Conecte-se Conosco

Piaçabuçu

Município de Piaçabuçu amplia serviços de saúde com oferta de exame para diagnóstico de câncer de tireoide

Publicado

em

O município de Piaçabuçu está expandindo sua oferta de serviços de saúde com a introdução da Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de tireoide, um exame fundamental para o diagnóstico do câncer de tireoide. Essa iniciativa visa atender a demanda por diagnósticos mais precisos e acessíveis, especialmente em uma região onde esse tipo de câncer é o mais comum, na região da cabeça e pescoço.

O câncer de tireoide é uma doença que frequentemente se manifesta em uma idade mais precoce do que a maioria dos outros tipos de câncer em adultos. Dois em cada três casos ocorrem com pessoas na faixa etária entre 20 e 55 anos de idade. Embora a causa exata da doença ainda não seja totalmente compreendida, existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvê-la, como histórico familiar, exposição à radiação e outros.

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável pela produção de hormônios que ajudam a regular o metabolismo do corpo humano. O câncer de tireoide é resultado do crescimento de nódulos malignos, ou tumores, nessa glândula.

É importante ressaltar que, na maioria dos casos, os nódulos que aparecem no pescoço não são cancerosos. No entanto, é fundamental que eles sejam investigados por um médico para descartar qualquer possibilidade de malignidade. Caso sejam identificados como malignos, esses nódulos têm a capacidade de se espalhar e afetar o funcionamento de todo o corpo humano.

Com a introdução da PAAF de tireoide, o município de Piaçabuçu reforça seu compromisso com a saúde da população, oferecendo um importante recurso para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz do câncer de tireoide. A população está convidada a buscar informações e orientações sobre a realização deste exame na Secretaria de Saúde local.

Essa iniciativa reflete o esforço da administração municipal em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, destacando-se como um exemplo de cuidado e prevenção na luta contra o câncer.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Piaçabuçu

Festa das mães em Piaçabuçu será comemorado com sorteio de uma Moto 0Km e vários prêmios

Publicado

em

O evento visa valorizar e dar dignidade as mães piaçabuçuenses.

O Djalma Beltrão e Adriana Brêda, realizará no 12 de maio, às 15 horas a festa das mães na Praça São Francisco de Borja em Piaçabuçu, em alusão o do dia das mães, Um evento será cheio de prêmios e muita diversão.

Entre os vários prêmios, uma será a MOTO ZERO KM, e contará também com barracas de comidas típicas e brincadeiras para as crianças, proporcionando um ambiente familiar e divertido para todos os presentes.

A iniciativa está no 7º ano consecutivo, com o objetivo de valorizar e homenagear as mães de Piaçabuçu e povoados, promovendo momentos de alegria e confraternização para toda a comunidade.

“Há 7 anos realizamos esse grande sorteio para as mamães e esse ano não será diferente. Quero convidar a todas vocês, que possam aproveitar e comemorar o dia das mães do jeito que merecem”, disse a Adriana Brêda.

Venha participar dessa da festa emocionante e celebrar o amor e a dedicação das mães de Piaçabuçu!

Continue lendo

Piaçabuçu

Coopaiba promove Festival do Trabalhador de 27 a 30 de abril

Publicado

em

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) promove mais uma edição do Festival Coopaiba do Trabalhador, em alusão do Dia do Trabalho – em 1º de Maio. O evento , que acontece entre os dias 27 e 30 de abril, em Piaçabuçu, vai contar com atividades esportivas, lazer, cultural e musical.

De acordo com o diretor Mayck Leonardo, o objetivo da cooperativa é fortalecer o princípio cooperativista da relação entre a cooperativa da agricultura familiar com a comunidade.

“O Festival incentiva o desenvolvimento social e o acesso a cultura entre os povoados de Piaçabuçu, levando entretenimento, teatro, música e apresentações artísticas. É uma tradição onde reunimos as nossa população para comemorarmos as conquistas viabilizadas por meio do trabalho coletivo. Além disso, é uma oportunidade de valorização e reconhecimento do trabalho dos agricultores e cooperados”, disse Mayck Leonardo.

Fundada há nove anos, a cooperativa conta com 1200 cooperados e apoia os empreendimentos da economia solidária que ajudam as famílias e grupos de mulheres ligadas a agricultura a implementarem a renda, por meio de três associações: Alecons Ambiental (coleta de óleo residual de cozinha); Sabor Artesanal (produção de alimentos panificados para a revenda e para a merenda escolar) e Super Bonita (envase de óleo de coco e produção de pasta de frutas).

Confira a programação!
27/04/2024 – Sábado
7h30 às 17h: Torneio Coopaiba Society
Local: Arena Society Nossa Senhora Mãe dos Homens – Atração musical Bruninho.
19h30: Show de Talentos & Encontro Cultural: capoeira, berimbau, teatro e coco de roda. – Local: Rei da Coxinha

28/04/2024 – Domingo

10h – Manhã de sol – Atrações Vinicius Baixinho, Talis França e Rikelle – Local Povoado Penedinho.
15h– Atletismo – Largada na de frente a Coopaiba, e a chegada na praça penedinho.

29/04 – Segunda-feira
15H – Aniversário de 1 ano do Banco Comunitário É Da Gente (EDG) – E palestra sobre o crédito fundiário e a participação das mulheres na comunidade e na política pública – Local Colônia dos Pescadores Z-19.

30/04 – Terça-feira
21h – Show e apresentações artísticas – Na Praça São Francisco de Borja
Atrações: Sandra Morena, Raquel dos Teclados e Liene Show.

Por assessoria

Continue lendo

Piaçabuçu

NOTA DE REPÚDIO: Equipe de Pré candidato faz descarte irregular de lixo na estrada do Potengy.

Publicado

em

Por assessoria|redação

A Prefeitura Municipal de Piaçabuçu manifesta veemente repúdio à atitude de um grupo político que, de forma irresponsável e desrespeitosa, incentivou a deposição irregular de lixo em uma área vicinal. Tal ação, além de ser ambientalmente prejudicial, visa manchar o nome deste órgão de forma injusta e indevida.

Ressaltamos que a gestão municipal está comprometida com a preservação do meio ambiente e repudia veementemente qualquer ato que prejudique nossa cidade e sua população.

Medidas estão sendo tomadas para responsabilizar os envolvidos nesse ato repugnante.

CONFIRA O VÍDEO

Essa prática irresponsável tem causado danos ao ambiente, ameaçando a flora e a fauna local, além de representar riscos à saúde pública.

As consequências do descarte do lixo de maneira irregular são inúmeras, como por exemplo, o comprometimento do ecossistema local. A prática coloca em perigo a biodiversidade, afetando animais e plantas que dependem desses ecossistemas para sobreviver. Além disso, o lixo descartado incorretamente pode contaminar o solo e a água, gerando consequências negativas para a saúde humana e animal.

Continue lendo
Propaganda

Destaque