Chamada de Ju, com nome escolhido pelos próprios clientes, essa central de informações traz uma rede de dados sobre registro e licenciamento empresarial
Por Assessoria | Agencia Alagoas
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) lançou, nesta terça-feira (1º), mais uma funcionalidade que promete simplificar o entendimento sobre os serviços referentes ao registro e ao licenciamento empresarial, a Ju, a atendente virtual do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.
Essa comunicação digital foi estabelecida no canto direito da página inicial do Facilita Alagoas, trabalhando através das opções a serem selecionadas pelo próprio cliente. Sendo destrinchada através de uma rede de informações, o que inclui a disponibilização de vídeos e manuais, a atendente oferece, a primeiro momento, uma série de caminhos a fim de tirar dúvidas sobre abertura, alteração, baixa, processos iniciados, autenticidade de documentos, MEI, incorporação, transformação, processos concomitantes e outros serviços.
Para iniciar ‘essa conversa’ com a Ju, o cliente necessita preencher alguns dados, como nome e e-mail, e seguir pelos passos habilitados. Dentro da rede de mensagens criadas, há também uma interação, que não funciona apenas como perguntas e respostas. O cliente pode preencher o protocolo de um processo iniciado e a atendente responderá qual o status desse processo perante a entidade, isso tanto para o registro quanto para o licenciamento empresarial.
A personagem que representa a Ju foi produzida pela própria assessoria de comunicação da Juceal, levando em conta um trato moderno e uma figura que trouxesse características da mulher alagoana. O nome, por outro lado, possuiu uma forte participação do público alvo do órgão. Através de uma votação estabelecida nos perfis de redes sociais com as opções Ju, Júlia e Lis (homenagem à música Flor de Lis, de Djavan), o primeiro nome contou com ampla escolha, levando 46% dos votos.
“Damos sempre o espaço para ouvir os contadores, os advogados e os empresários. Eles têm sido essenciais durante este período sem atendimento presencial e com entrada de processos somente de forma online. Para aqueles que acham que a Ju irá substituir os canais de comunicação, afirmo que ela é uma adição, uma soma para simplificar ainda mais o trabalho de todos. Os nossos canais de e-mail, que têm feito um grande trabalho nesses últimos meses, vão continuar disponíveis para dúvidas e questões sobre todos os serviços da Junta Comercial”, frisa o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Além dos próprios perfis nas redes sociais, os clientes podem entrar em contato com a Junta Comercial através dos e-mails facilita.juceal@gmail.com e ouvidoria@juceal.al.gov.br. Pelos canais, toda demanda é analisada em sua integridade a fim de uma resolução. No Portal Facilita Alagoas, também existe a seção Fale Conosco, que direciona o contato para os endereços de e-mail.
O acesso ao Facilita Alagoas é feito pelo link: http://www.facilita.al.gov.br/. Administrado pela Juceal, o portal conta, ainda, com serviços da Receita Federal, dos cartórios, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas.