Conecte-se Conosco

Cidades

Curso técnico: 8 em 10 ex-alunos de nível médio estão empregados, de acordo com o Senai

Publicado

em

O índice de ocupação profissional dos alunos com formação técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é de 84,4%. É o que indicam os resultados da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do Senai 2021-2023. Isso significa que 8 a cada 10 ex-alunos do ensino técnico de nível médio da entidade estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. O número também é 76,3% maior em relação ao índice registrado no estudo de 2020-2022.

De acordo com o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, a pesquisa de “Acompanhamento de Egressos” tem como objetivo coletar informações sobre a atuação dos profissionais formados pela entidade no mercado de trabalho, para aprimorar a formação e oferecer cursos mais alinhados com as demandas do mercado.

“O Senai elabora os seus currículos, os seus perfis profissionais de acordo com a necessidade do setor produtivo e de acordo com as tecnologias que serão utilizadas nas empresas nos próximos anos. Isso faz com que o Senai tenha uma oferta alinhada à necessidade da indústria, além da capacidade que o Senai tem de ajudar os profissionais a terem atividades práticas. Isso faz com que eles consigam se destacar no mercado de trabalho”, pontua.

Segundo o levantamento, a maior demanda na indústria é de setores transversais — que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas — como os técnicos de mecânica (96,5%), alimentos (95,2%), refrigeração e climatização (94,5%) e automação industrial (93,2%).

Entre os profissionais dos cursos de graduação tecnológica do Senai, a taxa de ocupação é ainda maior: 90,8% estão empregados. Já nos cursos de aprendizagem industrial e cursos de qualificação profissional, 74,6% e 72% deles estão ocupados, respectivamente.

De acordo com Morgado, é necessário cada vez mais investir na educação profissional.

“A educação profissional no mundo inteiro está crescendo e no Brasil não é diferente. Então as empresas estão buscando profissionais qualificados para atender a sua necessidade e isso é uma oportunidade, principalmente para o jovem que está estudando no ensino médio já começar a fazer a sua formação e, ao concluir o ensino médio junto com o curso técnico, ele já tem oportunidade de começar a trabalhar”, ressalta.

O superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai ainda destaca que a qualificação faz toda diferença para quem busca uma vaga no mercado de trabalho.

“A educação profissional transforma a vida dos jovens. Ela amplia a oportunidade de conseguirem trabalho, conseguirem realizar um sonho e, principalmente de ter um incremento na sua renda. Então, eu queria destacar isso: o incremento da renda e a possibilidade de os jovens conseguirem logo uma oportunidade no mercado de trabalho. São cursos de até dois anos e rapidamente eles se destacam no mercado”, completa.

Aluno do curso técnico de mecânica de máquinas pesadas, com ênfase em máquinas agrícolas na Fatec Senai Mato Grosso, Noel Júnior atualmente trabalha como técnico mecânico trainee na empresa Iguaçu Máquinas John Deere. 

“O curso no Senai abriu muitas portas para mim. Inclusive foi através de lá que eu consegui uma boa referência para entrar na empresa Iguaçu Máquinas, e a minha perspectiva de vida mudou bastante também. Ele contribuiu muito na minha vida por causa do conhecimento em máquinas agrícolas que eu não tinha antes de iniciar esse curso. Desde elementos mecânicos até elementos de tecnologia e precisão”, diz. 

Conforme o levantamento do Senai, 91,7% das empresas preferem contratar profissionais formados pela instituição, enquanto 99,4% dos ex-alunos afirmam que indicariam os cursos da entidade a outras pessoas.

Mercado de trabalho

O Brasil vai precisar capacitar mais de 497 mil profissionais até 2025 para atuar nas oportunidades de base industrial, sendo 272 mil no nível de qualificação, 136 mil vagas no ensino técnico e 90 mil no nível superior. As áreas com maior demanda por formação são: transversais, metalmecânica, construção, logística e transporte e alimentos e bebidas. A análise foi feita pelo Observatório Nacional da Indústria, com base no Mapa de Trabalho Industrial 2022-2025.

Para a deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), a educação profissional é imprescindível para um país mais competitivo, com mão de obra qualificada e com a indústria produzindo cada vez mais e melhor. 

“Para o desenvolvimento de qualquer país é absolutamente necessária a educação profissional e tecnológica, no mundo que a gente vive hoje. Se você não prepara os estudantes com habilidades específicas, com conhecimentos técnicos, dificilmente você amplia a possibilidade do mercado de trabalho, de ele acessar o mercado de trabalho, acessar renda. E se você não tem isso, não tem crescimento econômico; você não tem competitividade, você não atende as demandas do mercado”, afirma.

Brasil precisa qualificar 9,6 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2025 

Ensino profissional deve permitir ampla formação do trabalhador, afirma especialista 

Um a cada dez jovens cursa ensino técnico no Brasil; número abaixo da média dos países da OCDE

Fonte: Brasil 61

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete vereadores de Feliz Deserto aprovam Lei para Isenção da Tarifa de Água para População de Baixa Renda

Publicado

em

A Câmara Municipal de Feliz Deserto aprovou, por meio da Lei 12/2023 proposta pela Prefeitura Municipal, a isenção do pagamento da tarifa de água para a população de baixa renda. Essa medida foi viabilizada graças aos votos favoráveis dos Vereadores Idegilson, Gil dos Pontes, Jau do Zezinho, Josan, Lilão, Zé Adilson e Zezinho Possidonio.

