Por Assessoria | cadaminuto
Três ministros do presidente Lula vêm a Alagoas nesta terça-feira (11) para avaliar os danos das fortes chuvas que caem sobre o Estado e deixaram milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas desde a última sexta-feira (06).
De acordo com o governador Paulo Dantas, estarão na capital alagoana os ministros Renan Filho, dos Transportes; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
“Além dos três ministros, receberemos toda a bancada federal, estadual e os prefeitos dos municípios atingidos que falarão para a imprensa e toda a sociedade sobre as medidas que têm sido tomadas e as que irão ser tomadas”, confirmou o governador, ao anunciar que, na ocasião, será realizada uma entrevista coletiva com a presença dos três ministros no Palácio República dos Palmares, a partir das 8h30.
O governador confirmou que até o momento 29 municípios já tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo governo federal.
“Com o apoio do Governo Federal e das Prefeituras, vamos encaminhar aos municípios os primeiros recursos já na terça ou quarta-feira, para que a gente garanta o suporte necessário a essas famílias que estão passando necessidade”, afirmou o governador. “O apoio dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, de Assistência Social, Wellington Dias, e dos Transportes, Renan Filho, tem sido fundamental para dar agilidade aos processos”.
“Os gestores dos vinte e nove municípios foram ágeis na assistência aos desabrigados e já encaminharam a documentação para o plano de recuperação de danos que está sendo enviado ao governo federal e que agilizará, consequentemente, o envio de recursos necessários para minimizar os danos das pessoas e da infraestrutura dos municípios”, completou Paulo Dantas.
Comitê gestor
O governador informou ainda que foi criado no fim de semana um Comitê Gestor Estruturante que contará com o próprio governador, a governadora de Pernambuco, Raquel Lira, representantes dos municípios, bancadas federal e estadual para apresentar um plano estruturante ao governo federal.
“Com este comitê, vamos a Brasília para apresentar esse plano para minimizar este problema, que é recorrente durante os anos e que, historicamente, atingem os mesmos municípios com as fortes chuvas. Nesse plano estruturante, estarão resoluções para problemas como dragagem, contenção nos leitos dos rios, lagoas e nascentes, barragens que são construídas desde Pernambuco”, informou Paulo Dantas.
Desabrigados e desalojados
Em todo o estado, chegou a 25.313 o número de pessoas desalojadas e desabrigadas devido às fortes chuvas que caíram no estado de Alagoas durante a última semana. Os municípios com maior número de pessoas atingidas são Marechal Deodoro com 498 desabrigados e 3490 desalojados, totalizando 3988. Matriz de Camaragibe com 459 desabrigados, 3158 desalojados somando 3617, seguido por São Miguel dos Milagres com 160 desabrigados, 2848 desalojados totalizando 3008 pessoas fora de seus lares.
As cidades com maior número de desabrigados são Murici com 900 pessoas, Marechal Deodoro com 498 e Matriz do Camaragibe com 459.
O maior número de desalojados foi registrado nas cidades de Marechal Deodoro com 3490, Matriz do Camaragibe 3158 e São Miguel dos Milagres com 2848.
Já na capital, apesar do alto volume de chuvas há 211 pessoas desabrigadas e 116 desalojadas, totalizando 327.
Infelizmente, devido às chuvas, um óbito foi registrado na cidade de Joaquim Gomes.