Conecte-se Conosco

Brasil

Ministro faz novo apelo para vacinação de crianças contra a pólio

Publicado

em

Pouco mais de 65% do público-alvo foi vacinado. A meta é 95%.

Por Agência Brasil – fotos © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda distante da meta de vacinar 95% das crianças menores de 5 anos de idade – cerca de 11,5 milhões – contra a poliomielite no país, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez hoje (17) um novo apelo para que os pais ou responsáveis levem suas crianças às salas de vacinação. Nesta segunda-feira é comemorado o Dia Nacional da Vacina.  

Até o momento, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a campanha imunizou 65,6% do público-alvo, cerca de 7,6 milhões de crianças. Apenas a Paraíba, com 95,09% das crianças imunizadas, atingiu a meta nacional. No Amapá, a imunização está em 90,8%, segundo a pasta. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante ação contra a poliomielite e comemoração do Dia Nacional da Vacinação.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante ação contra a poliomielite e comemoração do Dia Nacional da Vacinação. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Desde o dia 7 de agosto, temos feito um apelo à nação brasileira para que levem suas crianças com menos de 5 anos para completar o esquema vacinal da pólio e a meta é de 95% de cobertura vacinal, das cerca de 15 milhões de crianças que são aptas a receber essas vacinas”, ressaltou o ministro.

Alerta

O Brasil não registra casos de paralisia infantil desde 1989, mas com a queda das taxas de vacinação desde 2015, diversos órgãos ligados à saúde alertam para o risco de retorno da doença.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), advertiu em setembro que esse risco é muito alto. “Precisamos vacinar a população, principalmente nossas crianças. É inaceitável que, em pleno século 21, nós tenhamos sofrimento das nossas crianças por doenças que já estão erradicadas há muito tempo”, acrescentou Queiroga.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite em crianças menores de 1 ano não é atingida desde 2017. 

Ao listar esforços das secretarias de saúde de muitos estados que ainda não atingiram a meta, como atendimento em horários ampliado e aos finais de semana, Marcelo Queiroga também destacou que a baixa adesão tem ocorrido no mundo todo e que o comportamento não é uma exclusividade do Brasil. Queiroga ressaltou ainda que as vacinas do calendário nacional seguem disponíveis nos 38 mil postos de saúde do Brasil.

Poliomielite

A poliomielite ou pólio é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Nos casos mais graves da doença, também chamada de paralisia infantil, ela provoca o comprometimento do sistema nervoso, levando à paralisia de membros e alterações nos movimentos e pode até ser fatal.

Covid-19

O secretário-executivo, Bruno Dalcomo, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante ação contra a poliomielite e comemoração do Dia Nacional da Vacinação.
O secretário-executivo, Bruno Dalcomo, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante ação contra a poliomielite e comemoração do Dia Nacional da Vacinação. – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde adiantou que a vacina contra covid-19 da Pfizer – liberada para crianças de seis meses a menores de quatro anos – deve chegar ao Brasil na próxima semana. 

“Nós estamos nas tratativas finais com relação à chegada das vacinas e a expectativa é de que elas já estejam no país em meados da próxima semana, na quarta-feira (26). Esse foi último dado que recebemos da própria empresa”, afirmou o secretário-executivo do ministério, Bruno Dalcolmo, sem especificar quantidade.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Brasil

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

Publicado

em

Solicitações devem ser feitas pela Página do Participante

Por Agência Brasil

Termina na próxima sexta-feira (26) o prazo para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, com o login único do Gov.br.

Têm direito a fazer o Enem de graça os alunos matriculados no 3º ano  do ensino médio em 2024, em escola pública, e quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também podem ser beneficiados participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, e alunos de famílias de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

O estudante que teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. O prazo para a justificativa também encerra em 26 de abril.

O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do Exame são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continue lendo

Brasil

PÉ-DE-MEIA: CAIXA inicia pagamentos do incentivo frequência do programa

Publicado

em

A CAIXA inicia, nesta quinta-feira, 25 de abril, os pagamentos do Programa Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.

A CAIXA paga, nesta quinta-feira, 25 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos meses de janeiro e fevereiro.

O incentivo frequência, no valor de R$ 200, será creditado em conta Poupança Social Digital em nome do estudante, e os valores podem ser movimentados pelo APP CAIXA Tem. 

O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo do celular.

Além disso, o aluno pode sacar o valor nos caixas eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.
 

Para outras informações, acesse: www.caixa.gov.br/pedemeia
 

Fonte: Brasil 61

Continue lendo

Brasil

TRE alerta: faltam 20 dias para o fechamento do cadastro eleitoral

Publicado

em

Quem quiser ficar com o documento pronto para exercer o direito de voto deve ficar atento

As eleições municipas só acontecem em outubro, mas o prazo para tirar, transferir, atualizar ou regularizar o título de eleitor termina daqui a vinte dias. Quem quiser ficar com o documento pronto para exercer o direito de voto deve ficar atento, pois o cadastro eleitoral será fechado no dia 8 de maio.

Nos cartórios eleitorais do interior, o funcionamento segue das 7h30 às 13h30.

Para solicitar os serviços, é preciso portar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. No caso das transferências de domicílio, o comprovante de residência precisa ser dos últimos 3 meses, no mínimo (de dezembro, no caso). Os homens acima de 18 anos precisam apresentar, ainda, a certidão de alistamento militar (reservista).

  • É importante lembrar, ainda, que as pessoas que estão com o título de eleitor em dia, mesmo que não tenham feito a coleta biométrica, poderão votar normalmente nas Eleições 2024. Porém, caso queiram apenas cadastrar a biometria, podem buscar o atendimento, tendo em vista que a coleta biométrica foi retomada nacionalmente.

Continue lendo
Propaganda

Destaque