Conecte-se Conosco

Alagoas

IMA é ponto de coleta de óleo de cozinha e orienta destinação correta do resíduo

Publicado

em

O descarte incorreto do óleo vegetal pode acarretar sérios malefícios à natureza e ao bem estar humano. Com essa preocupação surgiu o projeto sabão ecológico, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Nesta sexta-feira (09), no município de Maragogi, mais uma oficina será ministrada por consultores ambientais do órgão com o objetivo de instruir e sensibilizar acerca da destinação correta desse resíduo.  

A oficina de sabão ecológico ocorre em parceria com a prefeitura de Maragogi, onde cerca de vinte idosos vão aprender a reutilizar o óleo de cozinha e entender mais sobre os prejuízos causados ao descartar esse resíduo de maneira incorreta. Todos os participantes vão seguir os protocolos de segurança em razão da pandemia. 

Além de levar o projeto para diversos municípios alagoanos, o IMA também é um ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Para a entrega basta o interessado ir até a recepção da sede do Instituto, localizado na Av. Fernandes Lima no segundo andar do Shopping Cidade. Todo o óleo recebido será destinado para a fabricação de sabão e distribuído à população nas oficinas feitas. 

“É importante que a população entregue o óleo em garrafas pet ou de vidro, de preferência que esse óleo de cozinha já esteja filtrado para que ele não venha a estragar com facilidade”, comenta Mirella Cavalcanti, bióloga e consultora ambiental do IMA. 

Despejar o óleo vegetal nas pias ou até armazenar em recipientes e depois descartar junto aos resíduos comuns, pode ocasionar tanto na contaminação do solo quanto das águas. Com a oficina, a população aprende a destinar corretamente, bem como pode utilizar essa atividade para obter renda através da venda do sabão ecológico. 

“O óleo é um grande poluente e as pessoas ainda possuem o hábito de descartar de maneira incorreta. E por ser um resíduo que não se mistura com a água, ainda é um agravante pois ele forma camada superficial na água, impermeabiliza o solo, ele impede a oxigenação, impede a infiltração da água no solo. Dessa forma, compromete os seres vivos existentes”, alerta a bióloga do IMA. 

 Os interessados que quiserem solicitar a oficina no município ou comunidade, devem enviar ofício ao protocolo do IMA para que o processo tramite até a Gerência de Educação Ambiental, responsável pelo Projeto. Importante destacar que o ofício deve conter os dados corretos da instituição solicitante e os respectivos contatos.

Por Assessoria IMA

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque