Escolas públicas e privadas de todo o país têm até às 23h59 de 18 de abril para conferir, complementar e, se necessário, alterar informações relativas à segunda etapa do Censo Escolar 2021. O procedimento de retificação já pode ser efetuado no sistema Educacenso pelo site (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/).
As instituições de ensino devem informar dados relacionados à movimentação e rendimento de alunos e ainda podem inserir dados que não foram previamente informados. As escolas também terão que, até o dia 18, responder ao questionário “Resposta educacional à pandemia de covid-19”, que visa levantar como as escolas lidaram com os desafios impostos pela pandemia.
“Nesta etapa são levantadas informações sobre aprovação, reprovação, evasão e transferência de alunos. As escolas devem entrar no sistema Educacenso, gerar um relatório, conferir se os dados coincidem com a realidade e, se necessário, efetuar as correções. Feito isso, elas encerram o ano letivo para ter os dados computados”, explica Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenadora estadual do Censo.
Os resultados finais do Censo Escolar 2021 devem ser divulgados em maio de 2022. “Vale ressaltar ainda que etapa do Censo está diretamente atrelada ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, pois o fluxo escolar é o segundo indicador que compõe o IDEB, sendo o primeiro o resultado de proficiência da Prova SAEB. Por isso, é fundamental responder a essa coleta”, complementa Ivandelma.
Por Agência Alagoas