Conecte-se Conosco

Notícias

Ocupação de leitos Covid é de 36%; veja todos os dados da pandemia em site exclusivo

Publicado

em

Informações sobre o enfrentamento à pandemia no estado e números da doença estão disponíveis no site www.alagoascontraocoronavirus.com.br

por agencia alagoas

Os leitos gerais e exclusivos para Covid-19, da rede pública e contratualizados pelo Governo do Estado, registram, nesta quarta-feira (9), taxa de ocupação geral de 36%. Dos 546 disponibilizados, 196 encontram-se preenchidos por pacientes infectados pelo novo coronavírus. Já as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) registram ocupação de 49%, com 76 dos 154 leitos existentes preenchidos. Essa e outras informações acerca da pandemia em Alagoas podem ser encontradas no site exclusivo www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br, com conteúdo atualizado diariamente.

As UTIs intermediárias estão com 12% das vagas ocupadas e dos 359 leitos clínicos disponibilizados para Covid em Alagoas, 116 encontram-se com pacientes, o que representa uma taxa de ocupação de 32%.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que a secretaria mantém um acompanhamento diário da taxa de ocupação hospitalar, que é feita tanto nas unidades públicas quanto nas privadas. “É possível notar um crescimento na ocupação de leitos na rede privada, mas ainda não sentimos na rede hospitalar pública este crescimento tão vertiginoso”, ponderou Ayres.

“No entanto, seguiremos atentos aos números de atendimentos e internações. Neste atual momento da pandemia, o Governo de Alagoas conta com os leitos exclusivos Covid-19 mantidos pelo Estado. Temos condições de continuar fazendo o enfrentamento à pandemia com todos os hospitais novos que foram entregues à população. Se houver necessidade, com certeza estruturaremos novamente o Hospital de Campanha e contratualizaremos leitos nos hospitais privados e filantrópicos”, garantiu.

O site

Confiável e robusta fonte de dados sobre a pandemia em Alagoas, o site www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br concentra notícias; boletins de casos, de ocupação de leitos, e de distribuição de medicamentos e de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual); orientações para prevenção e atendimento (Zap da Saúde e teleatendimento) e a relação das Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios de Alagoas.

O canal também reúne as medidas governamentais executadas, a legislação com os decretos já publicados, esclarecimentos de fake news e painel interativo de dados sobre a Covid.

Nele é possível, ainda, ter acesso às despesas realizadas pelo Estado no enfrentamento à Covid, às informações sobre doações, às medidas de estímulo econômico e proteção social, dentre outras informações. O site foi lançado pelo Governo do Estado no dia 23 de abril, logo após o início da pandemia em Alagoas.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Dólar renovou recorde e subiu 3,75% na última semana

Publicado

em

O dólar comercial renovou seu novo recorde, de R$ 5,59 no último fechamento. Este valor supera o observado no início do Governo Lula, em janeiro de 2023, sendo a maior a cotação em quase dois anos e meio. No balanço da semana anterior, o saldo da desvalorização do real, sobre o dólar, foi de 3,75%. O euro comercial custa quase R$ 6,00. 

Existe uma preocupação contínua com o cenário fiscal no Brasil e pequenas crises institucionais interferem nos ânimos dos investidores. Na última sexta-feira (28), o Presidente da República afirmou que não faz sentido insistir em corte de gastos, se a população mais carente será afetada de maneira negativa. Também, cobrou que o Banco Central atue para conter esta escalada . 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por sua vez, criticou a condução dos gastos pelo governo federal e os riscos sobre a economia. Entretanto, ainda que existam razões para o mau-humor do mercado, já começa a haver um descolamento da teoria econômica para a grande desvalorização do real das últimas semanas.

O regime de câmbio é flutuante no Brasil, ou seja, não há um sistema de metas para os preços do dólar ou do euro. Mesmo assim, poderá haver alguma intervenção por parte do Banco Central, por meio dos swaps cambiais, diante da alta generalizada. A preocupação é porque o patamar elevado do dólar gera efeitos danosos sobre a inflação. Por consequência, os juros não devem cair tão cedo no país. 

Durante os próximos dias, os investidores devem se concentrar em eventos que movimentam o legislativo. As próximas duas semanas, que antecedem o recesso parlamentar, serão importantes no Congresso para a votação da regulamentação da reforma tributária. 

É possível que haja esfriamento do preço do dólar e do euro, com as vendas das divisas e a depender do resultado das votações no legislativo.

As cotações são da companhia Morningstar
 

Fonte: Brasil 61

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas destaca protagonismo feminino no Governo de Alagoas durante o P20

Publicado

em

Governador destacou que o Estado tem maioria feminina no secretariado e que quanto mais mulheres na política, haverá mais política para as mulheres

O governador Paulo Dantas destacou o protagonismo das mulheres no governo estadual durante a cerimônia de abertura da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20. Com o lema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, o evento ocorreu no Centro de Convenções de Maceió.  No discurso, Paulo ressaltou que Alagoas, tradicionalmente conhecida como “terra de cabra macho”, agora se orgulha de ser reconhecida como “terra de mulheres extraordinárias”.

Ele enfatizou ainda que o secretariado do Governo de Alagoas é composto majoritariamente por mulheres, constituindo 61% dos cargos de liderança, um feito inédito no Brasil. “São mulheres que lideram políticas públicas, bons projetos e ações do governo de Alagoas. É maioria feminina comandando o primeiro escalão. Somos o único estado na história do Brasil a ter a maioria feminina comandando as principais políticas. Na minha avaliação, quanto mais mulheres na política, teremos mais política para as mulheres”, afirmou o governador.

