Conecte-se Conosco

Alagoas

Hospital é considerado centro de referência para tratamento da doença no estado de Alagoas

Publicado

em

Tosse crônica, diarreia, perda de gordura nas fezes, suor mais salgado que o normal e dificuldade para ganhar peso. Esses são alguns sinais da presença de fibrose cística. Para alertar sobre esses sintomas, na última terça-feira (5), foi realizada uma ação de panfletagem no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na ocasião, foram entregues panfletos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de conscientizar sobre essa doença rara, que ainda não tem cura, mas tem tratamento.

O mês de setembro foi escolhido para lembrar a fibrose cística, sendo o dia 5 considerado como Dia Nacional da Conscientização, e o dia 8, como o Dia Mundial da Fibrose Cística. Por isso, foi criado o “Setembro Roxo”, como forma de enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado desta enfermidade. De acordo com a médica pediatra e pneumologista do HUPAA, Katharina Vidal de Negreiros Moura, atualmente, em Alagoas, existem 42 pacientes com essa doença, todos acompanhados no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário por uma equipe composta pela médica, fisioterapeutas e nutricionista.

Além disso, o HUPAA-UFAL realiza todos os exames necessários para os pacientes em atendimento e a enfermaria de pediatria é retaguarda para o internamento dos usuários SUS. Dessa forma, o HUPAA é considerado pelo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) como centro de referência para atendimento de fibrose cística em Alagoas.

Sobre a doença

A Dra. Katharina Vidal explica que a fibrose cística, também conhecida como doença do beijo salgado, é uma doença genética, causada pela disfunção da proteína reguladora da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR). “Essa disfunção causa acúmulo de secreção nos pulmões, pâncreas e no sistema digestivo, o que dificulta a eliminação da secreção e pode gerar problemas de saúde como infecções e inflamações”, reforça a pediatra e pneumologista.

De acordo com o Ministério da Saúde, a fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é mais comum na infância. A doença está incluída na triagem neonatal e pode ser identificada através do teste do pezinho, teste do suor e diagnosticada através de exames genéticos.

Foi a partir de exames como esses que Katia Chaves descobriu que seu filho Heitor tinha fibrose cística. A doença foi descoberta no teste do pezinho, e confirmada com o teste do suor. Segundo a mamãe de Heitor, as consequências da doença começaram a aparecer quando ele tinha apenas quatro meses de vida, ao perder gordura pelas fezes. A partir daí foi iniciado o tratamento para que a criança ganhasse peso e não perdesse mais gordura. “Hoje, Heitor tem 1 ano e 5 meses, nunca ficou internado e vive muito bem”, destaca Katia.

De acordo com a médica Katharina Vidal, que atende os pacientes de fibrose cística no Ambulatório de Pediatria desde o ano de 2000, “mesmo que não exista cura para a doença, existem muitos medicamentos que podem reduzir os sintomas e até corrigir o defeito da proteína causadora dos sintomas”, enfatiza.

O tratamento da fibrose cística envolve o acompanhamento por uma equipe multiprofissional, por meio de orientações, fisioterapia respiratória, uso de enzimas pancreáticas para digestão dos alimentos, uso de suplementos nutricionais hipercalóricos, antibióticos inalatórios e, recentemente, o uso de potencializadores e corretores de proteínas. Em alguns casos, como quadros de infecção pulmonar aguda, quando o paciente apresenta febre e dificuldade respiratória, pode ser necessária a internação do paciente.

Diego Tenório dos Santos descobriu que tinha fibrose cística quando tinha 11 anos de idade, através do exame do suor. Desde então, o paciente de 26 anos, natural de Penedo-AL, vem sendo acompanhado no HUPAA-UFAL. Segundo ele, “o convívio com a doença é um pouco chato, por conta de tosses e limitações em algumas atividades diárias, mas o tratamento a cada três meses tem ajudado bastante no dia a dia”, afirma.

Fonte: Dra. Katarina Vidal – Pneumologista 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque