Com o registro recente de novos tremores de terra, Maceió tem, neste momento, alto risco de um colapso de solo às margens da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. A Defesa Civil alertou a população nessa quarta-feira (29) sobre o risco do surgimento de uma imensa cratera no local da 18ª mina de sal-gema da Braskem.
A situação acontece em decorrência do afundamento de solo que atinge cinco bairros da capital (Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro), por conta da extração de sal-gema pela mineradora Braskem.
Vários moradores relataram ter recebido o alerta por SMS. A Defesa Civil de Maceió divulgou nos canais oficiais o “risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas”. O Município recomendou que embarcações e a população evitem transitar na região.
A Defesa Civil de Maceió divulgou, ainda, a atualização do mapa de risco do afundamento dos bairros. Com o documento, a Justiça Federal determinou a inclusão de área do Bom Parto no programa de realocação da Braskem. Segundo estimativas da Prefeitura, 1736 lotes deverão ser realocados, além de 1289 para monitoramento na nova área.
A Prefeitura de Maceió estabeleceu um Gabinete de Crise para monitorar a situação e tomar providências diante do risco e decretou situação de emergência por 180 dias em Maceió.
Entenda o caso
Em 03 de março de 2018, a capital alagoana registrou um tremor de terra no bairro do Pinheiro, o primeiro em 60 anos;
Após o fenômeno, surgiram rachaduras em imóveis e crateras nas vias do bairro;
A situação se expandiu também nos bairros do Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol;
Em maio de 2019, CPRM divulgou o relatório de estudos com a conclusão de que o problema é causado pela extração de sal-gema, realizada pela mineradora Braskem;
O desastre ambiental provocado pela mineradora atinge mais de 50 mil moradores, que deixaram suas casas. O caso é considerado o maior do Brasil;
Ao todo, são 35 minas de extração de sal-gema que estavam, segundo a Braskem, sendo fechadas e estabilizadas em um trabalho intensivo desde 2019.
Em dezembro de 2020, foi assinado um acordo socioambiental entre Braskem, Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Alagoas que definiu as medidas a serem adotadas pela mineradora;
Após uma sequência de novos tremores registrados na região, na quarta-feira (30) a Defesa Civil de Maceió informou que o monitoramento mostrou um aumento significativo na movimentação do solo na mina nº 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de uma grande cratera;
Justiça Federal determina a retirada compulsória de 23 famílias que ainda estavam na área definida para realocação no mapa anterior. Prefeitura diz também que atua para a retirada voluntária de moradores da região ribeirinha próxima à mina que apresenta risco de colapso;
Nesta quinta-feira (30), Defesa Civil atualiza o mapa que define as áreas para realocação e monitoramento;
Justiça Federal determina, também na quinta-feira (30), a inclusão de área do Bom Parto no programa de realocação da Braskem;
Atualizações são publicadas ao longo do dia pelo Município e a previsão mais recente é que o afundamento aconteça por volta das 6h desta sexta-feira (1º).
Confira ainda o novo Mapa de risco da área afetada pelo afundamento causado pela Braskem e as minas da empresa que estavam em operação.
O Crediamigo do Banco do Nordeste apresenta uma oportunidade exclusiva para microempreendedores que desejam impulsionar seu negócio no final do ano. Com a nova linha de crédito, além de benefícios como conta corrente gratuita e juros atrativos, o primeiro pagamento só será exigido em 2025.
Para aderir ao crédito, basta convidar dois amigos que também sejam microempreendedores, reunir documentos básicos (RG, CPF e comprovante de residência) e agendar a visita de um agente do Crediamigo em sua casa ou comércio. Em destaque, a campanha Black Friday Crediamigo oferece taxas de juros a partir de 2,37% ao mês e até 60 dias para o primeiro pagamento.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com atendimento para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
Chegou a hora de regularização de dívidas com condições especiais. A campanha Desenrola Crediamigo oferece descontos a partir de 96% sobre os encargos para quem deseja liquidar suas dívidas antigas de forma individualizada. Para clientes com dívidas até o ano de 2022, o programa traz a oportunidade de regularizar o CPF e colocar as finanças em dia.
Para mais detalhes sobre as condições de regularização, o contato também é realizado pelo WhatsApp: (82) 98178-3799 (Unidade Crediamigo Penedo), com suporte para as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova e Olho D’água Grande.
O governador Paulo Dantas lançará, nesta sexta-feira (11), os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura em Alagoas, marcando um momento histórico para o setor cultural no estado. O evento, que ocorrerá no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, às 14h, simboliza um novo ciclo de investimentos na cultura alagoana. Ao todo, serão mais de R$ 32 milhões distribuídos para diversas áreas culturais.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância dos editais para o desenvolvimento do setor cultural no estado. “Estamos vivendo um momento histórico, em qual, mais do que nunca, o setor cultural recebe o apoio necessário para se desenvolver, inovar e garantir sua sustentabilidade. Esses editais representam um grande avanço, possibilitando que produtores e trabalhadores da cultura possam expandir suas iniciativas, valorizando nossa diversidade cultural. O governador Paulo Dantas reafirma seu compromisso com a cultura, com um investimento que irá impulsionar e preservar o que temos de mais valioso”, destacou Mellina.
Os editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura em Alagoas é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc).