Conecte-se Conosco

Alagoas

Pesquisa da Ufal sobre impacto do óleo no litoral é divulgada em revista internacional

Publicado

em

Uma pesquisa sobre as consequências do derramamento de óleo na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas, recebeu destaque na conceituada revista científica internacional, Marine Pollution Bulletin. O trabalho foi desenvolvido com a participação de estudantes do mestrado em Diversidade Biológica e Conservação, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os dados para a pesquisa foram levantados com comunidades de pescadores artesanais e demonstram o forte impacto socioeconômico imediato, desde que as primeiras manchas começaram a aparecer na costa brasileira, em agosto de 2019. “Este trabalho foi finalizado em janeiro de 2020, meses antes da pandemia da covid-19 mudar nossas vidas”, narrou Mariana Esteve, mestra e integrante da equipe.

Essa situação dramática que atingiu as comunidades da região litorânea, chamou a atenção da pesquisadora. “Essas comunidades ainda estavam tentando se recuperar dos impactos causados pelo derramamento do óleo e foram novamente surpreendidos pela pandemia da covid-19, que aprofundou a vulnerabilidade social e econômica a qual estão submetidos esses homens e essas mulheres”, ressaltou Mariana.

Os pesquisadores entrevistaram 381 pescadores e marisqueiras dos municípios de Paripueira e da Barra de Santo Antônio, no Estado de Alagoas. “As vendas dos pescados caíram em mais de 50% naquele período, prejudicando a economia local, a segurança alimentar e o sustento das famílias. Também foram relatados problemas de saúde devido ao contato do óleo com a pele. Muitos sofreram com vômitos e doenças de pele”, contou a pesquisadora.

Nas conclusões do trabalho, os pesquisadores, que formaram uma equipe multidisciplinar para abordar vários aspectos, argumentam sobre a necessidade da intervenção do poder público. “São necessárias ações governamentais para mitigar os impactos sociais e econômicos que a tragédia ambiental gerou e ainda gera a essas comunidades de pescadores e marisqueiras artesanais”, destacaram.

Segundo Mariana Estevo, o trabalho que deu origem à publicação foi feito por muitas mãos e em algumas etapas. “Como entrevistas nas colônias de pescadores e marisqueiras, além de análise de dados do banco de dados do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (Peld), o que torna este trabalho tão rico. Foi uma grande experiência conhecer e conviver com essas comunidades tradicionais”, relatou.

A publicação do trabalho na Marine Pollution Bulletin foi bastante comemorada. “É uma revista reconhecida internacionalmente por publicar trabalhos de grande relevância. Ficamos extremamente felizes por podermos levar essa pesquisa ao conhecimento de todos, ressaltando a necessidade urgente de elaboração de estratégias de mitigação que possam garantir uma melhor qualidade de vida para essas comunidades tradicionais, que desempenham um importante papel para a manutenção dos ambientes equilibrados”, finalizou Marina Estevo.
Link: https://ufal.br/ufal/noticias/2021/8/pesquisa-sobre-impactos-do-derramamento-de-oleo-e-divulgada-em-revista-internacional

Por Assessoria

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque