O dilema da falta d’agua em Piaçabuçu, parece ter virado uma novela que não tem fim e por causa desse sofrimento que já se tornou rotineiro obrigou os moradores do município ribeirinho fazer uma manifestação como uma das medidas mais enérgicas em relação a inadimplência do abastecimento realizado pela Companhia de Abastecimento D’Água e Saneamento do Estado de Alagoas (CASAL) e que já dura oito dias.
O manifesto ocupou toda a rodovia Engenheiro Dalmo Moreira Santana, e aconteceu de forma pacifica tendo participação dos moradores de Piaçabuçu e em grande maioria do bairro Paciência.
Segundo a prefeitura do município, a Polícia Militar foi acionada e negociou a liberação da rodovia com os manifestantes e o fluxo de veículos já foi normalizado.
Por sua vez a empresa CASAL informou no final de semana que o motivo da paralização teria sido provocado por que o motobomba havia queimado, contudo em nota divulgada a imprensa hoje, a companhia deu outra justificativa.
Leia a nota na íntegra:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o abastecimento de Piaçabuçu está ocorrendo e segue em fase de regularização nesta quinta-feira (2). A recuperação deve se estender pelos próximos dias.
Mas a empresa ressalta que as chuvas dos últimos dias carregaram sedimentos e materiais sólidos para o Rio São Francisco, o que provocou obstrução dos equipamentos da captação de água, que fica no povoado Penedinho. Por isso, foram necessárias paralisações para corrigir a situação.
A Casal implantou grades no entorno dos conjuntos motobombas para impedir que eles fossem afetados pela sujeira levada para o rio pelas chuvas. A elevação da turbidez da água bruta do rio foi outro fator que exigiu paradas temporárias do sistema.
A Companhia ressalta que os equipamentos em operação atendem à funcionalidade do sistema e às condições do abastecimento e, assim, segue vigilante quanto à manutenção das atividades.
Paralelamente a isso, a Casal adquiriu um novo equipamento para a captação, o qual, por ser muito específico, estava disponível apenas em uma empresa de São Paulo. A previsão é de que ele esteja instalado na captação na próxima semana.
Os moradores que desejarem podem entrar em contato com a Companhia pelo Call Center 0800 082 0195, a ligação é gratuita e pode ser feita por celular. O serviço funciona das 7h às 20h, todos os dias da semana. O mesmo número também está disponível no aplicativo de mensagens Whatsapp.
A cidade de Piaçabuçu, localizada no litoral de Alagoas, foi cenário de um marco histórico para a comunidade LGBTQIA+. Durante a quarta edição do Projeto Registro para Todos, realizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Piaçabuçu, Rebecca Matos dos Santos se tornou a primeira mulher trans da cidade a oficializar a mudança de seu nome nos registros civis. Essa conquista é de enorme significado, tanto para Rebecca quanto para toda a sociedade.
Anteriormente registrada como José Guilherme Matos dos Santos, Rebecca vinha há anos lutando para que seu nome representasse sua verdadeira identidade. “Essa mudança não é apenas uma alteração no papel. Ela representa quem eu sou, me dá dignidade e respeito. Agora, eu finalmente posso dizer que estou completa”, declarou Rebecca em entrevista exclusiva.
O Projeto Registro para Todos é uma iniciativa que percorre diferentes cidades e regiões, oferecendo de maneira gratuita serviços de retificação de documentos, e esta edição foi especialmente importante para a comunidade trans de Piaçabuçu. A ação é essencial para pessoas trans, que enfrentam obstáculos e burocracias no reconhecimento de sua identidade de gênero. No caso de Rebecca, a mudança representa uma vitória em uma trajetória de desafios e conquistas.
Rebecca agora tem em mãos o documento que reflete sua verdadeira identidade. Com um sorriso, ela finaliza: “Esse nome é uma parte de quem eu sou. Com ele, espero inspirar outras pessoas a buscarem seu lugar, a acreditarem em seus direitos e, acima de tudo, a serem quem são de verdade.”
A quarta edição da caravana “Registro para Todos” chegou ao município de Piaçabuçu, Alagoas, nesta terça-feira (12), trazendo uma série de serviços essenciais para a população local. A ação é uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas e a Prefeitura de Piaçabuçu, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, e está sendo realizada na Praça São Francisco de Borja, no centro da cidade.
A iniciativa tem como objetivo garantir acesso a documentos importantes e promover a cidadania para os munícipes de Piaçabuçu. A caravana estará disponível também nesta quarta-feira (13), oferecendo uma gama de serviços, como emissão de primeira e segunda via de certidão de nascimento, segunda via de certidão de casamento, segunda via de certidão de óbito, além de alteração de prenome para maiores de 18 anos, abertura de carteira de trabalho digital, emissão de carteira de identidade, inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), inscrição no CadÚnico, emissão do cartão SUS e serviços de vacinação.
Para o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos de Araújo Lima Neto, a campanha busca ampliar o acesso da população à documentação básica, ao fornecer todos os aparatos necessários para a vida civil plena.
“É um programa social da Corregedoria Geral da Justiça que atende a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e representa uma atividade de inclusão social, porque os cidadãos sem documentos não existem oficialmente. Nosso objetivo é atender a todos, principalmente aqueles que estão abaixo da linha da pobreza”, ressaltou Domingos Neto.
Durante o primeiro dia do evento, o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas, Anderson Passos, esteve presente acompanhando o andamento dos trabalhos, juntamente com a Secretária de Assistência Social de Piaçabuçu, Suzane Araújo, que destacou a importância da ação para facilitar o acesso dos moradores a documentos e serviços essenciais.
A caravana “Registro para Todos” reforça o compromisso das instituições envolvidas em promover a cidadania e assegurar que todos tenham acesso à documentação básica, que é um direito fundamental. A expectativa é de que centenas de moradores aproveitem essa oportunidade para resolver pendências e garantir acesso facilitado a benefícios sociais e à saúde pública.
Nesta sexta-feira, dia 08, o povoado Potengy celebrou a conclusão do curso de Informática Básica. Realizado pela Prefeitura de Piaçabuçu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através da Secretaria de Assistência Social e do Programa Qualifica Piaçabuçu, o curso que teve a duração de uma semana, marcou a formação de 20 jovens, trazendo benefícios diretos para a comunidade local.
O curso proporcionou aos jovens do povoado conhecimentos essenciais em informática, abrindo portas para novas oportunidades tanto no âmbito profissional quanto pessoal. A cerimônia foi um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação de cada um dos participantes.
“Esta iniciativa é fundamental para promover a inclusão digital e oferecer ferramentas que permitam aos jovens se desenvolverem e contribuírem ainda mais para a nossa comunidade”, destacou o prefeito Djalma Beltrão.
Os concluintes irão receber o certificado de conclusão que estará disponivel em breve no sistema do Senar, simbolizando não apenas a aquisição de novas habilidades, mas também a esperança de um futuro com mais possibilidades. A parceria com o Senar foi essencial para a realização do curso, fornecendo infraestrutura e professores qualificados para garantir a melhor formação possível.
Com a deste curso no Potengy, a Prefeitura de Piaçabuçu reafirma seu compromisso com o desenvolvimento dos jovens, buscando sempre novas parcerias e iniciativas que possam contribuir para o crescimento e o bem-estar da população.
1 Comentário