Trezentos e três escolas das redes pública e privada de Alagoas participaram das provas das edições 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Ao todo, 40.135 estudantes se fizeram presentes nas duas competições, cuja proposta é estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre os jovens brasileiros. As provas aconteceram no último dia 20 e o resultado deve ser divulgado no segundo semestre.
Pela rede estadual, 7.325 estudantes de 40 escolas participaram das duas competições. Dentre as unidades com maior número de inscritos tanto na OBA quanto na MOBFOG estão o Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, com 1.611 inscritos (816 na unidade Arapiraca e 795 em Maceió) e as escolas estaduais José Félix de Carvalho, de São Sebastião, com 962 participantes; Aristheu de Andrade, de Colônia Leopoldina, com 737 inscritos, e Monsenhor Luís Carlos de Oliveira, de Ibateguara, com 608.
“A OBA e a MOBFOG são competições multifacetadas que permitem trabalhar, junto com a astronomia, conteúdos de geografia, física, matemática, química, dentre outras disciplinas. Tivemos excelente desempenho nas duas em 2021 e acreditamos que, em 2022, as escolas alagoanas se superarão. A educação de Alagoas vive o seu melhor momento, com investimentos que garantem a atuação de programas de incentivo aos alunos em toda a rede, isso faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem”, afirma a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Edição 2021
A rede estadual de ensino contabilizou 110 medalhas nas edições 2021 da OBA e MOBFOG. Foram 29 medalhas a mais do que em 2020. Ao todo, o estado somou 420 medalhas em ambas as competições e que foram conquistadas por escolas municipais, estaduais, federais e particulares.
Das 110 medalhas da rede estadual, 92 são da OBA (27 ouros, 50 pratas e 15 bronzes) e 18 são da MOBFOG (3 pratas e 15 bronzes). Em 2020, as escolas estaduais conquistaram 71 medalhas na OBA e 10 na MOBFOG.
As competições
A OBA e a MOBFOG são promovidas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e visam estimular o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins entre alunos do ensino fundamental e médio de todo o país. Em Alagoas, ambas contam com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede privada de ensino.
O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.
Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.
Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.
Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).