Uma colisão envolvendo dois carros deixou um homem e mulher mortos e cinco pessoas feridas, na noite desse domingo (17). O acidente ocorreu na rodovia AL 101-sul, nas proximidades do povoado Bonito, em Piaçabuçu.
Segundo as primeiras informações, as vítimas fatais estavam em um Fiat Strada na cor vermelha, foram identificados como Mayres Oliveira e Eutâne Barros, ambos do Pontal do Peba, as outras cinco vitimas que estavam em uma Kombi de cor branca, foram atendidas, umas liberadas, outra foi encaminhada a UPA em Penedo, e outra a Unidade de Emergência do Agreste (UE), em Arapiraca.
VITIMAS FATAIS:
Segundo os familiares, Mayres Oliveira passou mal e pediu para que Eutâne Barros, lhe acompanhe-se para o atendimento na unidade da casa maternal em Piaçabuçu, após Mayres ser atendida e medicada, na sua volta para Pontal do Peba, quando aconteceu o acidente.
SAMU, 6º GBM de bombeiros de Penedo, e militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPRv) estiveram no local para os devidos procedimentos.
Piaçabuçu, conhecida por suas belezas naturais e pela imponente presença do Rio São Francisco, ganhou mais um marco em sua história. No dia 27 de dezembro, a Organização de Social de Assistência à Família (OSAF) irá inaugurar sua nova sede no coração da cidade, reafirmando seu compromisso com a população local em momentos de maior necessidade. O evento acontecerá às 16h e promete unir o espírito acolhedor da cidade à celebração de um novo ciclo para a rede. Piaçabuçu será novamente palco de um encontro que mistura tradição, inovação e uma visão humanizada.
Localizada na Rua Padre Curador, 274, no bairro Urbano, a nova estrutura foi pensada para acolher e prestar serviços com qualidade e humanização, valores que há anos definem a atuação da OSAF. A nova sede é um reflexo da evolução da empresa e do respeito pela comunidade, mantendo como principal objetivo estar ao lado de quem mais precisa.
Uma Conexão com o Rio e com a Vida “Às margens desse rio que canta sua majestosa sinfonia, surge uma nova OSAF”, destaca a equipe da organização no convite que já circula pela cidade. A mensagem reflete o orgulho de estar inserida em um território tão rico cultural e naturalmente, e o desejo de contribuir ainda mais para o bem-estar local.
A inauguração promete ser um evento histórico não apenas para a empresa, mas também para Piaçabuçu. Amigos, clientes e parceiros estão sendo convidados a participar desse momento que reforça a presença da OSAF como um pilar de apoio e confiança na cidade.
Compromisso com a Comunidade para a Família OSAF, a nova sede não é apenas um espaço físico, mas um símbolo de renovação e continuidade de um trabalho construído com base na solidariedade e no cuidado com o próximo. “Queremos estar ao seu lado, quando você mais precisa. Hoje e sempre, conte com a gente”, enfatiza a organização, mantendo viva a missão que guia suas ações.
A comunidade está convidada a testemunhar e celebrar este marco, consolidando o papel da OSAF como um porto seguro para os momentos mais desafiadores da vida.
Em clima de festa e alegria, Rymes Lessa é diplomado prefeito de Piaçabuçu
Nesta quinta-feira(19), o prefeito eleito de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB), e seu vice, Carlos Ronalsa, foram diplomados em cerimônia realizada no Fórum de Penedo. O evento foi presidido pelo Juiz Eleitoral, Dr. José Eduardo Nobre, e contou com a presença do Promotor de Justiça, João Batista, que destacaram a importância do processo democrático e do pleito eleitoral, que transcorreu de forma tranquila e exemplar.
O evento contou com a presença de figuras importantes da política local e regional, como Guido Beltrão, que desempenhou um papel fundamental como articulador político da campanha e se destacando como um dos melhores em todo o litoral sul e no baixo São Francisco, e o vereador por Coruripe, Gutte Breda.