Além de elogiar a competência e a contribuição das mulheres na administração pública, Paulo Dantas destacou os resultados positivos obtidos pelo Estado em 2023. Segundo ele, Alagoas foi o estado do Nordeste com maior crescimento econômico, atingindo 6,5%, o dobro da média nacional e da região nordestina. O governador também mencionou o desempenho do estado na geração de empregos, sendo o quinto no Brasil em criação de postos de trabalho no trimestre, e o quarto no índice de crescimento econômico.

Dantas apontou ainda o destaque de Alagoas em investimentos públicos e a redução do percentual de pessoas em extrema pobreza. “Fomos ainda o estado que mais se destacou na arrecadação de ICMS no ano passado. Isso é dinâmica econômica, atração de investimentos e faz a roda da economia girar como um todo”, comentou.

O governador sublinhou a importância de conviver com opiniões divergentes e defendeu o fim da rivalidade e polarização política, que, para ele, ameaçam a supremacia democrática da nação. Ele parabenizou os organizadores do evento e colocou o Poder Executivo Estadual à disposição para debater sobre igualdade de gênero, aproveitando a experiência acumulada na administração estadual.

A deputada federal Benedita da Silva, coordenadora-geral do P20, defendeu maior participação das mulheres na política para equiparar a representação feminina no Poder Legislativo. “Precisamos que vocês assumam, conosco, a missão de dar continuidade a esse trabalho”, afirmou ela, ao se referir aos parlamentares mais jovens.

Benedita destacou que o objetivo é garantir a paridade de gênero nos debates. “Queremos garantir equidade, enfrentar essa batalha e essa luta. Nós mulheres ainda temos que travar muitas batalhas para que tenhamos uma justa representatividade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, lembrou que é a primeira vez que se discutem, de maneira exclusiva, as questões que impactam diretamente a participação das mulheres na política e na sociedade, nos planos nacional e mundial.

Para Lira, é fundamental “eliminar a discriminação no local de trabalho, garantir salários iguais por trabalho igual, promover acesso à educação de qualidade e oportunidades de capacitação profissional para a população feminina”.

Arthur Lira destacou ainda a escolha da cidade de Maceió para sede do encontro. O presidente citou mulheres alagoanas importantes na história brasileira, como a psiquiatra Nise da Silveira, a advogada Almerinda Farias Gama, a heroína Ana Lins, a médica e professora Lily Lages, e a jogadora de futebol Marta.

O EVENTO

As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. Este encontro proporcionará uma oportunidade única para ampliar a participação das parlamentares em discussões cruciais no cenário mundial.

A reunião incluirá sessões de trabalho focadas na ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres. Além das sessões de trabalho conjunto, haverá a possibilidade de reuniões bilaterais, permitindo o intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

Estão presentes na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 cinco organismos internacionais – União Interparlamentar, União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e representantes de 26 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Bolívia e Paraguai. Ao todo, 171 parlamentares participam do encontro.

Continue lendo

Piaçabuçu

Ministério Avançando Pela Fé celebra primeiro ano de existência

Publicado

em

Fundada em 25 de junho de 2023, na Paciência, e presidida pelo Pastor Dr. Antonino Leão, a Igreja Ministério Avançando Pela Fé comemora seu primeiro ano de existência com um sentimento de gratidão e realização.

Em apenas 12 meses, a igreja tem testemunhado um crescimento significativo, tanto em número de fiéis quanto em impacto comunitário. Desde sua inauguração, a liderança, juntamente com a dedicação dos membros, tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento espiritual e social da congregação.

“Nossa missão sempre foi levar a palavra de Deus com amor e integridade,” afirma o Pastor Dr. Antonino Leão. “E é com grande alegria que celebramos este marco, agradecendo a todos que têm contribuído para o crescimento do nosso ministério.”

Durante este ano, o Ministério Avançando Pela Fé realizou diversos eventos e programas que fortaleceram a fé e a união entre os membros. Entre os destaques estão os cultos semanais, encontros de jovens, atividades de ação social e grupos de oração. A igreja também tem investido em iniciativas de capacitação espiritual e comunitária, reafirmando seu compromisso com a transformação de vidas.

Os membros da igreja expressam seu contentamento e gratidão por fazerem parte dessa trajetória abençoada. “Ser parte desta comunidade tem sido uma experiência transformadora,” comenta Edineide Leão, diaconisa da Igreja. “A orientação e o apoio que encontramos aqui são inestimáveis.”

Em um gesto de generosidade e visão para o futuro, o terreno onde está sendo construída a sede do Ministério Avançando Pela Fé, foi fruto de oração que obstiveram a doação, de uma família que reconheceu a importância da obra e desejou contribuir para o crescimento da comunidade. Esta doação tem sido fundamental para a concretização dos planos da igreja, permitindo a criação de um espaço adequado para acolher cada vez mais fiéis e desenvolver atividades que promovam o bem-estar espiritual e social de todos.

Comemorando este primeiro ano, o Ministério Avançando Pela Fé planeja uma série de celebrações e atividades especiais, reafirmando seu compromisso em continuar avançando pela fé e expandindo sua missão de levar a mensagem de esperança e amor ao maior número de pessoas possível.

Parabéns a todos os membros e à direção do Ministério Avançando Pela Fé pelo primeiro de muitos anos de bênçãos e crescimento!

Continue lendo

Destaque