A aprovação da matéria foi um processo que exigiu votações em três sessões. Na primeira sessão, houve um consenso entre todos os Vereadores, incluindo César dos Pontes e Marcelo Lessa. No entanto, estes dois últimos se ausentaram nas duas últimas sessões necessárias para a aprovação do projeto de Lei.

Em uma sociedade justa e solidária, é fundamental que todas as pessoas tenham acesso a condições dignas de vida, e isso inclui o acesso a recursos essenciais, como a água. O projeto de lei em questão visa aliviar o ônus financeiro enfrentado pelas famílias carentes, permitindo-lhes destinar recursos para outras necessidades básicas, como alimentação e educação.

Ao conceder a isenção da taxa de água para famílias carentes, a administração municipal demonstra seu compromisso com a equidade e a inclusão social. O vice-prefeito Jorge Nunes que esteve presente na sessão Ordinária, destacou que essa medida é um passo importante para reduzir as desigualdades existentes e proporcionar melhores condições de vida para todos os cidadãos.

Além disso, a iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente, incentivando o consumo consciente e responsável da água. Ao garantir que as famílias mais necessitadas não sejam sobrecarregadas com essa despesa, o projeto de lei promove uma maior conscientização sobre o uso sustentável desse recurso vital.

Agora, o projeto será encaminhado à prefeita Rosiana Beltrão para que seja sancionado e, posteriormente, entre em vigor, beneficiando diretamente a comunidade de baixa renda do município.

por assessoria

Continue lendo

Cidades

Rádio Ufal estará na cobertura do Circuito Penedo de Cinema

Publicado

em

Além das entrevistas na programação ao vivo, o conteúdo será disponibilizado em Podcast

Por Ascom/Ufal

A equipe da Rádio Ufal está preparada para voltar a Penedo, para acompanhar a programação da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema, com a exibição de mais de cem curtas e 14 longas-metragens. Durante sete dias, a cidade ribeirinha vai reunir artistas, produtores, pesquisadores e amantes da sétima arte.

Ao longo do evento, a Rádio Ufal veicula entrevistas com os participantes, no Boletim Circuito Penedo, durante toda a programação; e realiza ainda a terceira edição do programa Cinema no Ar, transmitido ao vivo, das 18h às 19h, com o resumo das atividades do dia e os comentários sobre as produções que serão exibidas todas as noite.

O Circuito Penedo de Cinema nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano: o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o Encontro de Cinema Alagoano, a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e o Festival do Cinema Brasileiro. Acompanhe todas as informações na Rádio Ufal.

Link: https://ufal.br/transparencia/noticias/2023/11/radio-ufal-estara-na-cobertura-do-circuito-penedo-de-cinema.

Continue lendo

Cidades

Precatórios do Fundef: Prefeito Marcelo Beltrão reúne beneficiários para discutir sobre o abono

Publicado

em

Por Assessoria

Lista contempla 915 beneficiários habilitados

O prefeito Marcelo Beltrão reuniu os beneficiários do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) para esclarecer dúvidas e buscar uma solução viável para o pagamento do abono. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (08).

O gestor conversou com a classe e explicou as opções cabíveis para tentar solucionar o impasse.

“Compreendo que todos querem receber, mas é importante fazer as coisas dentro da legalidade, tanto para me resguardar enquanto gestor, quanto para resguardar vocês enquanto beneficiários. Temos a opção de judicializar os 100% do valor, mas é importante frisar que esse processo pode se arrastar por anos e ainda corre o risco de a justiça dar um parecer negativo. Ou também podemos tentar os 60% através de uma petição, o que dá mais uma esperança, já que já temos resultados positivos em outros municípios. Mas, qualquer decisão precisa ser tomada em conjunto, por isso é importante ouvir vocês para que todos tenham ciência dos próximos passos”, ressaltou.

Josenete Portela, presidente da Comissão Gestora do Fundef, destacou a importância da realização do acordo com a classe.

“Assim como vocês, eu também gostaria de lutar pelos 100%, pois tenho meus sonhos. Mas, já tenho 55 anos e não tenho mais 20 ou 30 anos para esperar esse processo se arrastar, então a melhor decisão é a gente lutar pelos 60%, para que possamos usufruir, visto que muitos de nossos colegas da classe morreram esperando esse dinheiro que nunca chegou, e para nós existe essa possibilidade que está mais perto”, completou.

Após essa fala, a presidente conduziu a votação. Primeiro pediu para que levantasse a mão quem fosse favorável aos 60% e quase todos, assim fizeram. Em seguida pediu para que os favoráveis aos 100% levantassem a mão, apenas duas pessoas fizeram.

O procurador geral do município, Victor Biana explicou como funcionarão os trâmites após o acordo com a classe.

“O diálogo de hoje foi muito importante para que possamos dar prosseguimento às medidas cabíveis através da justiça. Vamos protocolar a petição, que foi embasada nas leis 14.057/2020 e 14.235/2022, que visa promover de maneira legal o pagamento através da homologação do acordo, esperamos que a justiça dê um parecer favorável à classe”, finalizou.

O entendimento da justiça sendo favorável aos profissionais do magistério, o abono será rateado entre os professores da educação básica de Coruripe, que estavam em efetivo exercício de suas funções durante o período entre 1998 e 2006, com vínculo estatutário, celetista ou temporário. Em caso de falecimento, os herdeiros legais estarão habilitados a receber.

Continue lendo
Propaganda

Destaque