Durante a cerimônia, a vereadora Vivi Castro (PP), eleita com 471 votos e representando todos os vereadores, fez um discurso que enfatizou a relevância de respeitar as diferenças partidárias e de unir esforços em prol do progresso do município. “O compromisso de cada um de nós aqui hoje é trabalhar por Piaçabuçu, independentemente das cores partidárias. A democracia se fortalece na diversidade e no respeito”, afirmou Vivi.
O prefeito eleito, Rymes Lessa, agradeceu o apoio recebido durante a campanha, destacando o papel fundamental do atual prefeito, Djalma Beltrão, e da população de Piaçabuçu. Ele reconheceu o trabalho de todos os envolvidos, desde os apoiadores mais humildes, como a “bandeirinha”, até o marketeiro responsável pela campanha. “Hoje celebramos a vitória da democracia e renovamos o compromisso de avançar ainda mais. Piaçabuçu é nossa missão, e vamos honrá-la com trabalho e dedicação”, declarou Rymes.
Além do prefeito e vice, os 11 vereadores eleitos em 2024 também foram diplomados. Confira a lista:
Os vereadores eleitos somaram, ao todo, 5.010 votos. Na eleição deste domingo (6), Rymes Lessa garantiu a vitória com 42,53% dos votos válidos, reforçando sua liderança no município.
A cerimônia de diplomação marcou o início de um novo ciclo político em Piaçabuçu, com o compromisso de continuidade e avanço no desenvolvimento da cidade.
Nos próximos dias, Rymes Lessa deve anunciar os nomes dos secretários que irão compor sua gestão, além de divulgar o local e horário da posse, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025. A expectativa é que o novo governo mantenha o ritmo de desenvolvimento da cidade, promovendo ações que beneficiem toda a população de Piaçabuçu.
O seguro-defeso é o auxílio de um salário mínimo pago pelo INSS para pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte, durante os 4 meses em que a atividade fica proibida para garantir a reprodução dos peixes.
Por Jornal Nacional
Longe das disputas comerciais e tarifárias, brasileiros que vivem da pesca artesanal estão em dificuldades. A ajuda que eles recebem nessa época do ano, quando são proibidos de pescar, está atrasada.
Quem depende da pesca no Pantanal, como o pescador Jonas Pereira dos Santos, não sabe o que fazer para pagar as contas.
“É muito sofrimento. Todos os pescadores aí, ninguém está recebendo. Passando dificuldade. Muitos com luz atrasada, com água atrasada, passando fome”, diz.
O seguro-desemprego do pescador artesanal, mais conhecido como seguro-defeso, é um auxílio de um salário mínimo pago pelo INSS para as pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte, durante os quatro meses em que a atividade fica proibida para garantir a reprodução dos peixes.
https://www.instagram.com/share/BAMJxIm9Xn
Em Mato Grosso, a proibição começou no início de outubro e, em Mato Grosso do Sul, no início de novembro. Mas, até agora, a primeira parcela do auxílio não foi paga.
“Vai passar o Natal, passar o Ano Novo e a turma não recebeu”, afirma Valdivino Paulo da Cruz, tesoureiro da Colônia Z1.
O INSS informou que no dia 16 de setembro a lei que trata do benefício mundo, que, agora, umas das exigências é o registro biométrico do pescador, e que fez ajustes no sistema para processar os pedidos. O cadastro é feito nas colônias de pesca.
“Todo mundo fez a questão biométrica. Quem não tinha biometria, a gente já orientou, já está tudo pronto. A biometria é a coisa mais fácil, a gente já organizou tudo, está tudo pronto. É o INSS começar a analisar”, diz Sandra Ferreira, funcionária da Colônia Z1.
A previsão do INSS é começar a processar os pedidos no dia 20 de dezembro e iniciar os em janeiro de 2025. No último período de defeso, 1,265 milhão de pescadores receberam o benefício em todo o país.
Até que a situação se resolva, a pescadora Rosângela de Carvalho se vira como pode para tentar conseguir o básico.