Conecte-se Conosco

Concurso

Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

Publicado

em

Outros órgãos ainda podem aderir à nova modalidade de seleção

Por Agência Brasil

O Concurso Público Nacional Unificado vai preencher 6.590 vagas em 20 órgãos e entidades públicas que fizeram a adesão ao processo seletivo. A publicação do edital do Concurso Nacional Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro, e a prova deve ocorrer entre o final de fevereiro e meados de março.

Inicialmente, o governo tinha anunciado a disponibilidade de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públicos aderiram ao concurso unificado. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, há possibilidade de outros órgãos participarem até a assinatura do termo de adesão. “Alguns órgãos ainda não entenderam totalmente o modelo e preferiram manter a realização de concurso de forma individual”, disse. 

O Concurso Nacional Unificado será organizado a partir da realização de um mesmo certame em aproximadamente 180 cidades, de forma concomitante. A pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), foi incluída a cidade de São Miguel da Cachoeira, no Amazonas, onde há uma grande população indígena.  

A ideia do governo é que o concurso unificado se torne a principal a principal forma de fazer seleção de servidores públicos federais, e que ele seja repetido anualmente ou a cada dois anos. 

A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro haverá uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.

No momento da inscrição no concurso, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois dessa escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

De acordo com a ministra, os temas cobrados nas provas serão divulgados no edital, mas não haverá muita diferença em relação aos cobrados nos concursos atuais. “Todo mundo que já se prepara para concursos públicos estará preparado, podem ficar tranquilos. Não haverá mudança radical no conteúdo”, afirmou Esther Dweck.  

Confira as instituições que aderiram ao Concurso e o número de vagas de cada uma delas: 

. Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – 502

. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – 742

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 520

. Ministério da Gestão e Inovação e transversais – 1480

. Ministério da Saúde – 220

. Ministério do Trabalho e Emprego – 900

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) – 30

. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – 50

. Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – 40

. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – 40

. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 35

. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 895

. Ministério da Justiça e Segurança Pública – 100

. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – 296

Ministério da Cultura – 50

Advocacia-Geral da União (AGU) – 400

Ministério da Educação – 70

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – 40

Ministério dos Povos Indígenas – 30

Ministério do Planejamento e Orçamento – 60

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Concurso

Enem 2023: resultado já está disponível para consulta, diz Inep; saiba como acessar e usar a nota

Publicado

em

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país e também é aceito em dezenas de instituições internacionais. Notas dos treineiros serão divulgadas em 60 dias.

Por g1


Resultado do Enem 2023 já está disponível. Na imagem, candidato mostra prova do 2º dia — Foto: Érico Andrade/g1

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No entanto, até a última atualização desta reportagem, o site ainda apresentava instabilidade, e muitos candidatos não conseguiam acessar seus resultados.

Inep afirma em rede social que resultados do Enem 2023 já estão disponíveis. — Foto: Reprodução

Inep afirma em rede social que resultados do Enem 2023 já estão disponíveis. — Foto: Reprodução

Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.

Resultado do Enem 2023 disponível para acesso — Foto: Reprodução/Inep

Resultado do Enem 2023 disponível para acesso — Foto: Reprodução/Inep

Para muitos candidatos, porém, o site apresentava mensagens de erro. Uma delas é a que aparece na imagem abaixo:

Pagina do Participante do Enem apresenta instabilidade em dia de divulgação de resultado. — Foto: Reprodução.

Pagina do Participante do Enem apresenta instabilidade em dia de divulgação de resultado. — Foto: Reprodução.

Vale lembrar que os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) devem ter suas notas divulgadas em até 60 dias.

Segundo o Inep, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação — dessas, quatro eram da rede pública. Em 2022, o número total de redações que haviam tirado a pontuação máxima foi de 18.

O Inep também divulgou as notas por área de conhecimento. Confira abaixo.

Sobre a participação dos estudantes da rede pública, houve aumento na participação deles. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, além de também ser aceito em dezenas de instituições internacionais.

As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Continue lendo

Alagoas

Governo do Estado convoca aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Foto: Minne Santos

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28), a convocação dos aprovados no concurso público para os cargos de soldado e aspirante a oficial.

Os convocados devem comparecer ao Quartel do Comando Geral (QCG), sediado na Avenida Siqueira Campos, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Os aprovados para aspirante a oficial têm até o dia 3 de abril, já os convocados para soldado têm até o dia 4 de abril.

Logo após a apresentação dos documentos, o CBMAL dará início ao Curso de Formação de Oficiais (CFO) e ao Curso de Formação de Praças (CFP).

A lista completa com os convocados e os documentos necessários pode ser conferida no DOE de hoje, a partir da página 104.

Por Agência Brasil

Continue lendo

Concurso

CONCURSO CBM: GOVERNO DIVULGA RESULTADO FINAL DA AVALIAÇÃO MÉDICA E PSICOLÓGICA

Publicado

em

O Governo de Alagoas tornou público, nesta sexta-feira (01), o resultado final da avaliação psicológica, da avaliação médica e o resultado provisório da comprovação documental e investigação social, referentes ao concurso público para os cargos de soldado e oficial do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Os resultados podem ser consultados no Diário Oficial   e no site do Cebraspe

De acordo com a publicação, os candidatos poderão ter acesso aos motivos da sua contraindicação bem como interpor recurso contra o resultado provisório das 10h desta sexta-feira (01) até as 18 horas do dia 7 de abril, no site da banca.

Já as justificativas da banca para o deferimento ou indeferimento dos recursos contra o resultado provisório da avaliação psicológica e da avaliação médica estarão à disposição dos candidatos a partir da data provável de 7 de abril de 2022, também no site do Cebraspe.

O edital com o resultado final da comprovação documental e investigação social e da convocação para o exame toxicológico será publicado no Diário Oficial e no site da Cebraspe na data provável de 20 de abril de 2022. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o certame faz parte do Ciclo de Concursos do Governo de Alagoas e oferta 170 vagas para os cursos de formação para soldados e oficiais.

Por Agência Alagoas

Continue lendo
Propaganda

Destaque