importante ter esse time de apoio em todos os momentos que a gente precisou”, destacou o CEO.

Ainda segundo Cláudio Ribeiro, a empresa começou a expandir os negócios para São Paulo, principalmente, e, desde então, tem fechado contratos importantes em todo o Brasil, levando os serviços inovadores criados no Estado de Alagoas.

“Foi um movimento que estávamos planejando e organizando. Fizemos um evento com a Casa Natura, Atlantica Hotels e com a Confederação Nacional do Comércio, que trouxe essa oportunidade gigantesca”, revela Cláudio.

A Facedoor desenvolve soluções personalizadas que combinam segurança e inteligência de dados para diferentes segmentos, como eventos, educação e ambiente corporativo, a exemplo do controle de acesso de reconhecimento facial do Centro de Inovação do Jaraguá, tecnologia feita por esta especializada.

Para o secretário de Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, ver uma empresa alagoana impulsionando dessa forma reforça o compromisso do Governo de Alagoas na capacitação de companhias e conectá-las com novas oportunidades.

“A presença da Facedoor na Confederação Nacional do Comércio é uma prova do potencial econômico das empresas idealizadas no Estado de Alagoas. É uma honra poder fazer parte do crescimento, não só da Facedoor como das diversas empresas capacitadas através dos editais de fomento da Secti e Fapeal”, frisou o secretário.

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Alagoas

Ibrape: 84% dos alagoanos avaliam que estradas melhoraram ou se mantêm estáveis na gestão Paulo Dantas

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Aperfeiçoamento da malha viária contribui para o desenvolvimento econômico de Alagoas

Por Agência Alagoas

Investimentos feitos pelo Governo de Alagoas em infraestrutura contribuíram significativamente para a melhoria significa da malha viária do estado. A consequência disso é o reconhecimento dos alagoanos, como mostra pesquisa recente do Instituto Ibrape.

De acordo com o levantamento – realizado entre os dias 15 e 17 de março –, 84% da população avalia que as estradas alagoanas melhoraram ou se mantêm estáveis na gestão Paulo Dantas.

Para 57% dos entrevistados, as rodovias melhoraram, enquanto que para outros 27%, se mantiveram estáveis. Apenas 13% consideram que as estradas pioraram, e outros 3% não souberam ou não quiseram responder.

Desde 2022, o governador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando mais de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,75 bilhão, segundo dados da Secretária de Estado da Governança Corporativa.

Os investimentos se espalham por todas as regiões. Como artérias, as rodovias em bom estado fazem as mercadorias fluírem com eficiência, irrigando a economia a partir de Arapiraca que, geograficamente, fica no coração do estado; facilitam a movimentação de turistas nos litorais Norte e Sul, e rasgam o Sertão em direção a Delmiro Gouveia, que, em breve, contará com vias duplicadas até Maceió.

Foto: Edvan fereirfa / Agência Alagoas

Entre vias urbanas, estradas e rodovias, o Governo de Alagoas já restaurou quase 500 km em todo o estado, por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta, executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Segundo a pasta, só o Alagoas de Ponta a Ponta beneficiou 10 municípios, entre 2023 e 2024, com a pavimentação asfáltica de mais de 50 km, ligando as zonas rurais aos centros urbanos.

Além de facilitarem o escoamento da produção, os investimentos do Governo de Alagoas contribuem para o desenvolvimento de vários setores econômicos, entre eles o turismo no interior do estado. Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) revela que as atividades turistas no interior do Estado movimentaram 1,53 bilhão em 2022, um crescimento de 55,8% na comparação com o ano anterior. Isso significa que em 2022, os turistas que visitaram o interior deixaram R$ 4,1 milhões por dia na economia local.

Quando analisada a série histórica – iniciada em 2015 – o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo no interior registrou crescimento de 194,2%, o avanço de três vezes, comparando o VAB de R$ 520,1 mil daquele ano com o de 2022.

“Temos a certeza que nos anos de 2023 e 2024 esses números serão, ainda mais, positivos, considerando que Alagoas teve em 2024 o menor número de desemprego, bateu a série histórica em malha viária e fluxo de passageiro na rodoviária e finalizou o ano com mais de 40% de incremento de desembarques de turistas internacionais”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.

“Tudo isso é fruto de uma política de investimentos estratégicos, captação de novos negócios, de investimento em incentivo fiscal e locacional, de infraestrutura, e, claro, investimento em capacitação e qualificação, com o programa Escola do Turismo”, afirmou.

O VAB do turismo é o dinheiro que o turista deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios e maior crescimento econômico.

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