Conecte-se Conosco

Alagoas

Junta Comercial lança atendente virtual para o Portal Facilita Alagoas

Publicado

em

Chamada de Ju, com nome escolhido pelos próprios clientes, essa central de informações traz uma rede de dados sobre registro e licenciamento empresarial

Por Assessoria | Agencia Alagoas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) lançou, nesta terça-feira (1º), mais uma funcionalidade que promete simplificar o entendimento sobre os serviços referentes ao registro e ao licenciamento empresarial, a Ju, a atendente virtual do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Essa comunicação digital foi estabelecida no canto direito da página inicial do Facilita Alagoas, trabalhando através das opções a serem selecionadas pelo próprio cliente. Sendo destrinchada através de uma rede de informações, o que inclui a disponibilização de vídeos e manuais, a atendente oferece, a primeiro momento, uma série de caminhos a fim de tirar dúvidas sobre abertura, alteração, baixa, processos iniciados, autenticidade de documentos, MEI, incorporação, transformação, processos concomitantes e outros serviços.

Para iniciar ‘essa conversa’ com a Ju, o cliente necessita preencher alguns dados, como nome e e-mail, e seguir pelos passos habilitados. Dentro da rede de mensagens criadas, há também uma interação, que não funciona apenas como perguntas e respostas. O cliente pode preencher o protocolo de um processo iniciado e a atendente responderá qual o status desse processo perante a entidade, isso tanto para o registro quanto para o licenciamento empresarial.

A personagem que representa a Ju foi produzida pela própria assessoria de comunicação da Juceal, levando em conta um trato moderno e uma figura que trouxesse características da mulher alagoana. O nome, por outro lado, possuiu uma forte participação do público alvo do órgão. Através de uma votação estabelecida nos perfis de redes sociais com as opções Ju, Júlia e Lis (homenagem à música Flor de Lis, de Djavan), o primeiro nome contou com ampla escolha, levando 46% dos votos.

“Damos sempre o espaço para ouvir os contadores, os advogados e os empresários. Eles têm sido essenciais durante este período sem atendimento presencial e com entrada de processos somente de forma online. Para aqueles que acham que a Ju irá substituir os canais de comunicação, afirmo que ela é uma adição, uma soma para simplificar ainda mais o trabalho de todos. Os nossos canais de e-mail, que têm feito um grande trabalho nesses últimos meses, vão continuar disponíveis para dúvidas e questões sobre todos os serviços da Junta Comercial”, frisa o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Além dos próprios perfis nas redes sociais, os clientes podem entrar em contato com a Junta Comercial através dos e-mails facilita.juceal@gmail.com e ouvidoria@juceal.al.gov.br. Pelos canais, toda demanda é analisada em sua integridade a fim de uma resolução. No Portal Facilita Alagoas, também existe a seção Fale Conosco, que direciona o contato para os endereços de e-mail.

O acesso ao Facilita Alagoas é feito pelo link: http://www.facilita.al.gov.br/. Administrado pela Juceal, o portal conta, ainda, com serviços da Receita Federal, dos cartórios, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Alagoas

Pesquisa Eleitoral Ibrape/CadaMinuto: Jorge Nunes lidera corrida pela prefeitura de Feliz Deserto

Publicado

em

O Portal CadaMinuto, em parceria com o Instituto Ibrape, realizou uma pesquisa entre os dias 23 e 24 de setembro para avaliar a opinião dos eleitores de Feliz Deserto a respeito da gestão atual e das intenções de voto para as próximas eleições municipais. A pesquisa, que ouviu 400 eleitores, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 06436 / 2024, com um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,66%.

Jorge Nunes lidera as intenções de voto para prefeito de Feliz Deserto com ampla vantagem. No cenário espontâneo, ele aparece com 61% dos votos, e no cenário estimulado, sua preferência sobe para 68%. Contra o Douglas Simões, registra 22,8% e 26% nos mesmos cenários, enquanto Marcelo Lessa aparece com menos de 1%.

Ao serem questionados sobre a gestão da atual prefeita Rosiane Beltrão, 42% dos entrevistados classificaram sua administração como boa, enquanto 27% a consideram ótima. Apenas 18% afirmaram que a gestão é regular, enquanto 5% classificaram como ruim e 8% como péssima. No total, 80% dos eleitores aprovaram a atuação da prefeita, e 20% manifestaram desaprovação.

A vantagem de Nunes está diretamente ligada à aprovação da gestão no qual ele é atual o vice-prefeito. A continuidade do trabalho bem avaliado parece influenciar positivamente a preferência por Jorge Nunes como sucessor.

Fonte cada Minuto

Continue lendo

Alagoas

Seduc participa de formação promovida pelo MEC para reestruturação do Ensino Médio

Publicado

em

Ministério discute com estados o planejamento para a implementação da política nacional do Ensino Médio; mudanças já começam em 2025

Uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está em Brasília para participar da formação para reestruturação do Ensino Médio no Brasil. O encontro, que reúne equipes de secretarias de todo o país, é promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A implementação da polícia nacional do ensino já começa a valer no ano de 2025, bem como preparação das escolas para o processo.

A Portaria 958 de 19 de setembro de 2024 do MEC estabelece parâmetros para que as secretarias estaduais de Educação elaborem planos de ação para  implementação progressiva das mudanças ocasionadas pela Lei 14.945 de 31  de julho de 2024. Ela define as diretrizes para o ensino médio e traz, dentre outras alterações, a ampliação da carga horária mínima anual de 800 para 1.000 horas, podendo ser ampliada para 1.400 horas. Já a formação geral básica terá uma carga horária mínima total de 2.400 horas.

Ainda de acordo com a Lei 14.945/2024, as secretarias elaborarão planos de ação com o apoio do Ministério e, a partir do ano letivo 2025, deverão iniciar a implementação das mudanças na etapa de ensino.

“Temos todos os estados do Brasil reunidos nesta formação e planejando como ajustar as mudanças estabelecidas por lei para o ensino médio. Esse planejamento chegará às escolas, com as quais trabalharemos as diretrizes do nosso plano de ação”, adiantou o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa.

Continue lendo

Destaque