Conecte-se Conosco

Alagoas

Polícia Militar fortalece ações ostensivas e preventivas nas unidades de ensino

Publicado

em

Rondas, orientações, reuniões e palestras têm feito parte da rotina


Por Ascom PM-AL com informações Ascom SSP/AL

União de esforços, ações efetivas, empenho para o bem comum e da segurança da comunidade escolar. Assim pode ser resumida a última semana. A Polícia Militar e as forças que integram a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuaram e seguem incansáveis nessa missão: paz e segurança nas escolas, sejam elas da rede pública ou privada.

A PM, por meio de suas diversas unidades operacionais dos Comandos de Policiamento da Capital (CPC) e do Interior (CPI), tem intensificado a visita às unidades de ensino, bem como o diálogo com gestores, professores, alunos e todos os que integram a rede de ensino. Rondas ostensivas, orientações, reuniões e palestras fazem parte da rotina.

A PM está nas ruas, alinhando ações em gabinetes institucionais e tem ido até as salas de aula. “Escola deve ser ambiente de proteção e crescimento, não de temor ou violência. Neste sentido, a Segurança Pública está empenhada em garantir a paz social junto às secretarias de educação, dando as mãos à direção, professores e todos os envolvidos. Nesse contexto a união de esforços é fundamental. As famílias devem estar atentas aos filhos, ao conteúdo que acessam, ao material que levam na mochila, a qualquer mudança de comportamento. Vamos vencer esse momento e garantir o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.

O trabalho que já é ordinariamente desempenhado pelo Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) ganhou reforço. O Núcleo de Articulação Comunitária Escolar (Nace) que já atua de forma contínua enfatizou suas ações com foco no momento atual. O mesmo ocorreu com as equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Batalhões de área e outras unidades especializadas também estão empenhadas nesse processo, de norte a sul do território alagoano.

As equipes estão na zona urbana e na zona rural, junto à comunidade da educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio. Exemplo disso é o 6º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Maragogi. A Operação Escolas Seguras foi desencadeada percorrendo também Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, povoados e municípios de sua área de abrangência.

Assim também tem acontecido na região de cobertura da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) em escolas localizadas nos municípios de Novo Lino, Flexeiras, Colônia Leopoldina, Jacuípe e região. Além de atuar ostensivamente, a PM tem articulado ações com gestores da educação e Guardas Municipais.

SSP

A Secretaria de Segurança Pública está coordenando um conjunto de ações com o objetivo de combater quaisquer tipos de ações criminosas em ambiente escolar no Estado. As Polícias Civil e Militar estão atuando para investigar, identificar e prender os responsáveis por mensagens que circulam dando conta de possíveis ações em escolas de Alagoas.

Na capital, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) determinou que o Batalhão Escolar (BPEsc) promova visitas em escolas citadas em mensagens divulgadas em redes sociais como possíveis alvos de ataques. Os militares estão fazendo rondas e outras ações para identificar pessoas e também orientar a comunidade escolar sobre quais ações devem tomar ao identificar uma atitude suspeita.

Conforme destacou durante a semana, o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva: “Esse trabalho é muito importante, pois possibilita que sejam identificadas as mensagens falsas e também aquelas que possuem algum indício de procedência. Em outra frente, nossas polícias estão atuando para reprimir os autores já identificados para darmos a resposta necessária a estes fatos. Estamos todos empenhados em garantir a segurança de professores, pais e alunos”, destacou.

Denúncias

 A população tem papel importante e pode ser uma grande parceira da Segurança Pública, de forma responsável. É possível acionar a Polícia Militar, por meio do 190, para situações de emergência; e o Disque-Denúncia 181 para repassar informações que contribuam na identificação de suspeitos de ataques ou disseminação de informações nas redes sociais. No 181 o anonimato é garantido.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas

Crediamigo do Banco do Nordeste lança linha de crédito especial para microempreendedores

Publicado

em

O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.

Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Desenrola Crediamigo: Descontos para Regularização de Dívidas com até 96% de Redução

Publicado

em

Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.

Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.

Continue lendo

Alagoas

Paulo Dantas lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com R$ 32 milhões para cultura nesta sexta

Publicado

em

Por agencia ALagoas

O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.

Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).

Continue lendo

Destaque