Conecte-se Conosco

Piaçabuçu

Inauguração do Novo Centenário Supermercado acontece nesta sexta-feira (12), em Piaçabuçu.

Publicado

em

Nesta sexta-feira, dia 12 de julho, a partir das 8 horas, os moradores de Piaçabuçu terão um motivo especial para comemorar. O Centenário Supermercado, que já faz parte da história da cidade há 24 anos, está prestes a inaugurar sua nova unidade, com um espaço maior totalmente climatizado para melhor atender a todos os clientes.

Localizado no coração da cidade, o supermercado oferecerá uma variedade de serviços essenciais para os clientes. Além dos tradicionais produtos de mercado, como alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, o Centenário Supermercado contará com um açougue de primeira qualidade, um Hortifruti repleto de frutas e verduras frescas e uma padaria que promete pães e quitutes irresistíveis.

Os sócios, Pedro Junior e Suzana Araújo, estão ansiosos para receber os clientes e celebrar esse momento especial. “Estamos emocionados com a inauguração. Será um marco para nossa empresa e para a comunidade. Queremos oferecer o melhor atendimento e produtos de qualidade para todos.”

A festa de inauguração será animada, com música ao vivo, sorteio de brindes e a participação especial da Comediante Podderosa. A expectativa é que o Centenário Supermercado continue sendo um ponto de encontro para os moradores, fortalecendo ainda mais os laços entre eles.

Além de todas as comodidades que o Centenário Supermercado oferece, é importante mencionar que ele está localizado na Rua João Manoel de Carvalho, número 143, no Centro de Piaçabuçu.

Por Assessoria

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Piaçabuçu

Eleições 2024: Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Publicado

em

Cargos têm impacto direto na saúde, transportes e coleta de lixo

Por Agência Brasil

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam. 

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal.

O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e o ISS [Imposto Sobre Serviços]. Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população.

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, superou os R$ 111 bilhões em 2024. Cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal.

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de se tornar inelegível.

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar.

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local.

Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República.

É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias.

O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade.

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos. A campanha eleitoral começou na última sexta-feira (16).

Continue lendo

Piaçabuçu

Parceria entre Prefeitura e escola do Estado reativa banda de fanfarra em Piaçabuçu

Publicado

em

A Prefeitura de Piaçabuçu, em parceria com a Escola Estadual Correia Titara, está viabilizando o projeto “Mais Música na Escola”, que tem como principal objetivo tirar os jovens da ociosidade e promover a cultura local. A iniciativa permitirá a reativação da tradicional banda de fanfarra da escola, que será equipada com novos instrumentos musicais.

Para o diretor da escola, Alcides Regueira, o retorno da banda de fanfarra é um desejo antigo dos alunos, que também demonstraram interesse em participar de atividades esportivas. “Assumi a direção há pouco mais de três meses e, desde então, percebi a vontade dos estudantes em voltar a integrar a fanfarra. Era um sonho simples, mas que dependia de ações concretas. Felizmente, a prefeitura atendeu prontamente ao nosso pedido, e agora, nossa fanfarra voltará às ruas,” afirmou Andrade.

O diretor destacou ainda a importância desse momento para o resgate cultural de Piaçabuçu, cidade conhecida por sua riqueza musical. “Temos excelentes músicos aqui, e com esse compromisso, não apenas promovemos o bem-estar e a socialização dos jovens, mas também fortalecemos ainda mais a cultura local,” concluiu.

A reativação da banda de fanfarra representa um marco significativo para a comunidade escolar, oferecendo aos jovens uma oportunidade de desenvolvimento artístico e social, ao mesmo tempo em que reforça as tradições culturais de Piaçabuçu.

Continue lendo

Piaçabuçu

Candidato Rymes Lessa se solidariza com a população e garante não utilizar fogos de estopim em Piaçabuçu

Publicado

em

Em um gesto de empatia e respeito pela comunidade de Piaçabuçu, o candidato a prefeito Rymes Lessa (MDB) anunciou que em sua campanha, não utilizará fogos de estopim.

A decisão foi tomada após ouvir as preocupações dos moradores sobre o impacto negativo que esses fogos podem causar, nas crianças com espectro autistas, idosos, enfermos e animais.

Compromisso com a saúde e o bem-estar

Rymes Lessa destacou que sua prioridade é o bem-estar da população. “Entendo que os fogos de estopim podem ser uma tradição em muitas celebrações, mas precisamos considerar os efeitos adversos que eles têm sobre a saúde das pessoas e dos animais. Meu compromisso é com uma Piaçabuçu mais segura e saudável para todos”, afirmou o candidato.

Alternativas sustentáveis

Além de se comprometer a não utilizar fogos de estopim, Rymes Lessa propôs a adoção de alternativas mais sustentáveis e menos prejudiciais. “Podemos celebrar nossas conquistas e eventos importantes de maneiras que não causem desconforto ou perigo. Shows de luzes, fogos silenciosos e outras formas de entretenimento são opções viáveis e igualmente emocionantes”, sugeriu.

Apoio da comunidade

A decisão de Rymes Lessa foi bem recebida por diversos segmentos da comunidade. Moradores, pais e mais atípicos bem como os defensores dos direitos dos animais expressaram seu apoio à iniciativa. “É um alívio saber que teremos um líder que se preocupa com o impacto das suas ações na vida das pessoas e no meio ambiente”, comentou Maria Silva, residente de Piaçabuçu.

Mais avanços para Piaçabuçu

Com essa promessa, Rymes Lessa reforça sua imagem de candidato comprometido com mais avanços positivos e com a construção de uma cidade mais inclusiva e consciente. “Estamos prontos para trilhar um novo caminho, onde o respeito e a consideração pelo próximo são prioridades. Juntos, podemos fazer de Piaçabuçu um exemplo de progresso e harmonia”, concluiu.

Continue lendo

Destaque